Dicas para decoração de quarto de diferentes estilos

Gostamos sempre de abordar a decoração através do prisma da organização e funcionalidade, afinal, acreditamos que uma decoração mal planejada e que não atenda a necessidade de uso daquele ambiente será rapidamente descaracterizada e sumirá em meio a desorganização.

Veja dicas para decoração de quarto de diferentes estilos

Nesta postagem vamos falar sobre o ambiente “Quarto”. Este local da casa é o ambiente onde em meio a convivência familiar, cada membro tem sua privacidade, seu “cantinho”, aquele lugar que deve servir como refúgio e descanso. Em linhas gerais, o quarto deve ter cores leves nas paredes, tons claros ajudam a relaxar. Os móveis devem seguir a linha escolhida nas paredes e pisos.

 

Algo que deve ser muito bem analisado ao planejar a decoração do quarto é o perfil do seu dono, afinal existem grandes diferenças nas necessidades e interesses de uma criança, um adolescente ou um casal adulto.

O quarto infantil além de ambiente de descanso é o local ideal para brincar! Para o quarto da criançada pense em poucos móveis e bastante área livre para diversão. Colocar piso de EVA é uma ótima opção pois é macio e da um clima super alegre ao ambiente. Claro que a intenção não é a criança deixar tudo espalhado pelo quarto, por isso papai e mamãe incentivem desde cedo a responsabilidade de organização, para isto é muito legal ter prateleiras com caixas plásticas transparentes para guardar os brinquedos, assim após o uso tudo pode voltar para seu devido lugar.

O quarto do jovem / adolescente precisa ter a personalidade dele explicita no ambiente. Esta é a fase onde passa-se mais tempo no quarto e os motivos são variados, estudos, videogame, musica, televisão,computador e finalmente repouso. Nesta fase vale a pena investir em um decoração “estilosa” utilizando por exemplo pôster na parede e cores que revelem os gostos do jovem. Um piso tradicional vinílico ou laminado são ótimas opções tanto pelo design quanto pela praticidade de manutenção e limpeza. Ao planejar os móveis uma dica valiosa é pensar nos multifuncionais, claro que se o quarto for muito grande você poderá usar e abusar nas idéias, porém para quartos menores utilizar beliches onde a cama fica em cima e embaixo um ambiente com escrivaninha por exemplo é uma ótima opção para compor o ambiente e utilizar bem os espaços.

O quarto do casal / adulto – para este perfil se adéqua muito bem a ideia geral de quarto onde a predominância podem ser cores neutras e leves, afinal a principal utilização costuma ser o repouso. A decoração deve girar em torno da cama, que é o móvel com um destaque especial no quarto do casal. Havendo a possibilidade de espaço é muito válido pensar em um canto de leitura e repouso com uma poltrona e um apoiador de pé, assim a cama deixa de ser a única opção. Montar um closet é muito bacana, mas nem sempre é possível ter um quarto somente para esta função, como alternativa similar existem armários que chamados de “mini-closet”, dependendo da planta do quarto eles podem ser encaixados no ambiente e dão um charme a mais no quarto.

 

Texto escrito pela equipe da Unidos Self Storage – Guarda moveis