Como Decorar Sala de Jantar e Estar Integradas

Ambientes integrados vêm se tornando cada vez mais comuns na decoração, por proporcionarem a sensação de continuidade e um espaço amplo. Não é atoa que todos os decoradores estão apostando nessa ideia e mostrando o quanto um ambiente livre de paredes pode ser benéfico. Hoje trouxemos algumas dicas para quem está querendo renovar a decor de um ambiente integrado, ou até mesmo apostar na integração entre Sala de Jantar e Estar, que é o tipo mais comum de ambiente integrado na decoração.

CAPA Sala de Jantar e Estar Integradas

Sala de estar integrada com sala de jantar, fazendo uma mescla entre o moderno e o rústico

 

Quais as vantagens da Sala de Jantar e Estar Integradas?

Integrar ambientes tem uma vantagem principal que pode ser benéfica para qualquer imóvel, seja grande ou pequeno, quem não quer proporcionar amplitude e um ambiente visualmente espaçoso?! Quando o assunto são ambientes intimistas e que proporcionam maior proximidade aos moradores da casa, apostar Sala de Jantar e Estar integradas não tem erro!

Sala de Jantar e Estar Integradas 1

É importante que os móveis de ambos ambientes conversem entre si.

Além disso, por serem dois ambientes que se complementam, comodidade é uma das palavras-chave de Salas integradas, afinal, fica fácil transitar entre um ambiente e outro, tendo a visão ampla do espaço.

A decoração deve ser a mesma para os dois ambientes?

Não necessariamente, mas é importante que haja harmonia e continuidade entre os dois ambientes, lembre-se que a intenção é integrar a Sala de Jantar e Estar! Para transmitir a sensação de continuidade a decoração não pode destoar de maneira tão significativa. A principal dica é: equilíbrio!

Sala de Jantar e Estar Integradas 2

O lustre pode ficar no centro da mesa da sala de jantar

Se a ideia de um único estilo de decoração para dois ambientes não faz muito o seu gosto e personalidade, o ideal é definir dois estilos que se combinam para compor a decoração, por exemplo, industrial com moderno. A continuidade entre esses ambientes pode ser também, através de um móvel que ocupa os dois espaços ou de móveis que apresentem similaridade, por exemplo, o revestimento e cor da mesa de jantar e mesa de centro.

Sala de Jantar e Estar Integradas 3

Você pode instalar uma marcenaria única para abranger os dois ambiente

Outra maneira de integrar a Sala de Jantar e Estar é através das cores escolhidas, nesse caso, seguir a mesma linha de cores é uma ótima opção! Para completar a decoração do ambiente é possível investir em artigos decorativos com cores que iluminam e destacam o espaço.

Sala de Jantar e Estar Integradas 4

Sala de jantar com mesa de madeira e cadeiras Eames

Além de todas essas opções, é possível integrar a Sala de Estar e Jantar transmitindo a sensação de amplitude, mas ao mesmo tempo delimitando espaços entre um ambiente e outro. O segredo é utilizar móveis para essas funções, por exemplo, um aparador ou balcão tipo buffet atrás do sofá, ou até mesmo um biombo vazado para delimitar sutilmente o espaço entre as Salas.

Sala de Jantar e Estar Integradas 5

Não é necessário seguir com o mesmo design para todos os mobiliários

Principais dicas para não errar na decoração

Investir em móveis que ofereçam conforto, tanto visual quanto físico é bastante vantajoso, tendo em vista que um ambiente integrado resulta em um espaço mais intimista.

A regra é: nada de lustre nos dois ambientes, não queremos sobrecarregar as Salas. A iluminação como um todo deve ser bem pensada! Utilizar lustres na Sala de Jantar é mais comum, enquanto para o outro espaço é possível utilizar apenas spots, para fornecer uma iluminação mais direcionada, tornando o espaço mais aconchegante.

Sala de Jantar e Estar Integradas 6

O ideal é manter o mesmo tipo de piso e móveis com cores similares para manter os ambientes harmoniosos

Vale lembrar que a organização não pode ser deixada de lado, afinal, além de transmitir a sensação de continuidade de espaço e decoração, ambientes integrados podem também transmitir a sensação de continuidade à desorganização! Espelhos são sempre bem-vindos, ajudam a ampliar o espaço e tornam a decoração mais moderna e elegante!

Agora que descobriu o quanto pode ser vantajoso integrar a Sala de Jantar e Estar, corre renovar a decor!

Texto em parceria com o Blog da LojasKD