Quartos pequenos de casal podem ser aconchegantes

Quartos pequenos de casal podem se transformar em espaços agradáveis se planejados de forma adequada. Aproveitamento inteligente da área disponível e boa luminosidade são as principais premissas que, se seguidas corretamente, transformarão o ambiente de forma positiva.

Primeiramente deve-se pensar nas cores: O uso de cores claras amplia o entorno e reflete melhor a luz, deixando o quarto mais amplo. O branco é sempre a escolha infalível, ao usá-lo na maior parte das superfícies e nos móveis mais pesados, como o armário e a cabeceira, abrimos espaço para o uso de uma segunda cor que componha o restante da decoração sem deixar o ambiente pesado.

 

Portas de correr são um dos maiores coringas na hora de se economizar espaço. Esses itens possuem um mecanismo que desliza sobre trilhos e minimizam o espaço perdido. Quando instaladas em um armário, por exemplo, permitem que o espaço de passagem não seja afetado pela necessidade de espaço para abertura do móvel, como ocorreria com uma porta de abrir. O mais recomendado são portas lisas tipo painel, para que a leitura do ambiente seja mais limpa.

Veja como decorar quartos pequenos de casal para que o espaço pareça maior

Espelhos podem ser posicionados de forma a favorecer e ampliar o espaço. Além de darem a sensação de que o quarto de casal é maior e mais espaçoso, os espelhos rebatem a luz, tornando o ambiente claro e amplo. Usado em uma parede lateral ou sobre a cabeceira da cama, ele dá um charme especial e torna um quarto pequeno muito mais agradável.

Em um quarto pequeno, é importante que os móveis sejam bem planejados para que, além de bonitos, sejam funcionais e atendam às necessidades dos residentes. Devido ao posicionamento do armário, é possível locar um criado mudo apenas em um dos lados da cama. O uso do abajur instalado deixa a superfície do criado mudo livre para outros objetos, enquanto a cabeceira da cama serve como prateleira para apoiar os objetos pessoais e decorativos.

 

Aliado a tudo isso é importante prever um bom projeto de iluminação. Isso possibilita usar uma maior quantidade de luz quando necessário e também permite uma iluminação de destaque, tanto para ressaltar a decoração, como para deixar o quarto de casal mais aconchegante.

 

 

fernanda mendonçaFernanda Mendonça, sócia do JMA Estúdio, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua há vários anos no mercado de projetos de interiores, reformas e decoração.