1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Reforma de Apartamento Mescla Madeira, Tecidos, Pedras e Plantas

Reforma de Apartamento Mescla Madeira, Tecidos, Pedras e Plantas

O apartamento de 350m², localizado nos jardins, em São Paulo, foi totalmente repaginado pelas mãos do renomado designer Felipe de Almeida, que está à frente do Estúdio Felipe de Almeida.

De forma a atender as expectativas e necessidades dos clientes: ela com gosto mais clássico e maximalista e ele com gosto mais minimalista e contemporâneo, o designer Felipe de Almeida entra em ação e propõe soluções funcionais, sofisticadas, atemporais e aconchegantes para acomodar toda a família. Confira e se inspire nas transformações realizadas no imóvel!

A varanda tem uma extensão integrada às salas
1. A varanda tem uma extensão integrada às salas. Foto: Evelyn Müller

Com base nos desejos dos moradores, o novo projeto de interiores, conhecido como projeto Muxarabi, buscou incluir elementos clássicos e contemporâneos em diferentes pontos do imóvel, a exemplo dos revestimentos de parede e piso, marcenaria, mobiliários e objetos decorativos.

Além da transformação de interiores, o projeto realizado pelo designer Felipe de Almeida procurou estruturar melhor os demais ambientes para atender esta configuração familiar. A exemplo da sala que se tornou um espaço vivo para ser vivido juntos com familiares e amigos dos moradores.

As janelas amplas da varanda favorecem a entrada de luz natural no imóvel
2. As janelas amplas da varanda favorecem a entrada de luz natural no imóvel. Foto: Evelyn Müller

O projeto da varanda, com uma extensão integrada às salas, foi criado para ser um ambiente de convívio e aproximação com a natureza. Batizado de “sala do vinho’”e “sala do pôr do sol”, o espaço ganhou um projeto de paisagismo maravilhoso e funcional, já que a irrigação dos vasos de plantas foi totalmente automatizada. Todo o projeto de paisagismo do imóvel foi feito por Rodrigo Oliveira.

O projeto paisagístico da varanda conta com sistema de irrigação automatizado
3. O projeto paisagístico da varanda conta com sistema de irrigação automatizado. Foto: Evelyn Müller

Um dos grandes desafios do projeto estava no hall de entrada do apartamento. A solução encontrada foi a instalação de portas de entrada de muxarabi.

A porta de entrada de Muxarabi se destaca no projeto
4. A porta de entrada de Muxarabi se destaca no projeto. Foto: Evelyn Müller

As portas de muxarabi além de permitir a passagem da entrada de luz que vem da varanda e da sala, também apresenta uma estrutura versátil e funcional para os dias de festa e recepção.

A divisória de muxarabi pode ser movimentada de diferentes maneiras
5. A divisória de muxarabi pode ser movimentada de diferentes maneiras. Foto: Evelyn Müller

A estrutura versátil e flexível das portas permite diferentes paginações no ambiente, ou seja, no dia a dia uma das folhas fica aberta enquanto que, em dias de festa e recepção, todas as portas ficam abertas, deixando aparente a porta dos elevadores.

Porta de muxarabi completamente aberta
6. Porta de muxarabi completamente aberta. Foto: Evelyn Müller

Apaixonado pela arte, o designer Felipe de Almeida também incluiu inúmeras peças e objetos de artesanato de comunidades espalhadas pelo Brasil. Vale comentar, que como a moradora também é apaixonada pelo universo das artes, todo o projeto contou com uma curadoria minuciosamente pensada para cada espaço e parede.

A exemplo da tela de Burle Marx, que foi pensada e posicionada próximo a mesa retangular de jantar, de forma que a obra possa ser contemplada tanto pelos que chegam no imóvel como por aqueles que estão na sala. Além disso, o imóvel conta com obras de Mariana Palma, Volpi e muitos outros artistas.

A tela de Burle Marx colorida próxima a mesa de jantar rouba a cena no ambiente
7. A tela de Burle Marx colorida próxima a mesa de jantar rouba a cena no ambiente. Foto: Evelyn Müller

Madeira, pedras e tecidos se dispersam em diferentes pontos do imóvel. A madeira foi muito bem utilizada no apartamento, começando pelo piso de madeira formado por tábuas que vieram da região sul. Essas tábuas que chegam até 6 metros de comprimento por 43 cm de largura, foram reaproveitadas de antigas fazendas e galpões e que passaram por um processo de restauração.

As pedras, estão presentes na cozinha e nos banheiros, os quais se misturam com os mármores travertinos e seixos. Já os tecidos foram utilizados em todos os ambientes, com destaque para os dormitórios e a copa que ganhou uma parede forrada com papel de parede floral. A área da copa ainda se destaca pela presença do estofado do canto alemão moderno com diversos tipos de estampas.

Copa com banco alemão forrado com diversos tipos de estampas
8. Copa com banco alemão forrado com diversos tipos de estampas. Foto: Evelyn Müller

Por fim, temos como destaque o corredor que leva os moradores aos quartos. O espaço ganhou uma parede repleta de quadro de fotos e recordações que retratam diferentes fases de vida da família, parentes e amigos.

O corredor que leva para os quartos ganhou uma parede repleta de fotos. Foto: Evelyn Müller
9. O corredor que leva para os quartos ganhou uma parede repleta de fotos. Foto: Evelyn Müller

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Soluções criativas driblam o espaço pequeno do apartamento. Foto: Luis Gomes

Soluções Criativas Otimizam o Espaço e Trazem Vida ao Apê Pequeno

Painel para tv planejado com acabamento em madeira e verde. Foto: Evelyn Müller

Reforma é Marcada Por Ambientes Integrados Com Boa Iluminação Natural

O imóvel possui 140m². Foto: Dhani Borge

Reforma de Apê Aposta em Ambientes Integrados e Atmosfera Praiana

Projeto de Apê Usa Louças Deca, Cerâmicas Portinari e Painéis Duratex

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz