Sala de jantar pequena: Como Organizá-la?

Com os empreendimentos imobiliários com proporções cada vez mais reduzidas, setorizar sem prejudicar a circulação fica cada vez mais difícil. Compor uma sala de jantar pequena e harmoniosa costuma ser uma tarefa difícil para os moradores, mesmo nos ambientes em que esses espaços são amplos. Quando o espaço é pequeno então, a dúvida paira no ar e muitas ficam sem saber o que deve ser prioridade nesses projetos. Então, é bom estarem atentas às dicas para organizar a sala de jantar pequena.

Decoração da sala de jantar pequena

O grande aliado das pequenas proporções é o espelho. Esse antigo truque causa a sensação de profundidade e amplitude, em qualquer tipo de espaço, inclusive em uma sala de jantar pequena. Porém, é claro que a inserção de espelhos não fará milagres. Para as paredes, prefira a utilização de tons claros e cores neutras. Ao utilizar tons leves, pode-se abusar um pouco mais das cores nos objetos de decoração, tática que dará vivacidade e movimento para a sala de jantar pequena.

 

sala de jantar pequena musical

Espelhos na decoração

O mobiliário faz toda a diferença. Mesas de vidro e cadeiras de acrílico com design leve são os melhores amigos de cômodos menores. Eles deixam a luz passar e não criam bloqueios visuais, dando a sensação de leveza ao ambiente. Bancos podem – e devem, substituir as cadeiras. Comprados prontos ou feitos sob medidas por marceneiros, escolha assentos que possuem um baú na parte inferior. Assim, além de confortável, o móvel passa a ter mais funcionalidade.

sala de jantar pequena

Cozinha americana

Mesas redondas facilitam a passagem, mas, caso você prefira as retangulares a dica é que ela fique encostada na parede, a fim de não obstruírem o caminho. O pé da mesa deve ser delicado e, se possível, opte por mesas com suporte central, ao invés dos tradicionais quatro pilares nas extremidades, para facilitar o uso das cadeiras. Nem sempre um aparador será bem-vindo, prefira armazenar utensílios na cozinha e caso necessite de um móvel de apoio, use as prateleiras em vidro ou nichos na parede.

sala de jantar pequena mesa redonda

Sala divertida

 

Finalizar a decoração com um bom projeto de iluminação é muito importante para integração total dos ambientes. Um pendente ou lustre no centro da mesa de jantar pode ser o destaque final para pontuar a sala de jantar pequena, ou, até mesmo, uma maior.

 

Avner Posner é colaborador do Viva Decora e profissional com mais de seis anos de experiência no mercado de arquitetura de interiores. Tem como foco principal projetos residenciais, comerciais e corporativos.