1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Reforma de Apê de 230m² é Marcada pela Sofisticação e Aconchego

Reforma de Apê de 230m² é Marcada pela Sofisticação e Aconchego

Para atender os desejos e necessidades de um jovem casal recém-casados, a arquiteta Gabriela Casagrande, do escritório Gabriela Casagrande Arquitetura, focou na integração das áreas sociais, compondo um espaço contínuo de convivência, que os aproximasse dos amigos e de uma futura família juntos.

O apartamento de 230m², localizado na cidade de Curitiba – no Paraná, e com vista privilegiada para uma área verde, se transformou em um verdadeiro lar marcado pela sofisticação e aconchego. Confira e se inspire nos detalhes desta linda reforma!

A lareira além de ser útil para os dias frios também torna o ambiente ainda mais sofisticado. Foto: Eduardo Macarios
1. A lareira além de ser útil para os dias frios também torna o ambiente ainda mais sofisticado. Foto: Eduardo Macarios

Inicialmente, a reforma pontuou a restauração do antigo piso taco em madeira nobre e a adequação do layout do apartamento para atender as necessidades do casal. Priorizando a integração de áreas sociais, os ambientes de sala de estar, sala de jantar e bar churrasqueira foram projetados de forma a se conectarem entre si.

As cadeiras em couro conhaque trazem ainda mais personalidade para a decoração da sala de estar. Foto: Eduardo Macarios
2. As cadeiras em couro conhaque trazem ainda mais personalidade para a decoração da sala de estar. Foto: Eduardo Macarios

A sala de estar clean e aconchegante traz nuances de cinza-claro, branco, tons de marrom e elementos amadeirados. Tanto a poltrona como as cadeiras em couro conhaque e o sofá cinza repleto de almofadas trazem o conforto perfeito para aqueles que desejam desfrutar de uma boa conversa, assistir TV ou apreciar a lareira do local.

O painel para TV, desenhado pelo escritório e executado em marcenaria, foi revestido em lâmina natural de Madeira Tauari (árvore da região amazônica, cujo nome científico é Couratari guianensis). Embutido ao painel, a lareira elétrica em Mármore Michelangelo Nuvolato se torna a protagonista, pois além de favorecer as temperaturas do imóvel em dias frios também traz mais sofisticação ao espaço.

O painel da TV foi projetado em escritório e executado em marcenaria. Foto: Eduardo Macarios
3. O painel da TV foi projetado em escritório e executado em marcenaria. Foto: Eduardo Macarios

A textura ripada que conecta o painel para TV com o balcão da sala de jantar integra sutilmente os espaços (sala de estar e sala de jantar) de forma harmônica. O Mármore Michelangelo Nuvolato se faz presente por toda a extensão do balcão. Sobre o balcão, objetos decorativos são expostos e uma bandeja espelhada acomoda garrafas e taças.

A mesa retangular é versátil e democrática, acomodando oito pessoas sentadas. Nas laterais, cadeiras sem braços. Já nas pontas da mesa, as cadeiras com braços se destacam na composição.

A textura ripada se conecta ao balcão da sala de jantar. Foto: Eduardo Macarios
4. A textura ripada se conecta ao balcão da sala de jantar. Foto: Eduardo Macarios
A sala de jantar ampla acomoda várias pessoas no cômodo. Foto: Eduardo Macarios
5. A sala de jantar ampla acomoda várias pessoas no cômodo. Foto: Eduardo Macarios

A bancada que está conectada a churrasqueira conta com o mesmo revestimento descrito na sala de estar e sala de jantar, o Mármore Michelangelo Nuvolato. As banquetas para bancada em tom verde musgo quebram a neutralidade do espaço e trazem um toque de cor para o ambiente.

O Mármore Michelangelo Nuvolato confere elegância ao décor. Foto: Eduardo Macarios
6. O Mármore Michelangelo Nuvolato confere elegância ao décor. Foto: Eduardo Macarios

O hall verde é convidativo e combinado ao elemento decorativo exposto na parede transmite a sensação de conforto do lar. 

O hall verde transmite a sensação de aconchego e conforto. Foto: Eduardo Macarios
7. O hall verde transmite a sensação de aconchego e conforto. Foto: Eduardo Macarios

De forma a criar uma conexão com o hall de entrada verde do apartamento, o destaque do lavabo fica por conta do papel de parede para lavabo com flores africanas. 

As flores africanas do papel de parede se destacam na decoração do banheiro. Foto: Eduardo Macarios
8. As flores africanas do papel de parede se destacam na decoração do banheiro. Foto: Eduardo Macarios

A área íntima do apartamento também recebeu alterações funcionais e sofisticadas. O grande destaque vai para o painel para TV com nichos presente no quarto com suíte do casal que foi desenhado e executado em marcenaria incorporando a porta do closet ao conjunto. Essa reconfiguração criou um design único e discreto de acesso ao closet

A persiana permite a entrada parcial de luz natural e ilumina de forma aconchegante o dormitório. Foto: Eduardo Macarios
9. A persiana permite a entrada parcial de luz natural e ilumina de forma aconchegante o dormitório. Foto: Eduardo Macarios
O painel com nichos da TV foi desenhado incorporando a porta do closet ao conjunto. Foto: Eduardo Macarios
10. O painel com nichos da TV foi desenhado incorporando a porta do closet ao conjunto. Foto: Eduardo Macarios
Objetos decorativos são expostos nos nichos da suíte. Foto: Eduardo Macarios
11. Objetos decorativos são expostos nos nichos da suíte. Foto: Eduardo Macarios

A cabeceira da cama de casal também ganhou um toque especial com a faixa de espelho. Em cada uma das laterais da cama, o criado-mudo suspenso serve de apoio para objetos decorativos e acessórios do dia a dia.

A persiana para quarto double vision com tecido devidamente sobreposto em listras posicionadas na horizontal criou um efeito único no quarto de casal, barrando parcialmente a entrada de luz natural.

A persiana permite a entrada parcial de luz natural e ilumina de forma aconchegante o dormitório. Foto: Eduardo Macarios
12. A persiana permite a entrada parcial de luz natural e ilumina de forma aconchegante o dormitório. Foto: Eduardo Macarios
A persiana escolhida além de trazer privacidade ao cômodo, bloqueia parcialmente a entrada de luz natural. Foto: Eduardo Macarios
13. A persiana escolhida além de trazer privacidade ao cômodo, bloqueia parcialmente a entrada de luz natural. Foto: Eduardo Macarios

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Ambientes integrados, tons de azul e elementos em madeira decoram o apê do rio. Foto: André Nazareth

Decoração de Apartamento no Rio Traz a Essência Nordestina

A primeira alteração no projeto foi a integração da varanda com a sala de estar. Foto: Studio Julliana Camargo

Integração de Ambientes e Equilíbrio de Cores Trazem Vida ao Apê de 300m²

Cama Casinha Com Escorregador Renova a Decoração de Quarto Infantil

O loft já contava com uma identidade industrial. Foto: JP Image

Loft Masculino é Marcado Por Cores Sóbrias e Soluções Práticas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz