Quartos de casal pequenos: truques de decoração.

Nem sempre o sonho da casa própria vem do jeito que desejamos, afinal, casas grandes são privilégios de uma minoria. A realidade de morar em casas pequenas está presente no dia-a-dia dos brasileiros, de modo que é preciso planejar a decoração e assim aproveitar melhor o espaço. Confira dicas do Viva Decora, bem como imagens de projetos de quartos de casal pequenos.

Quem mora em casas e apartamentos pequenos, deve ter em mente que a decoração deve ser a mais simples possível, sem excessos, na realidade cabe utilizar apenas o que for necessário. Pois o excesso de elementos decorativos deixa o ambiente pesado, desorganizado e isso passa uma impressão de que o espaço é ainda menor.

Que cor escolher para quartos de casal pequenos?

As cores, aliadas ao design dos móveis e espelhos, promovem a harmonização do ambiente e são utilizadas para criar ilusão óptica de que o espaço é maior. Então, ao invés de derrubar paredes, opte por trocar as cores das paredes. Vale a regra básica de decoração: ambientes pequenos devem receber cores claras e um bom projeto de iluminação.

O branco continua sendo o queridinho dos ambientes pequenos, todavia, é possível inserir tons de cinza que transmitem aconchego e salmão que cria um clima romântico para quartos de casal pequenos. Entretanto, se deseja ousar e inserir cores vibrantes, cabe mesclar essas cores com tons neutros, mas utilize cores escuras e vibrantes em uma só parede, de preferência a dos fundos. Outro fator importante é utilizar lâmpadas brancas que realcem a decoração e deixem o ambiente clean, passando a sensação de que o quarto é maior.

Espelhos são excelentes aliados de quartos de casal pequenos.

Inserir espelhos nos quartos de casal pequenos duplica o ambiente e a iluminação, dando a impressão de que o ambiente é ainda maior.  Instale o espelho de modo a não ofuscar a visão, caso contrário poderá refletir a luz e ofuscar a visão. Outro detalhe importante é utilizar espelhos grandes, com formatos ortogonais, dessa forma o espelho instalado em uma parede inteira vai dobra o tamanho do quarto.

Papel de parede listrado aumenta o campo de visão de quartos pequenos.

Um papel de parede com listras cria a sensação de mais espaço para quartos de casal pequenos. Listras verticais dão a impressão que a parede é mais alta, já listras horizontais aumentam a largura da parede.