Decoração de quartos de casal com conforto e elegância

Quando estamos longe de casa por um longo período e a saudade vem forte, a imagem que nos conforta é a do nosso quarto, ele é o ambiente que nos passa segurança, que compartilhamos nossa intimidade e construímos os laços com a pessoa escolhida.

Mais do que um espaço para descansar, é a nossa própria dimensão, como Walt Disney dizia “Não durmo para descansar, mas para sonhar”. Enquanto o quarto nos leva para um mundo criado por e para nós, é a lembrança da nossa cama, confortável com travesseiros e cobertor que nos remete a segurança do “ninho”. Por isso é tão importante a decoração de quartos de casal.

Veja modelos de decoração de quartos de casal

Para usufruir de toda plenitude de um quarto, é importante que na concepção do projeto sejam considerados elementos para atender as expectativas do morador. A distribuição do mobiliário, a definição das circulações e ambientação, determinarão as sensações e experiências que aquele espaço proporcionará. Um layout bem elaborado colabora para o conforto do morador, prevendo em planta soluções como a entrada do quarto que deve ficar no lado oposto da cabeceira, e se possível com algum anteparo (um armário bem disposto resolve), pois a cama não deve ficar exposta quando abrimos a porta, não só por uma questão de privacidade, mas porque devemos ver imediatamente quem entra quando estamos deitados, isso remete também a sensação de segurança.

Enquanto para cama basta a simplicidade de lençóis, travesseiros e cobertores de muitos fios, é a cabeceira que emoldura e imprime personalidade ao quarto. Seja como elemento separado ou parte do projeto do ambiente, como neste quarto executado na Vila Madalena em São Paulo, onde a cabeceira é a parede de divisão entre o quarto e banheiro.

Como nos exemplos a seguir, a cabeceira pode ser vertical ou horizontal. Neste projeto no Leblon, Rio de Janeiro, adotamos uma que ocupa toda a parede horizontalmente, neutra, ela auxilia a composição da cama com as mesas de cabeceiras.

 

É indispensável um apoio, seja para um copo, relógio, livro, medicação, enfim, necessidades comuns a todos. Além disto uma luminária para não incomodar o companheiro(a) quando os horários de sono não coincidem, um artifício utilizado na iluminação deste ambiente é o balizador que ilumina o caminho sem a necessidade de acender a luz principal.

 

 

Já a iluminação do quarto deve ser difusa, suave para diminuirmos o ritmo, com luz intensa e de foco mais fechado só para atender funcionalidades, como leitura ou para armários, se eles estiverem no ambiente.

 

A+F ProjetosA+F projetos é colaborador da Revista Viva Decora, escritório de arquitetura e interiores localizado no Rio de Janeiro, Brasil, atuando desde 1998 com diversos trabalhos residenciais e comerciais executados. Seus sócios, Andréa Menzes e Franklin Iriarte, são arquitetos urbanistas e professores de Design de Interiores.