Sala moderna da Beatriz de Babilônia: Inspire-se

Sucesso de crítica e audiência, a novela “Babilônia” exibida pela Rede Globo, além de entreter o grande público, passou a ser referência, como tantas outras histórias televisionadas pela emissora, para os mais diversos bens de consumo. Certamente muitos já se atentaram para os belíssimos ambientes em que a trama acontece, mesmo aqueles que não dispõem de tempo para assistir diariamente. Os primeiros capítulos transbordaram paisagens exuberantes e interiores magníficos de Dubai, e agora, que o enredo gira em torno da zona sul do Rio de Janeiro, o destaque fica para o apartamento da personagem Beatriz, interpretada por Gloria Pires, onde podemos destacar a belíssima sala moderna.

O apartamento na verdade não tem nada de cenográfico, pois ele existe na vida real. O imóvel está localizado na orla da praia de Copacabana e é ponto de encontro certo entre as protagonistas da trama global. Com uma decoração sóbria, esbanja luxo e requinte, representando muito bem seus proprietários. A decoração com tons sóbrios passa a sensação de um ambiente mais sério e imponente. Para quem quiser trazer o mesmo ar de soberania para sua sala de estar, a dica é optar pelas cores neutras e nuances escuras. Esses tons devem predominar na paleta para alcançar o efeito transmitido pela decoração da sala de Beatriz. Não há espaço para detalhes coloridos e cores quentes. Indica-se escolher entre uma decoração clássica ou moderna. Ou ainda, a harmonia entre esses dois estilos.

 

 

Sala moderna da Beatriz de Babilônia: Inspire-se

As paredes podem receber forração em papel de parede ou pintura, ambas as opções em cores mais fechadas como o preto, cinza, marrom e, até mesmo, tons sóbrios de verde, azul ou amarelo. Fator de suma importância nesses estilos é a iluminação que deve ser pensada de acordo com a funcionalidade dos ambientes. Escurecer os cômodos requer uma preocupação extra com esse fator. Anote mais uma dica: prefira a iluminação pontual e focada para dar destaque à ornamentação, use spots direcionáveis, pendentes e abajures, assim como aqueles encontrados na decoração da personagem de Gloria em “Babilônia”.

O mobiliário, assim como a marcenaria, segue a mesma linha de raciocínio da sala moderna. Sofás e poltronas mais robustos, estofados em tecidos naturais, ornados por almofadas lisas ou estampadas, combinam bem com mesas de centro, mesas laterais e racks que abusem de madeira, cores escuras e até detalhes em inox.

 

 

 

Tapetes e cortinas ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante e a criar a atmosfera de requinte desejada. O paisagismo pode ser estruturado com folhagens escuras, galhos secos e flores monocromáticas. O toque final dessa ambientação é feita através de peças decorativas que se destaquem e meio ao clima sóbrio. Invistam em peças de vidro, cristais, porcelanas e objetos que brinquem com o clássico e com o moderno, como candelabros, vasos, cinzeiros, livros antigos, velas e quadros com molduras trabalhadas.

 

 

 

 Avner_Posner_arquitetoAvner Posner é colaborador do Viva Decora e profissional com mais de seis anos de experiência no mercado de arquitetura de interiores. Tem como foco principal projetos residenciais, comerciais e corporativos.