Cores de quarto produzem diferentes sensações

As paletas de cores de quarto se diferem não apenas na tonalidade, mas na impressão que elas provocam no ambiente. As tonalidades mais claras e as cores cruas deixam o ambiente aconchegante.

As cores de quarto também produzem efeitos visuais que permitem diferentes impressões, as cores claras, por exemplo, passam a sensação de o cômodo é maior. Já as cores mais escuras diminuem o campo visual e podem ser utilizadas em paredes compridas ou muito altas. De modo que, os quartos com menor proporção devem receber tonalidades mais claras. Confira as dicas do Viva Decora!

Cores de quarto também incluem os demais elementos da decoração

Um teste muito válido consiste em por a cor escolhida próxima ao piso, ao acabamento dos móveis, das esquadrias e demais materiais utilizados no quarto. Dessa forma, com todos os tons juntos, será possível assinalar se a tonalidade escolhida para a parede combina com o conceito de decoração. Outro ponto chave é a paleta de cores dos demais elementos da decoração, é preciso verificar primeiro os objetos maiores, como o armário ou mesmo a cama.

As cores de quarto também devem se estender aos pequenos objetos, pois estes vão arrematar a decoração. Se as cores de quarto pertencerem à paleta de cores vermelha ou verde vibrante, então será interessante investir em uma tonalidade mais escura na decoração. As paredes mais escuras são excelentes para receber obras de arte que possuem diferentes tonalidades de cores, pois o tom escuro valoriza a pintura.

A psicologia das cores de quarto

É sempre agradável utilizar cores de quarto que mais se adequem a sua personalidade. O quarto feminino e de casal ficam muito leves com cores em tons pastel, os derivados do laranja são providenciais, pois remetem ao romantismo. Mas se sua proposta é um ambiente mais alegre e vibrante, então opte por cores mais intensas, da paleta laranja ou vermelha.

Veja a cumplicidade entre as cores do projeto abaixo.

Os tons mais claros foram utilizados na parede e favorecidos quando mesclados com o vermelho da cabeceira da cama.

Já o conceito de decoração do quarto abaixo, está voltado para uma mistura mais intensa de cores.

Cores de quarto de menina remetem à suavidade e ao romantismo.