Sala de jantar decorada com projeto atual

As salas de jantar e estar foram os primeiros ambientes a serem integrados e a, literalmente, abrirem espaço para a tendência e os demais ambientes. Isso é tão verdade, que hoje é muito raro não encontrar uma sala de jantar associada à sala de estar.

Nos projetos atuais, integrar uma sala de jantar a outros ambientes da casa confere uma proposta menos formal, mais descontraída e intimista. Isto resulta em uma interação social significativa entre todos que circulam por estes ambientes.

Sala de jantar decorada

Integração de ambientes

Sala de jantar decorada para atender as demandas dos moradores

Cada vez mais comum nos projeto residenciais pensamos em ambientes aberto e integrados. Quando inicio o trabalho, após o briefing do cliente,  setorizo os ambientes, dessa forma podemos analisar a ergonomia de cada móvel, se na casa tem criança pequena, idoso ou cadeirante e quantos vão usar a sala de jantar. Quando os moradores são festivos, procuro compor o ambiente com uma mesa  de jantar redonda onde sempre cabe mais um, ela também serve para criança pequena, porque diminui o risco de se machucar.

A cadeira precisa ser confortável com uma altura de 44cm do piso, para uma altura media (analisamos as alturas dos moradores). Outro detalhe importante é usar cadeira sem braço quando o espaço for pequeno, facilita entrar e sair da mesa, além de colocar um aparador ou buffet que é muito pratico.

Sala de jantar decorada

Sala de jantar decorada com gosto pessoais dos moradores

A iluminação do jantar deve ser branca e quente para não destorcer a cor do alimento. No caso de luminária pendente, ela deve ser colocar a 80 cm da base da mesa, para não interferir no campo visual durante as conversas, e quando estiver em pé, este acessório deverá estar numa altura agradável ao olhar.

Recentemente, num apartamento com uma área de 150 m², o desafio era remodelar a sala de jantar. Neste trabalho utilizamos materiais mais nobres e que combinassem com o alto padrão da região, e ousamos mais a pedido dos clientes. O desejo era ter na área social três ambientes, utilizando os móveis com uma ergonomia boa e medidas menores.

Sala de jantar decorada

Detalhes na sala de jantar

Na sala utilizei a mesma mesa e cadeiras que a cliente gostava muito, pois remetia à história da família; para dar apoio à mesa utilizei um Buffet laqueado de off White fosco, ao lado dele um aparador mais retrô para abrigar o relógio que foi do pai (falecido), ao lado da mesa harmonizei com uma moldura de madeira para colocar a foto do cavalo. As paredes foram revestidas com papel com textura de tecido em cores claras, integrei também a varanda com o restante da casa.

 

Márcia Arcaro, é colaboradora da Revista Viva Decora e Formada em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Artes, atua na área de Decoração de Interiores desde 1992. Exerceu cargos em empresas especializadas, e em 2002 abriu seu próprio escritório.