Quartos pequenos, soluções práticas e espaços otimizados

Atualmente, as metrópoles estão cada vez mais verticalizadas, com espaços ainda mais reduzidos. Dessa forma, o desafio é planejar espaços práticos e, ao mesmo tempo, aconchegantes. Assim como acontece com outros cômodos, os quartos pequenos podem ser otimizados e ganhar uma decoração que agrade a todos.

Veja um exemplo criativo para quartos pequenos

Um projeto interessante, que pode ser um exemplo é  um quarto de brincar, que também pode usado para hóspedes. A solução é deixar a cama recolhida dentro de um móvel e, quando necessário, ela poderia ser aberta. Ainda com foco em quartos pequenos, no exemplo foi readequado um dormitório para três meninos, incluindo no projeto uma TV, videogame, bancada de estudo, além das camas e armários.

Uma forte tendência para 2015 é a utilização de mobiliário funcional, porque essas soluções economizam espaço e têm dupla função. Por exemplo, em quartos pequenos, uma estante pode abrigar livros e ainda servir de apoio à cama, para a colocação de livros de cabeceira ou celulares, na ausência de um criado-mudo.

 

Outros recursos também podem ser usados para dar amplitude aos quartos pequenos. O proprietário pode usar espelhos, optar por uma decoração em cores claras e escolher uma iluminação adequada. Luminárias na parede ou no teto, por exemplo, economizam espaços nos criados-mudos, que ficam mais livres, principalmente se esses móveis já forem pequenos.

 

Os móveis planejados também são ótimos para os quartos pequenos, onde se precisa ganhar espaço. No entanto, é preciso ter atenção, porque algumas lojas trabalham com ‘modulados’, que nem sempre atendem a todas as necessidades.

Depois dessas dicas, veja qual a melhor forma de aproveitar os quartos pequenos de sua casa. Um pouco de foco, pesquisa e cuidado são as chaves para um bom planejamento.

 

 

Daniella Stecconi e Simone Fogassa são colaboradoras do Viva Decora e  sócias da Decor In, um escritório de decoração especializado em projetos residenciais