Decoração de quarto de solteiro, planejando o ambiente

Quando criamos um dormitório de solteiro, seja para homem ou mulher, devemos pensar como acomodar de uma maneira mais fácil o seu usuário. Verificamos suas necessidades, seus hábitos, seus objetos, para seu total conforto e praticidade. Mesinhas de cabeceira, mini home offices ou baús, prateleiras, são sempre bem-vindos, desde que o espaço permita. E como começamos? A primeira pergunta sempre é: O espaço é pequeno ou grande? Depois, vai ser um dormitório de solteiro apenas para dormir, para trabalhar, ou até para namorar? Prefere sofá cama, móveis com multiuso são bem-vindos? Toda informação conta, e devemos obtê-la junto ao cliente.

Se o quarto for pequeno podemos aproveitar o espaço de armazenagem com prateleiras, nichos, armários. Se o dormitório de solteiro for maior, podemos preencher o espaço com alguns móveis, poltronas swan ou cama elevada em tablado, ou até cama de casal.

Veja como planejar a decoração de quarto de solteiro

Quanto as cores e as texturas: cores únicas ampliam o espaço, se forem claras ou pastéis. No entanto, podemos também utilizar padrões listrados, florais, geométricos, uma infinidade de motivos para que o quarto fique moderno. Devemos sempre escolher uma cor matriz e ir combinando os acessórios. Tons neutros ou frios transmitem calma e serenidade.

Na escolha do mobiliário, a cama é sempre o elemento principal. Deve ser bem selecionada ou criada sendo convite para o aconchego. Além de ter um colchão confortável, sempre.

O criado mudo ao lado da cama serve como apoio de objetos.  Se o cliente tem costume de ler à noite uma luminária direcional, acima do criado mudo ou pendurada no teto é imprescindível. Podemos usar, para dormitórios pequenos, roupeiros, ou mesmo cômodas. Móveis planejados são ótimos para ambientes pequenos. TV, DVD e video game devem ficar na parede oposta da cama, de preferência fixados em painel, para ganhar espaço. A luz natural deve ser contemplada, mas não se esqueça de planejar cortinas que combinem com o restante do ambiente e trazem privacidade ao quarto. Elementos como quadros e fotos são pessoais, e devem ser utilizados com critério na decoração.

Um dormitório simples não deve ser confundido com sem graça. É possível fazer um projeto de solteiro para homens, aconchegante e masculino: atraente, sólido, marcante, mas com design diferenciado. Para o homem, um dormitório simples e prático é o melhor para seu dia-a-dia. As cores masculinas em geral seguem o tom sóbrio: preto, azul escuro, marrom e cinza. Já para as mulheres, os enfeites, os detalhes, uma cor rosa clara com branco, são as marcas da feminilidade, equilibrando toda a composição. Um sofá-cama para ver filmes com amigas sempre é uma boa pedida, quando o espaço permite.

 

Gerson Fernandes Brancalião, é colaborador da Revista Viva Decora, faz parte do Studio Arquig e membro do Grupo de consultores M2Bs