1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Viva as Cores! Dicas Para Acertar na Pintura de Seu Apartamento Pequeno

Viva as Cores! Dicas Para Acertar na Pintura de Seu Apartamento Pequeno

Você já reparou na influência que as cores exercem sobre as nossas vidas? Elas são capazes de estimular sensações como criatividade, relaxamento, segurança, entre tantas outras. Além disso, as cores são um dos principais aliados dos arquitetos e decoradores na hora de decorar um ambiente, fazendo com que ele pareça mais amplo e confortável ou mais íntimo e acolhedor, de acordo com cada necessidade.

Se você precisa pintar um apartamento pequeno, mas ainda está na dúvida de que cores deve escolher para valorizar as características de cada ambiente do imóvel, então esse texto elaborado em parceria com a Plataforma Habitissimo poderá ajudá-lo. Continue lendo até o final e descubra os milagres que as tonalidades certas podem fazer pelo seu apê!

Descubra os milagres que as tonalidades certas podem fazer e acerte na pintura do seu apartamento pequeno
1. Descubra os milagres que as tonalidades certas podem fazer e acerte na pintura do seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

A cor da paz

O branco é a aposta mais clássica para quem deseja pintar um apartamento pequeno. Isso porque os tons mais claros refletem melhor a luz e contribuem para trazer a sensação de amplitude aos cômodos. Porém, se você optar pelo branco sólido nas paredes, deverá caprichar nos objetos decorativos com tons contrastantes, para criar um efeito de personalidade no ambiente.

Existe ainda a opção de utilizar algumas variações de tonalidades brancas com fundos de outras cores, como por exemplo o rosa, azul, verde, etc. Isso contribui para deixar o apartamento com um ar mais descontraído sem perder a amplitude proporcionada pelos tons claros.

O branco é a aposta mais clássica para quem deseja fazer a pintura do seu apartamento pequeno
2. O branco é a aposta mais clássica para quem deseja fazer a pintura do seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

Bege que aquece

Para quem acredita que o branco é uma cor muito fria e sóbria, o bege pode ser uma excelente alternativa, já que ele transmite uma sensação de acolhimento maior, sem perder a capacidade de refletir a luz para favorecer a ideia de amplitude.

Assim como no caso do branco, com o bege também é possível apostar em combinações com diferentes tonalidades para criar efeitos variados, como por exemplo um mix suave entre rosa e laranja, sem perder a preponderância do tom mais claro, ou um marrom claro que contribui para deixar o ambiente mais elegante.

O bege pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam realizar a pintura do seu apartamento pequeno
3. O bege pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam realizar a pintura do seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

Muitos tons de cinza

Por outro lado, aqueles que preferem tons mais discretos podem ficar com o cinza como uma das melhores opções para pintar um apartamento pequeno. É importante ter o cuidado de buscar sempre um tom mais claro de cinza, puxando para o branco, pois isso é que irá trazer o efeito de amplitude para os ambientes. O cinza também pode receber fundos variados com outras tonalidades, como o rosa ou azul, ganhando assim um pouco mais de leveza e descontração nos ambientes.

Use diferentes tons de cinza durante a pintura de seu apartamento pequeno
4. Use diferentes tons de cinza durante a pintura de seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

Um pouco mais de ousadia

Para aqueles que não abrem mão de utilizar uma tonalidade mais intensa para pintar o apartamento pequeno a dica é inseri-la em uma parede específica, que ficará como a parede principal do cômodo, deixando as demais com colorações mais suaves. No caso do quarto, essa parede pode ser a cabeceira da cama, que recebe bem diversas cores, como por exemplo o azul, lilás, verde ou rosa. Já para a sala de estar essa parede principal pode ser aquela onde fica a televisão, que geralmente atrai mais olhares no cômodo.

Invista em tonalidades mais intensas na pintura do seu apartamento pequeno
5. Invista em tonalidades mais intensas na pintura do seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

Portas que encantam

Outra forma de inserir cores mais vivas na pintura de um apartamento pequeno é através das portas. Isso mesmo, você não entendeu errado! Esqueça aquela ideia de que as portas precisam ser sempre neutras e sem vida. Nada impede que você pinte suas portas com cores alegres e vibrantes para quebrar um pouco da suavidade proporcionada pelos tons mais claros, fazendo com que o seu apê ganhe um toque todo especial e único. Lembre-se apenas de escolher cores que combinem com a paleta de cores usada para decorar cada ambiente.

Portas coloridas trazem um charme especial para o seu apartamento pequeno
6. Portas coloridas trazem um charme especial para o seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

Explorando melhor o teto e o piso

Muitas vezes ficamos tão concentrados nas cores escolhidas para pintar as paredes dos ambientes que nos esquecemos da presença delas no teto e no piso dos cômodos. No caso do teto, o uso de uma tonalidade mais intensa pode trazer um diferencial para a decoração do ambiente, deixando-o mais alegre e divertido. O piso colorido pode funcionar da mesma forma, e de quebra ainda servir como um aliado para separar os diferentes espaços do apartamento, já que em imóveis menores o número de paredes costuma ser reduzido.

Explore diferentes tonalidades no piso e teto do seu apartamento pequeno
7. Explore diferentes tonalidades no piso e teto do seu apartamento pequeno. Fonte: Habitissimo.com

Móveis que fogem do comum

Estamos acostumados a ver os móveis sempre com tons mais neutros, como branco, cinza ou amadeirados, mas isso não significa que eles não possam receber um toque colorido para trazer mais criatividade ao apartamento pequeno. A marcenaria planejada inclusive é um ótimo recurso para otimizar o espaço disponível nos cômodos menores, e depois de prontos os móveis ainda podem receber cores alegres para contrastar com paredes mais sóbrias e assim criar uma composição leve e harmônica na decoração de cada ambiente.

A pintura de seu apartamento pequeno em tons claros e a marcenaria planejada é um ótimo recurso para otimizar o espaço do seu imóvel
8. A pintura de seu apartamento pequeno em tons claros e a marcenaria planejada é um ótimo recurso para otimizar o espaço do seu imóvel. Fonte: Habitissimo.com

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Parede Ripada: Conheças as Vantagens +57 Ideias Incríveis

Banheiro Industrial: Dicas de Decoração +53 Ideias para se Inspirar

Chuveiro Externo: +40 Ideias Incríveis para Instalar na Área de Lazer Com Piscina

Granito Para Cozinha: Conheça As Cores, Tipos +80 Ideias Lindas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz