1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Renovação de energias na sua casa através do Feng Shui

Renovação de energias na sua casa através do Feng Shui

Para garantir o ânimo necessário para produzir as transformações na vida, reative e harmonize as energias da casa.

Nosso lar é o local onde restauramos nossas energias e convivemos com as pessoas mais queridas. Ele é um reflexo de como somos e como nos relacionamos com o mundo exterior, e merece, portanto, cuidado e atenção.

O lugar onde habitamos é um indicador importante de nossa vida interior e nos convida a reflexão sobre o que trazemos para dentro e o que mantemos. Pensando nisso, tornar a nossa casa um local que promove harmonia, impulsiona a criatividade e acolhe para um descanso reparador é uma prerrogativa de bem estar e qualidade de vida. Segundo a milenar tradição oriental do Feng Shui de harmonização de ambientes há ações simples e de baixo custo que ajudam a restaurar o equilíbrio, atrair prosperidade e beneficiar a circulação de boas energias no lar. Vamos a elas:

positividade

Purificação

O processo de renovação dos ambientes deve ser iniciado por uma boa limpeza nos armários e cômodos, proporcionando a saída das energias antigas e ajudando a ativar as novas.

Para garantir a purificação dos ambientes utilize um pano limpo embebido em água morna diluída com sal grosso ou vinagre.

O sal grosso é um conhecido e poderoso purificador de energias afastando as negativas e restaurando o equilíbrio do ambiente.  Já o vinagre tem comprovada ação bactericida e é um desinfetante natural, além de neutralizar odores e, diferentemente dos produtos de limpeza industrializados, é livre de qualquer toxicidade.

sal grosso

Organização

Espaços organizados acionam fluxos de movimento e criatividade dentro da casa e o contrário também é verdadeiro.

A consultora de Feng Shui Renata Parisotto,  revela que energias estagnadas e bagunça no ambiente podem ocasionar uma redução considerável dos níveis de energia dos moradores da casa e obstruir processos criativos.

Caso o acúmulo seja grande e a tarefa de organizar tudo de uma vez só, dê um pouco de desânimo, utilize o método dos 30 minutos: reserve este tempo por dia (e apenas este) para investir na organização de um armário ou cômodo.

Ao começar o trabalho faça uso de um alarme para cronometrar o tempo, quando o alarme soar encerre as atividades e recomece no dia seguinte até finalizar toda a organização necessária.

Mesmo uma bagunça de anos pode ser vencida em algumas semanas, desde que haja comprometimento diário com o método, tanto da ação de organizar como do respeito ao tempo estipulado para dedicar-se a ela.

espaços arrumados

Desapego

Ainda no item limpeza, o próximo passo é retirar da casa os utensílios não usados e objetos quebrados.

Ao se desfazer dos objetos exercite o desapego e faça três checagens: gosto, preciso ou uso este objeto?

O ideal é não ficar com nada que esteja danificado, mas caso decida-se por reter um objeto quebrado, avalie se vale a pena em custo e o tempo necessários para consertá-lo. Se o objeto tiver valor afetivo e compense o conserto, cole sobre ele uma etiqueta com prazo para fazê-lo, se o prazo não for cumprido é hora de se livrar dele.

desfazer dos objetos

Restauração

O próximo passo é dar uma geral na infraestrutura da casa verificando se há vazamentos de água ou reparos que precisam ser feitos.

Segundo o consultor e professor de Feng Shui e de Geobiologia Franco Guizzetti, vazamentos de água são ladrões de prosperidade que levam embora a abundância que entra no lar.

É importante fazer uma checagem nas torneiras e vasos sanitários identificando vazamentos, segundo a SABESP uma torneira apenas gotejamento desperdiça mais de mil litros de água por mês e uma simples troca do courinho da torneira resolve a situação. A natureza e seu bolso agradecerão.

Portas de abrir e correr devem estar em perfeito estado e funcionamento, porque afinal, são pelas portas que entram as coisas novas e os presentes do universo.

reparos

Decoração

Por fim, com a casa limpa e organizada e os ajustes práticos feitos, é o momento de pensar na decoração dos ambientes, trazendo beleza e inspiração para a moradia.

Uma forma simples de renovar a casa gastando pouco é investir em novas capas de almofada, cortinas e mantas para sofás que proporcionam um toque de cor sem pesar no orçamento.

As cores afetam diretamente a qualidade de nossas emoções e podem ajudam a atrair nossos desejos, mas ainda se houver intenção clara na utilização de cada uma delas.

ambientes alegres

Segundo o Feng Shui, por exemplo, para atrair um novo amor, você pode  utilizar a cor vermelha no quarto e reforçar a vibração na sala, deixando sofás de frente para a porta.

No quarto, objetos aos pares (porta-retratos, criados mudos e abajures) atraem a energia dos encontros afetivos e dos novos relacionamentos.

A cor preta está relacionada com a abundância financeira, melhor ainda se combinada com metais – adquirir um pequeno móvel ou objeto com essas características ajudará neste propósito.

Para garantir mais disposição e ânimo o amarelo é a cor ideal, que pode ser reforçada também na forma de flores naturais como o girassol potencializando esta energia.

Para finalizar, uma pequena fonte com água fluindo, um aquário ou plantas vivas emanam o sentido do movimento e das trocas produtivas e saudáveis nos vários aspectos da vida.

fonte com água fluindo

E você, como renova as energias do seu lar? Conte pra gente nos comentários.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Decoração com caixotes de madeira usados como nichos Foto de Nadine Guerra

Decoração com Caixotes de Madeira: Faça Você Mesmo +60 Inspirações

Artesanatos em geral mesa de centro

Artesanatos em Geral:+60 Ideias para Você Mesmo Fazer

lindas caixas decoradas com tecido e fecho de fita de cetim Foto Elmueble

Caixas Decoradas: +56 Modelos para Inspirar Você

Flores de EVA em buquê colorido Foto de Home Decoo

+70 Flores de EVA: Modelos, Moldes e Passo a Passo para te Inspirar

Deixe um comentário

7 Comentários em "Renovação de energias na sua casa através do Feng Shui"

[…] post original Renovação de energias na sua casa através do Feng Shui veio do […]

Angela

Como faco para obter dicas para uma hamonizar minha casa.

Andréia Gomes

Para receber mais dicas, assine a nossa newsletter, preenchendo seu nome e e-mail no canto inferior direito da página http://www.vivareal.com.br/loucosporimoveis 🙂

Auxiliadora

Bom artigo.

Caroline Souza

Bom dia! Ficamos felizes que tenha gostado do artigo.

Um abraço! 🙂

Fernanda Vale

Adorei as dicas, realmente eu estou precisando muito tirar essa bagunça que tem aqui em casa e esse artigo vai me ajudar muito, obrigada bom dia

[…] Renovação de energias na sua casa através do Feng Shui […]

wpDiscuz