1. Home
  2. Revista
  3. Sala
  4. Lareira para apartamento, opções seguras para sua casa

Lareira para apartamento, opções seguras para sua casa

Lareira para apartamento

Com a aproximação do tempo frio, muitas pessoas procuram maneiras para manter a casa aquecida e aconchegante, seja para ocasiões especiais, pequenas reuniões ou apenas para tornar o dia a dia mais gostoso. Uma ótima opção para que os ambientes fiquem mais quentinhos e confortáveis é a instalação de uma lareira.

Foi-se o tempo em que ter uma lareira significava morar em uma casa com chaminé, ter um espaço reservado para guardar lenhas e um longo trabalho de acendimento manual. Agora, quem mora em apartamento também tem esse direito, graças à evolução nos modelos que utilizam gás, álcool e até energia elétrica como principal combustível, não fazem fumaça e combinam com vários tipos de imóveis.

 

Lareiras a gás

Umas das melhores opções, é o modelo a gás. Sua chama pode ser feita a partir do gás de cozinha. Se você usa gás encanado em casa, basta fazer uma ligação que leve o fluído até o acessório.

Os pontos positivos desse modelo são o fato que elas não fazem fumaça e não espalham sujeira pelos cômodos, uma vez que na sua base podem ser utilizadas lenhas artificiais ou pedras vulcânicas, que suportam temperaturas elevadas e distribuem a caloria para o apartamento. Além disso, esta é uma opção segura e eficiente.

Antes de comprar um modelo a gás é importante ressaltar alguns cuidados: verifique se o modelo adquirido possui sensor que corta a ligação do gás quando a chama se apaga e veja qual tipo de gás deve ser utilizado (existem lareiras que só funcionam com gás natural). Vale ressaltar a importância das pedras vulcânicas, já que elas não possuem enxofre.

Lareira para apartamento, modelos para todos os ambientes

Lareiras a álcool

Esse tipo é conhecido como ecológicas. A emissão de poluentes é extremamente baixa e um litro de etanol pode durar até 3 horas de funcionamento. Assim como as lareiras a gás, estes modelos são fáceis de instalar, dispensam a necessidade de um tubo exaustor e são boas opções para apartamento.

No quesito combustível, são as mais econômicas, pois é possível abastecê-las com álcool encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos de limpeza. Em casa, nunca utilize etanol vendido em postos de gasolina, pois os resíduos de petróleo emitem poluentes prejudiciais à saúde.

Lareiras elétricas

Modelos elétricos funcionam como um aquecedor: o calor é formado por meio de energia, utilizam acessórios altamente seguros como opção para apartamentos já que não há o uso de fogo, a instalação é simples e muitos modelos possuem controles remotos, o que torna a opção ainda mais prática.

Esse modelo elétrico, assim como os aquecedores comuns, retiram a umidade do ar. Portanto, ao utilizá-los é necessário deixar um recipiente com água nas proximidades. Outro fator negativo é que esse modelo consome muita energia, então, no fim do mês, a conta de luz poderá te surpreender.

Ter uma lareira em sua sala decorada, quarto ou qualquer outro ambiente não é mais um privilégio de quem vive em casas. Se você mora em apartamento e sempre sonhou com este acessório, aproveite e renove seus ambientes!

 

Texto escrito pela equipe da Lopes imóveis.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da equipe Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

8 buffet para sala de jantar

45 Modelos de Buffet para Sala de Jantar + Dicas Essenciais

modelo de sofá moderno de madeira

Sofá para Sala: +62 Modelos para Inspirar a Decoração de sua Sala

Poltronas para sala de estar estampadas Projeto de Olegário de Sá

62 Poltronas para Sala de Estar: Saiba Como Escolher o Melhor Modelo

mesa para sala de jantar madeira

Mesa para Sala de Jantar: Confira Estilos, Formas e Acabamentos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz