Quartos de menino: decoração para todas as idades

Muito se engana quem pensa que quartos de menino são sem graça e que apenas os dormitórios das garotas é que merecem atenção na hora de planejar a decoração. A verdade é que muitos profissionais de decoração e de design de interiores conseguem montar ambientes que são como sonhos e agradam os pais e principalmente a criançada.

Sejam quartos de meninos mais velhos, ou de bebês, é possível fugir do azul, que predomina na decoração desse tipo de ambiente e inovar na escolha das cores. Quartos coloridos ou com tons mais neutros como verde ou bege também fazem bonito e garantem o estilo masculino do mesmo jeito.

Cuidados básicos para todos os quartos de menino

Independentemente da idade da criança, é importante pensar na segurança do quarto como um todo. Nos casos de bebês o berço e o trocador de fraldas devem ser bem escolhidos. Já as crianças um pouco maiorzinhas, em idade de começar a andar costumam cair bastante, por isso observe pisos e tapetes com cuidado.

Antes dos cinco anos, a atividade mais interessante para a criança é brincar, por isso, nada mais natural do que o quarto ser todo lúdico e colorido. Deixe a mão os brinquedos preferidos e também as atividades educativas, cheias de estímulos que levam seu filho a aprender como se estivesse brincando. Desenhos de letras e números, são bons exemplos.

Quartos de meninos em idade escolar já pedem pelo menos uma bancada de estudos, com cadeira confortável e ergonômica e boa iluminação natural ou não. Procure disponibilizar um lugar para que ele possa guardar livros e material escolar e também onde possa apoiar o computador para pesquisas, por exemplo.

Nessa idade, interesses como heróis e revistas em quadrinhos podem começar a fazer parte da decoração. Para que o ambiente não fique muito carregado, invista em pequenos detalhes de estampa, como roupa de cama ou caixas organizadoras.

Garotos mais velhos tendem a querer uma decoração menos infantil e óbvia, fugindo como podem do tom de azul clarinho, para quartos de menino nessa faixa etária, a decoração tende a ficar mais desafiadora. Apostar nos interesses que continuam existindo, como a música, pode ajudar na hora de criar um tema para quartos de menino mais velho.