Sala pequena decorada com seu estilo e necessidade

 

Na hora de elaborar uma sala pequena decorada, temos que levar em consideração qual a sua função, para que possamos utilizar os móveis certos para deixá-la mais sala ampla, confortável e com uma circulação facilitada. Devemos ficar atentos com tamanho do móvel, para que nada fique desproporcional e que os espaços sejam respeitados.

Com o programa de necessidades decidido e o mobiliário resolvido, é hora de pensar na iluminação e decoração. Uma iluminação indireta  deixa o ambiente bem acolhedor, serve de luz de efeito, luz de cinema e com isso a sala pode ser usada para receber visitas, usar a sala no dia a dia ou  ver um filme.

Aposte em revestimentos que tragam modernidade ao local, sem deixar o espaço muito carregado. O uso do espelho, além de ser peça coringa em uma decoração, eles ampliam a sala pequena decorada e trazem leveza ao ambiente.Em relação a madeira, usar  a madeira com o branco esta super na moda. Como a madeira é um elemento que é sempre atual,  você pode ficar com uma decoração por muito tempo sem ter que estar trocando a cada troca de mostruário de madeira.

Uma decoração com cores neutras te deixa a vontade para explorar cores nos detalhes como almofadas, objetos, escultura ou uma parede. Com isso a sala mesmo sendo pequena, tem uma decoração moderna, atual, elegante e com peças selecionadas que dão vida ao espaço.

 

Abaixo, alguns projetos de sala pequena decorada

 

sala pequena decorada

Móvel abaixo da janela

 

Esta sala, por ter seu tamanho reduzido, não daria para colocar o home em frente ao sofá e embaixo da Tv. Se fosse feito isso, teríamos uma circulação péssima. Uma solução foi colocar um painel de madeira na parede, intercalado o painel de espelho e um móvel embaixo da janela, que serve de apoio para receber visitas e guardar os equipamentos de TV. É muito importante ter em mente que antes de qualquer obra deve ser feito um planejamento e projeto. Neste projeto, por exemplo, todos os cabos ficaram escondidos e interligados através de conduítes embutidos na parede.

sala pequena decorada clean

 

Aqui foi usado sofá retrátil, na lateral um móvel estilo chaise, no lugar de poltrona, duas cadeiras compactas e confortáveis. O móvel do home foi usado na extensão da parede e para aproveitar melhor o espaço, foi usado prateleiras. Este é outro item importante na salas pequenas decoradas, pois são leves e dão destaque em qualquer parede.

sala pequena decorada bonita

 

Esta outra sala que teve seu layout alterado para melhor circulação da moradora do local. A parede, onde tem a TV, foi aumentada para criação de um móvel tipo cristaleira. O móvel do home, como ficou em uma passagem para os quartos, teve seu dimensionamento de acordo com a circulação necessária, de tal forma que nada ficasse apertado e seus cantos chanfrados,assim diminui as chances de alguém se machucar na marcenaria.

 

Cyntia Sabat é colaboradora do Viva Decora e arquiteta