Como decorar sala de tv do jeito certo para a sua casa

Espaço reservado para relaxamento e distração – essa deve ser a principal função da área definida para saber como decorar sala de TV. E o que é preciso para que o espaço cumpra este objetivo?

 

Veja nossas sugestões de como decorar a sala de tv

A princípio, analise o tamanho do cômodo destinado para esta sala. Ele precisa comportar pelo menos uma poltrona ou sofá. O tamanho da TV deve ser definido de acordo com essa distância entre parede onde será instalado o aparelho de TV e o encosto do sofá, evitando assim qualquer prejuízo à visão. Lembre-se que o aparelho deve obrigatoriamente ser proporcional ao tamanho do ambiente. A regra é clara: quanto maior o ambiente, maior pode ser a TV.

12405-sala-de-estar-morar-mais-por-menos-2014-cyntia-sabat-viva-decora como decorar sala de tv

Exemplo de como decorar sala de tv

Aqui, alguns exemplos de tamanhos de TV e distância ideal:

32” – 1,80 m           42” – 2,40 m            50” – 2,80 m           60” – 3,4 m         71” – 3,80 m

Já a altura da TV deve ser determinada a partir da altura média do olho do observador quando estiver sentado no sofá.

Observe também de que lado vem a iluminação natural. A TV deve ser instalada na posição perpendicular à janela, nunca na frente ou atrás dela, para que a claridade não incomode. Caso não tenha opção ou mesmo se estiver perpendicular, é sempre interessante instalar cortinas ou persianas blackout, assim a TV pode ser assistida em qualquer horário. Já para a iluminação artificialprefira lâmpadas quentes, de cor suave e em posição difusa.

A escolha de um bom sofá é fundamental. Procure por modelos que tenham apoio para os braços e encosto para a cabeça; e que tenham uma densidade equilibrada – os muito duros são desconfortáveis e os muito moles induzem à uma postura inadequada, podendo causar dores nas costas. A maioria dos modelos atuais vem com o assento retrátil, o que permite um prolongamento para o apoio dos pés. Se o seu sofá não possui esse dispositivo e você não pretende trocá-lo, providencie um puff ou um banquinho almofadado, que cumprem da mesma forma esse papel.

Dependendo do espaço da sala, um móvel planejado poderá acomodar perfeitamente seus dvd’s e também os aparelhos de DVD/Blueray/Home Theater e receptor de TV à cabo, pois com a moderna tecnologia esses aparelhos já não ocupam tanto espaço e sua sala ficará mais organizada.

Abajures, quadros e um bom tapete completam a decoração e ajudam na acústica da sala. Uma mesinha central ou lateral também será bastante útil, pois nela você poderá apoiar copos, xícaras ou pratinhos de petiscos! Complete com uma bela caixinha que servirá para acomodar os controles remotos.

E já que estamos em pleno inverno, que tal deixar uma manta quentinha apoiada sobre o sofá? Certamente será muito útil nas noites frias, além de tornar o ambiente ainda mais aconchegante, permitindo que você assista sua TV com o máximo de conforto.

Tudo pronto? Então agora é só apertar o ON e relaxar!

 

Marcia Mira é colaboradora da Revista Viva Decora e profissional  do site Simples Assim