1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Por Que Viver em Uma Rota de Avião Pode ser Prejudicial à Sua Saúde?

Por Que Viver em Uma Rota de Avião Pode ser Prejudicial à Sua Saúde?

Se você está em busca de apartamentos à venda, precisa se atentar a uma série de fatores logo de cara, como preço, localização, tamanho, etc. Talvez, o que traremos a seguir neste artigo, nunca tenha passado pela sua cabeça, mesmo sendo um avião. Você já parou para analisar se o apartamento que está interessado, fica localizado em uma rota de avião? E o que isso acarreta para a sua saúde?

Obviamente que o barulho irritante e, em muitos casos, os pequenos tremores que podem ser sentidos dentro de casa, são notáveis logo de início, mas será que existem outros malefícios? É isso que você descobre neste artigo!

Descubra os motivos que indicam que morar próximo a rota de avião é prejudicial à saúde
1. Descubra os motivos que indicam que morar próximo a rota de avião é prejudicial à saúde. Fonte: Pexels

Como saber se existe uma rota de avião sobre a minha casa

A grande e esmagadora maioria dos apartamentos à venda, não trazem este tipo de informação, mas sim, é possível saber se existe uma rota de avião que passe por cima do seu imóvel. Para descobrir, basta acessar um buscador de internet e procurar por um site chamado FlightRadar24 lá, basta digitar a sua cidade na caixa de pesquisa interna e verificar se as rotas de avião passam pelo seu endereço.

Outra forma simples de saber se há ou não uma rota de avião sobre o seu imóvel é perguntando às pessoas que vivem próximas a você, vizinhos de condomínio e até os comerciantes da região.

Como saber se existe uma rota de avião sobre a minha casa
2. Como saber se existe uma rota de avião sobre a minha casa. Fonte: Pexels

Morando perto de aeroporto

Sem dúvida, o ruído está no topo da lista de preocupações de muitas pessoas ao pesquisar por apartamentos à venda, próximos de um aeroporto, mas na realidade, nem sempre é um problema. As regulamentações de zoneamento perto de alguns aeroportos permitem atividades comerciais, industriais e de varejo, ao mesmo tempo que restringe edifícios residenciais, escolas, creches e similares.

Quando um bairro residencial está dentro da rota de voo de um aeroporto, o ruído pode certamente ser um problema, mas o quão irritante pode ser depende de quão movimentado o aeroporto está – e até mesmo do tipo de aeronave usada.

O ruído está no topo da lista de preocupações de muitas pessoas que moram próximo a rota de avião
3. O ruído está no topo da lista de preocupações de muitas pessoas que moram próximo a rota de avião. Fonte: Pexels

Aviões e a sua saúde

O ruído não é apenas um inconveniente; também apresenta riscos à saúde. O ruído das aeronaves pode colocar os residentes próximos em um risco maior de doenças cardiovasculares. Em um relatório, os pesquisadores descobriram que o risco era maior na população exposta aos mais altos níveis de ruído. Os autores, no entanto, reconheceram que não podiam controlar completamente a confusão ou o viés ecológico, exigindo mais trabalhos para entender melhor os possíveis efeitos do ruído das aeronaves na saúde. 

  • Poluição: além disso, a pesquisa indicou que o tráfego pesado de aviões pode poluir o ar por até 10 milhas de distância – uma área mais ampla do que se acreditava anteriormente. Um estudo, por exemplo, mostrou que a quantidade de poluentes produzidos pelo aeroporto de Los Angeles, nos Estados Unidos, é igual a poluição de 500 quilômetros de rodovias interestaduais.
Morar próxima a rota de avião pode ser prejudicial à sua saúde
4. Morar próxima a rota de avião pode ser prejudicial à sua saúde. Fonte: Pexels

Um ponto positivo

Embora a poluição sonora e os potenciais efeitos colaterais à saúde sejam preocupantes, é útil considerar também as vantagens dos apartamentos à venda próximos a aeroportos. Talvez a maior vantagem de todas seja que você estará – correndo o risco de parecer óbvio – perto do aeroporto. Isso significa que o seu tempo de viagem para qualquer destino nacional ou internacional será reduzido, algo especialmente cobiçado pelos passageiros frequentes.

Morar perto de um aeroporto tem seus prós e contras. Do lado positivo, as viagens aéreas serão muito convenientes e você poderá economizar muito tempo. Por outro lado, o ruído, a poluição e os riscos para a saúde podem ser preocupações muito reais, dependendo da proximidade do aeroporto, da sua movimentação, das rotas de voo e até do tipo de aeronave utilizada. É uma boa ideia entender um pouco mais sobre o assunto, antes de decidir pesquisar por apartamentos à venda próximos a um aeroporto.

Morar perto de uma rota de avião tem seus prós e contras
5. Morar perto de uma rota de avião tem seus prós e contras. Fonte: Pexels

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Loft: O Que É, +100 Projetos de Apartamento Loft para Se Inspirar

Westwing lança clipe de Vanessa da Mata e transforma catálogo de produtos em música. Fonte: Westwing - Casa e Decoração

Westwing Lança Clipe de Vanessa da Mata e Transforma Catálogo de Produtos em Música

Painel de flores transforma a decoração do ambiente. Fonte: Inesquecível Casamento

Painel de Flores: +73 Ideais Mágicas para Decorar sua Festa

A estante feita sob medida preenche toda a parede do imóvel. Projeto de A.M Studio Arquitetura

+65 Modelos de Móveis Sob Medida e Dicas para Otimizar Espaços

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz