Abajur para sala de estar garante elegância e sofisticação

Abajur (do francês abat-jour, que significa “abaixar a luz” ou “quebra-luz”) é o objeto que resguarda a luz e que lhe atenua a intensidade.

Veja dicas para colocar um abajur para sala

Além de um ótimo objeto decorativo, o abajur para sala é muito importante na hora de deixar o ambiente mais aconchegante e relaxante (quando bem colocado e com a lâmpada adequada). Como um toque de iluminação, ele realça cores e detalhes. É possível criar mais de um cenário com esses toques de luz em um mesmo ambiente. É uma ótima opção de iluminação artificial onde a luz natural não é suficiente.

abajur para sala 5810-sala-de-estar-apartamento-i-braccini-lima-arquitetura-viva-decora

Abajur para sala de alumínio

No mercado há uma imensa variedade de modelos, materiais, formas, tipos de lâmpadas que podem ser utilizados, então não tem estilo de decoração que precise ficar de fora desse objeto tão querido, o abajur para sala. Sempre há um espacinho, em algum cantinho que precisa receber um toque de uma luz indireta e seu charme.

Na sala, o abajur costuma ser maior, uma peça com maior destaque, com cúpulas charmosas, servem de acessório decorativo nas mesas laterais, mesas de centro ou até mesmo ficam no chão em suas versões maiores. É impossível não achar o abajur ideal para a sua sala, para a sua decoração.

abajur para sala 562-sala-de-estar-moema-100m2-2-patricia-kolanian-pasquini-viva-decora

Abajur para sala com a base em acrílico

Se for apenas um objeto decorativo, que de vez em quando vai acender apenas para decorar, não é preciso se preocupar muito com o direcionamento da luz, mas existem os funcionais abajures de leitura, ótimos companheiros para os famosos “cantinhos de leitura”. Geralmente ficam ao lado de uma poltrona confortável e criam o clima perfeito para se concentrar a relaxar a mente com aquele bom livro. Mas é preciso atentar-se para a lâmpada, que nesse espaço deverá ser de cor branca, de maior potência para ajudar na leitura, pois caso contrário pode relaxar demais e fazer o leitor cair no sono.

Não esqueça que ele vai precisar de uma tomada perto dele! Verifique se é possível posicionar no local pretendido, para que não fiquem muitos fios aparecendo, pois isso polui o ambiente visualmente. A dica é sempre escolher um abajur proporcional para o tamanho do ambiente, para a sua função e local onde ele será inserido.

É interessante contratar um profissional para um projeto completo de iluminação. Atenção também para a manutenção do seu abajur para sala, cada material precisa de determinado cuidado, então verifique com o fabricante ou com a loja que lhe vendeu qual a maneira correta de limpar, por exemplo.