Viva Decora Home Shop

Prateleiras: Itens Versáteis, Práticos e Funcionais para uma Casa

Um dos itens mais utilizados para a decoração de ambientes são as prateleiras. Elas são itens que são reconhecidos pela sua praticidade, pois são fáceis de encontrar, com valores acessíveis e com aplicação rápida. As prateleiras são bastante versáteis, já que podem ser utilizadas em diversos ambientes da casa, como sala, quartos e cozinha. Como elas são perfeitas para sua casa, preparamos algumas dicas incríveis para você.

Antes de sair as compras de prateleiras novas, identifique qual será a função da prateleira. Além disso é necessário saber o tamanho do espaço disponível para a aplicação da prateleira.

Há vários tipos de prateleiras disponíveis no mercado. As prateleiras lineares são as mais tradicionais, elas variam de acordo com o tamanho e forma de se prender nas paredes.

Existem as prateleiras tipo bancada, que são mais profundas medindo entre 45 e 60 cm. Esse tipo de prateleira é perfeito para refeições e como mesa de trabalho. As prateleiras em L são ótimas opções para aproveitar os cantos de um ambiente, ampliando a possibilidade de utilizar todo o espaço.

 

As prateleiras de canto são ótimas para pequenos espaços, como entre uma parede paralela e uma janela, ou num banheiro pequeno. Essa também é uma ótima forma de aproveitar os espaços disponíveis.

Os modelos de prateleiras com apoio lateral é ótima para quem que organizar e deixar seus livros expostos. Para quem tem pequenos objetos também é uma opção interessante para dar sustentação aos itens decorativos.

Outro tipo de prateleira são as com apoio frontal e mais fininhas, perfeitas para apoiar quadros, retratos e objetos pequenos. Esse tipo de prateleira possui a função mais decorativa, pois auxilia a criação de composições diversas, com a opção de uma substituição e alteração de posição rápidas entre os elementos.

 

Normalmente, as prateleiras são presas nas parede com o auxílio de mãos francesas ou engastado na parede (com suporte invisível). Entretanto as prateleiras suspensas estão sendo muito utilizadas, pois são capazes de deixar o ambiente mais despojado e contemporâneo.Em ambientes como bancadas de trabalho ou cozinha, pode ser interessante usar prateleiras com spots de led para auxiliar a iluminação.

Uma dica importante, é marcar com fita crepe o local em que a prateleiras ficará posicionada, para se ter uma ideia da altura desejada.

Os materiais e tamanhos ão os mais diversos. Os mais conhecidos são as prateleiras de pedra (natural ou silestone), MDF, pinos,vidro e aço inox.

Como existe uma variedade de tamanhos, preparamos algumas diretrizes conforme o uso da prateleira:

Confira uma galeria linda com diversas prateleiras diferentes

Voltar ao topo -.-