A Sala de Jantar : inspirações criativas

Texto escrito por  Ana Novak,  arquiteta do Studio Novak

Nada mais gostoso do que um bom papo, uma boa comida, um bom vinho, ótimas companhias e uma decoração maravilhosa envolvendo tudo isso. Essa área nobre da casa merece um cuidado todo especial. Engana-se quem pensa que basta escolher uma bela mesa e algumas cadeiras bonitas. A sala de jantar é muito mais que isso!

Para começar, o seu espaço vai ditar o tamanho e formato da mesa. Existem vários modelos, como as ovais e retangulares, para salas mais estreitas; as quadradas, para espaços mais amplos; e as redondas que ajudam na circulação.  Seja qual for a escolha, algumas medidas básicas devem ser levadas em conta, para garantir o conforto e a circulação necessários.

Certifique-se de ter um espaço entre o tampo da mesa e as paredes, de pelo menos 0,90 m. Se a sua sala comporta um aparador, o ideal é que entre o tampo e o móvel tenha um espaço de 1,20 m. Assim, temos o suficiente para afastamento confortável das cadeiras e para a circulação.

E a iluminação?

Essa é uma conversa a parte. O pendente pode ser o item mais impactante da sala. Apenas cuidado, para escolher uma peça (ou um mix) que não fique pequena ou grande demais para ao tamanho da mesa. A falta de proporção pode arruinar o ambiente. Seja qual for o pendente escolhido, a dica é que: a base dele esteja a mais ou menos a 1,50m do piso.

Quem disse que só de cadeiras vive uma sala de jantar? Dê vez aos bancos e poltronas. Se sua mesa for generosa, eles podem ser usados nas cabeceiras também.

CASACOR Sala de Jantar - Marcela Passamani

O banco também é um artifício que pode ser usado quando falta espaço. Com a peça encostada a uma parede, ganhamos espaço para circulação.

1_6

 

As cadeiras podem reinar absolutas no ambiente, se forem diferentes. Seja nas cores, nos modelos ou as duas coisas. Mesa de jantar colorida pode? Sim! Desde que todo o resto seja neutro. Veja como é possível ousar sem ficar ‘over’:

Todas as cadeiras brancas, porém modelos diferentes.

cadeiras-6-decasapramoda-blog

 

Cadeiras diferentes e coloridas, lindo!

blog-aroeira-home-pinterest-mesa-com-cadeiras-diferentes-3

A casa pode e deve refletir o seu estilo. Do mais conservador ao moderno, passeando pelo contemporâneo, até o rústico.

Veja essa sala super correta e aconchegante, com aparador fininho ao fundo e composição de quadros.

1001377_589734844411416_1304100228_n

Ambiente com mesa redonda, cadeiras e grande pendente com uma proposta mais industrial:

Mesa-colorida-e1376879637529

No apartamento com atmosfera mais masculina, foi usado o preto e o inox, mas com piso de madeira para aquecer e espelho para ampliar.

042453Sala de Jantar

Sua sala é integrada com a cozinha? Perfeito. Da sua bancada, pode surgir uma mesa maravilhosa!

Screen-Shot-2013-02-22-at-08.44.32

Mantendo as proporções das peças, as medidas mínimas de conforto e circulação e uma boa dose de bom gosto, não acharia estranho que a sala de jantar se tornasse o ambiente mais importante da casa, já que nasce com a vocação de unir a família e os amigos.