Papel de parede no quarto das meninas

Por Marcelo Bastos, da Marcelo Bastos Arquitetura.

O bacana de decorar o quarto das meninas é que podemos brincar com as cores, formas e objetos. Num piscar de olhos a menina não quer mais saber das bonecas, e os brinquedos gradativamente são deixados de lado, abrindo espaço para os cadernos, músicas e filmes, e também, o kit de maquiagem. Fazer a decoração desse ambiente é sempre um desafio, pois o projeto deve mirar-se no presente e no futuro, a fim de se adaptar ao crescimento da criança, valorizando aspectos como praticidade, organização e beleza.

Como_decorar_Quartos_Viva_Decora_Papel_de parede_quarto_de_menina

Papel de parede delicado na decoração do quarto da menina. Imagem daqui.

Inicialmente começamos pela definição das paredes, a escolha da textura e a tonalidade ideal para formar a composição do quarto. Dentre as opções existentes no mercado, uma ótima alternativa à pintura convencional é o papel de parede. Trata-se de um revestimento que deixa o ambiente bem decorado e rompe com a monotonia do branco. O papel de parede dá mais vida ao quarto e pode ser encontrado numa infinidade de estampas e cores.

Como_decorar_Quartos_Viva_Decora_Papel_de parede_quarto_de_menina

Quarto de menina adolescente, decorado com papel de parede. Imagem daqui.

A utilização da composição rosa, é a mais pedida, principalmente para expressar delicadeza e feminilidade, mas também podemos usar tranquilamente tons de lilás, verde, amarelo, além da estampa floral, sempre tendo como base o branco e tons pastéis, com o objetivo de que fique tudo muito harmônico. Se a intenção for romper um pouco com os padrões delicados, podemos seguir com outras padronagens de papel, para uma decoração mais underground. O importante é a escolha de um papel de parede com tonalidade clara e estampa reduzida, mas marcante. O enxoval deve ser escolhido em tons que combinem com a decoração das paredes, lembrando que tons claros fazem o ambiente parecer maior.

Como_decorar_Quartos_Viva_Decora_Papel_de parede_quarto_de_menina

é importante decorar pensando em não deixar o ambiente “cansativo”. Imagem daqui.

Dentre os tipos de papéis de parede, prefira os vinílicos, pois eles são impermeáveis e mais resistentes, por isso podem ser lavados com pano úmido e detergente, o que supre a maioria das solicitações, com a higiene e segurança. Além de facilitar a manutenção, outro ponto forte é a praticidade com que pode ser renovado, substituído por outra estampa, ou coberto por tinta, quando desbotar ou quando a decoração se tornar cansativa. .

Como_decorar_Quartos_Viva_Decora_Papel_de parede_quarto_de_menina

Decoração leve, com papel de parede. Imagem daqui.