Modelos de sofá: escolha o tipo certo para sua casa

O sofá é um item muito importante em uma sala, nele você pode receber visitas, assistir filmes, namorar com seu amor, reunir a família ou até mesmo relaxar. Ele é a estrela da sala, grande parte da atenção vai se virar à ele. Como é um item decisivo na elaboração de um ambiente, é necessário cuidado para escolher o tipo  ideal, dentre os modelos de sofá.

O primeiro ponto que você deve levar em consideração são as medidas do seu espaço. Independente se sua sala é pequena ou grande, meça o espaço que ficaria o sofá, levando em consideração altura, largura e profundidade.  Se for uma sala de tv, é indicado que ele fique bem à frente da televisão, para evitar desconfortos durante o uso do móvel.

Meça o espaço que o sofá irá ficar, sem esquecer do espaço mínimo para uma circulação confortável, para não deixar uma sensação de sufoco e pensando em quantas pessoas irão utilizá-lo.

Quando for à loja para escolher, pense em qual o tipo de revestimento que você deseja para a sua casa. Além da decoração, o sofá deve atender as necessidades da casa. Há quatro tipos principais de tecido de estofados: suede, jacquard, chenille e os sintéticos.

O suede é um dos mais utilizados, é semelhante à camurça, existem várias opções no mercado e exige bastante cuidado com a limpeza. O jacquard é bem resistente, de fácil manutenção e bastante elaborado devido à tecelagem com os próprios fios. O chenille é bem macio e confortável, mas um pouco complicado de limpar. Os sintéticos são mais fáceis para limpar e são mais resistentes, recomendados para quem tem alergias ou animais de estimação.

 

Confira algumas sugestões de modelos de sofá

Para ambientes bem pequenos, dê preferência para sofás retangulares, pelo fato de serem mais otimizados e encaixam melhor com os outros móveis. Numa sala clara, você pode colocar tanto um sofá que siga o mesmo tom ou um sofá com uma cor mais escura.

 

Caso você utilize sua sala para receber convidados importantes, ou reuniões de negócios, um sofá preto de couro, ou sintético, é o ideal. Demonstra seriedade e segurança num ambiente, além de sua manutenção ser bem fácil.

 

Se você possui um espaço maior e se sua família for grande, pode utilizar o modelo de sofás em “L” . Eles aproveitam o espaço e facilitam a circulação. Com eles é possível utilizar uma mesa de centro, para complementar o ambiente.

 

Aos amantes do design moderno, um sofá com seu formato otimizado traz beleza e praticidade ao ambiente. Existe no mercado alguns modelos de sofás que permitem que ele se transforme em outros objetos, como os sofás-camas, sofás que se dividem e viram vários puffs ou até mesmo sofás com um baú ou nichos embutidos. Há de tudo para se adequar às necessidades de cada indivíduo.

Aproveite essas dicas e escolha o modelo certo para o seu ambiente. E se você quer saber sobre a evolução dos sofás, preparamos um infográfico especial. Confira!

Infográfico sobre a evolução dos modelos de sofá

Infográfico sobre a evolução dos modelos de sofá