Como decorar o quarto para um menino e uma menina

Em tempos de apartamentos e casas cada vez menores, é comum que irmãos, mesmo que de sexos diferentes, tenham que dividir um dormitório. E enquanto a menina quer princesas e paredes cor de rosa, o menino quer carrinhos e tudo azul? Para evitar brigas entre os irmãos, a Equipe do Viva Decora separou uma série de dicas importantes de como decorar o quarto para que ambos gostem e aproveitem o espaço, trazendo um pouco de paz para os pais.

Veja como decorar o quarto compartilhado por irmãos

A primeira dica é abusar de móveis e peças maiores em cores neutras, ter as camas e os armários em madeira, ou de cor branca, por exemplo, pode ajudar a deixar a decoração mais simples, ou seja, você vai poder abusar das cores nos objetos, deixando a divisão dos ambientes ser feita justamente com a utilização das cores preferidas das crianças.

Uma opção, quase sempre adotada pelos pais, é não investir na divisão, nesse caso, o ideal é deixar o ambiente neutro, com cores divertidas e que ambas as crianças goste. Usar tons de verde ou de amarelo costuma ser um sucesso. Também é possível usar uma decoração bem colorida, dependendo da idade das crianças, quanto mais colorido, mais bonito ficará o quarto.

Independente da idade dos seus filhos, por se tratar de um quarto infantil, é importante considerar a segurança em todos os seus aspectos. Nesse tipo de quarto compartilhado por irmãos é comum o uso da cama do tipo beliche. Considere usar esse recurso apenas para crianças mais velhas, e independente da idade, busque sempre os modelos com grades ou outras formas de proteção. A escada também deve ser segura o bastante para aguentar a movimentação diária das crianças.

Caso você não queira usar a beliche, mas não tenha espaço suficiente no quarto, procure modelos de bicama, onde a cama principal esconde uma cama auxiliar que só aparece a noite na hora de dormir.

Acessórios como o tapete podem servir tanto para decorar como para brincadeiras e até para segurança, certifique-se que esses acabamentos conversem com o restante da decoração e seja dos gosto das duas crianças. Para estimular o compartilhamento das coisas entre os irmãos, abuse dos espaços que devem ser divididos entre os dois, e desde cedo deixe claro a responsabilidade de cada um em manter o espaço arrumado e de como a mesa de estudos, ou o canto dos brinquedos deve ser dividido sem brigas.