Viva Decora Home Shop

Plafon: a Luminária de Teto Moderna para Qualquer Ambiente

Categorias: Iluminação

O projeto luminotécnico é uma parte crucial da decoração de uma residência. A iluminação deve cumprir sua função, variando de acordo com a atividade que será desempenhada no ambiente. O plafon é um tipo de luminária de teto que pode ser aplicado em vários ambientes de uma casa.

Os plafons estão ganhando espaço nos projetos de iluminação de casas, apartamentos e ambientes comerciais. Eles são encontrados com várias intensidades de luz e no mercado há uma infinidade de modelos de plafon, para os estilos de decoração mais diversificados.

Plafon na cozinha é uma ótima forma de iluminar a área de trabalho

Existe o plafon de embutir e o plafon de sobrepor, a diferença deles é pela aplicação. O de embutir é perfeito para ambientes com um forro ou sanca de gesso ou madeira, já o de sobrepor é mais indicado para ambientes que a luminária será aplicada diretamente na lage. Além disso, cada um tem uma forma decorativa diferente, os plafons de embutir costumam ser mais discretos.

Plafon quadrado na cozinha é uma forma moderna de utilizar a luminária. Projeto por Israel Avlis

Os plafons em cozinhas, banheiros e áreas de serviço devem ser preferencialmente lisos, para facilitar a limpeza e manutenção. Os plafons mais decorativos e com mais detalhes podem ficar na sala de estar, jantar e quartos.

Quarto de casal com plafon com uma iluminação direta. Projeto por Juliana Pippi

Os plafons possuem iluminação direta e indireta. A diferença entre elas é simples a iluminação direta dá para ver a fonte de luz diretamente, já a indireta é necessário que haja uma superfície lisa para refletir a luz. A escolha de cada uma varia de acordo com a sensação desejada no ambiente.

Para a sala de estar, você pode utilizar um plafon como uma iluminação central, utilizando lâmpadas com uma intensidade mais forte. Dependendo do tamanho do ambiente, você pode utilizar spot de luz, abajures e arandelas para complementar. Já nos quartos é aconselhável utilizar o plafon como iluminação principal, entretanto unindo ele à um dimmer para regular a intensidade da iluminação.

 Confira uma galeria diversificada de ambientes que utilizaram plafon





Voltar ao topo -.-