Armários: dicas incríveis para utilizá-los na decoração

Falando sobre os elementos construtivos que podem setorizar ambientes, substituindo as paredes. Os armários desempenham este papel muito bem, uma vez que além de separar os ambientes, ainda servem para guardar e organizar objetos, documentos, roupas de cama ou o que for necessário. Os armários podem ter aquela cara comum, que todos conhecem, tipo armário embutido, com puxador convencional. Hoje não vamos discorrer muito sobre este tipo por ser bem conhecido por todos nós.

Vamos conhecer algumas dicas para armários

Os tipos de armários que vamos incluir nesta matéria são um pouco diferentes dos convencionais, ou seja, fazem parte do partido arquitetônico escolhido para cada projeto.

Um destes tipos de armários é o que prefiro usar na maioria dos projetos e que mais me fascina; o armário disfarçado. Aquele que está lá na sua sala, no seu quarto ou no seu banheiro e que por fazer parte da decoração, ninguém consegue perceber que por trás de suas portas secretas esconde-se gavetas, varões, objetos, roupas, toalhas, documentos, livros.

armários disfarçados1

Para revestir este tipo de armário, uma dose de criatividade; madeira, laca, espelho… ou qualquer outro elemento que desejar. Acompanhar o revestimento das paredes é também uma ótima alternativa. Usando tipos diferentes de fechamento tipo fecho-toque, melhor ainda: seu armário estará totalmente disfarçado.

Tendo isto em mente, queria desafiar o leitor com a seguinte idéia; e se ao invés de guardar roupas e objetos, os armários escondessem ambientes? Isso mesmo. E se ao abrir uma porta secreta, nos depararmos com um lavabo, um closet ou até mesmo um quarto?

Vejam o caso deste apartamento abaixo. Os armários onde ficam as roupas eram existentes; o painel na parede da TV foi feito durante a reforma.

armários disfarçados2

A cor branca dos armários foi inserida neste painel que envolve a TV, a porta para o banheiro da suíte e a porta que dá para o corredor íntimo. Vejam com portas fechadas e abertas. Ninguém poderia dizer que atrás destes painéis pivotantes estaria a passagem para outros ambientes do apartamento.

Neste painel, ao invés de usar os puxadores tradicionais, optamos por usar cavas na própria madeira, de fora a fora nas portas, verticalmente, com a mesma pintura branca. O resultado é bem clean e os ambientes foram literalmente embutidos dentro dos armários.

armários 3

No mesmo painel, penduramos ganchos divertidos para fazer uma brincadeira com o conceito; os donos do quarto podem assim pendurar roupas, acessórios e bolsas também para fora do armário, o que se torna muito prático no dia-a-dia.

Neste outro apartamento, tanto os armários como as portas da circulação social foram substituídas por painéis pivotantes revestidos em mesma madeira das paredes, “mascarando” estes armários bem como o lavabo, a circulação de serviço, o hall de entrada e a copa.

Assim como gosto muito de mascarar portas, dando este ar uniforme aos projetos, gosto também de escancarar objetos que a maioria das pessoas prefere esconder.

armarios 4

Por exemplo, quem disse que os armário devem ser fechados? Podemos muito usar um elemento charmoso como um varão feito de material hidráulico de cobre por exemplo, para pendurar roupas. Lembrem-se somente que tudo que for deixado aparente deve estar bem arrumado.

 

 

Carla Cuono é colaboradora da Revista Viva Decora e Arquiteta Titular do escritório Carla Cuono Arquitetura e Interiores.