Viva Decora Home Shop

60 tipos de Quarto de Adolescente + Dicas Importantíssimas

Categorias: Quarto infantil

Adolescência é aquela fase da vida em que a gente quer mesmo é que nos aceitem como somos – mesmo sem saber exatamente quem somos! O fato é que um adolescente precisa mostrar que tem identidade, que é livre em um território só seu. As mães decidem: pirar ou colocar ordem na idade da bagunça hormonal? Melhor seguir a segunda opção e ficar atenta a alguns pontos.

O quarto deve mostrar a identidade do adolescente

1 – Organização. Adolescentes são bagunceiros por natureza. Invista em organizador de gavetas, em armários multiuso com portas fechadas, em caixas e mais caixas nas quais se possa guardar de tudo. Móveis que facilitem manter tudo no lugar tornam o dia a dia prático e isso já é um bom caminho.

1. Organização é essencial para o quarto do jovem

2 – Personalidade. Eles precisam se expressar. São múltiplos os desejos da idade, e mudam a todo tempo. Uma base neutra de cores pode ser a melhor aposta. Depois disso, a identidade vem de acessórios que possam variar, como jogo de cama, almofadas decorativas, quadro de recados, porta-retratos digital. Tudo isso longe do local de estudos, claro.

2. Deixar a personalidade bem transparente com o quarto

3 – Peças versáteis. Os amigos também precisam ter seu lugar, porque quarto de adolescente é lugar de confidências ultrassecretas. Um puff para quarto bem macio deve estar sempre ali, se houver espaço. Se quiser, você também pode usar puffs coloridos.

3. Um lugar para receber amigos é muito importante no quarto

4 – Espaço de estudos. Tem que ter mesas e cadeiras confortável, sem que nada desvie a atenção. Nada de colocar a mesa, como escrivaninha, próxima da janela, e esqueça quadro de avisos ali. A cabeça de adolescente já é cheia de informações e não precisa de mais estímulos. E não deixe de colocar poltronas confortável para sentar.

4. Uma mesinha para estudar é essencial

5 – Cortina clara. Não use black-out ou cortinas escuras, que atrapalham o adolescente a acordar naturalmente. É preciso que a claridade entre no quarto, principalmente nessa idade. O sol estimula o ciclo hormonal a funcionar de forma equilibrada e proporciona um despertar calmo, sem sonolência, de acordo com estudos científicos. Tudo para chegar à escola atento, sem drama!

5. Invista em cortinas claras para o quarto ficar iluminado

6 – Cores – Fuja dos tons infantilizados, como rosa e azul, ou use-os em nuances fora do comum. Uma combinação de cores diferentes é muito válida.

6. Use cores fora do comum no quarto do adolescente

Carol Scolforo, autora deste texto, é co-autora do Projeto Hestia, plataforma que divulga conteúdo sobre como a casa pode contribuir com a felicidade de quem a habita.

Confira nossa galeria com fotos de quarto de adolescente

7.

Voltar ao topo -.-