Como decorar quarto infantil: diversão, segurança e descanso

 

O lugar para abrigar de maneira especial os pequenos, não será responsável apenas pelas grandes e divertidas fantasias, mas também pela segurança, descanso e estudo. Por isso,  segue algumas dicas de como decorar quarto infantil.

 

Ponto de partida:  Como decorar quarto infantil com tranquilidade e segurança

O ponto de partida é  entender as principais características e personalidade da criança, além de fazê-la participar desde o início, é o segredo para o um bom processo criativo e escolha da decoração.

Cores e formas mexem com o lúdico das crianças, assim, poderá sair do tradicional e nomear um tema para o ambiente, inserindo detalhes que explorem este “Universo”. Num quarto de aventuras, por exemplo, materiais mais rústicos e cores da natureza são bem-vindos, em contrapartida, num quarto de princesa, uma penteadeira provençal dará o toque esperado.

 

como decorar quarto infantil móveis em madeira beliche

Projeto por Sesso &Dalanezi

Se a tarefa for colocar no mesmo espaço mais de uma criança, sendo menino com menina e vice-versa, e até mesmo, um bebê com uma criança. A dica de  como decorar quarto infantil é estabelecer lados, fazendo uma decoração voltada para cada um, desde que seja harmonioso no ambiente como um todo.

Escolher cores que favoreçam cada um e trabalhá-las juntas é uma opção, lembrando, que a decoração deve se adaptar ao crescimento de cada criança.

como  decorar quarto  infantil azul meninos beliche

Projeto por  Daniella e  Priscilla de Barros

É  primordial ensinar que tudo tem seu lugar. Dependendo da forma como se projeta o espaço deles, ajudará ou não, no fator organização. Criando lugar, principalmente, para os brinquedos, eles saberão – desde cedo – que cada coisa tem seu lugar.

Nichos, caixas organizadoras e baús contribuem para isso. Se a criança estiver na fase escolar, poderá ainda, colocar placas nomeando cada item.

quarto infantil colorido azul amarelo cubas

 

Projeto por Studio  Novak 

A segurança dos pequenos é um dos principais itens para planejar a decoração do quarto, pois garante o lugar ideal para realizarem, de forma tranquila, as suas atividades. Por isso, as medidas corretas influenciam, significativamente, neste processo.

A cama com proteção, por exemplo, é indicada para as crianças que acabaram de deixar o berço, assim como redes de proteção são para beliches altos e estes, por sua vez, para crianças maiores de 07 (sete) anos.

como  decorar quarto  infantil rosa menina

Projeto por Izabela Lessa

A altura dos móveis é outro ponto que merece atenção, assim, reserve os lugares altos para guardar objetos que não sejam do dia a dia das crianças.

Enfim, aproveite as dicas de como decorar quarto infantil e decore com todo o amor do mundo, o cantinho que vai estimular os pequeninos em sua grande e única tarefa: crescer!

 

Texto escrito por  Luciane Mota, Designer de  interiores