1. Home
  2. Revista
  3. Sala
  4. 10 Salas de Estar e Jantar Decoradas para Você se Inspirar

10 Salas de Estar e Jantar Decoradas para Você se Inspirar

Para muitos, a sala de estar é o coração da casa. É o lugar perfeito para relaxar depois de um dia de trabalho, ideal para se reunir com a família e para receber os amigos em uma noite de cinema ou jogos. Ela pode ser multifuncional, integrada, compacta ou objetiva… Não importa: deixar este espaço sempre bem decorado e funcional para cada atividade que esse espaço possibilita é essencial.

Se você planeja redecorar ou assumir uma transformação na sua sala, seja ela pequena, de planta aberta ou integrada com a sala de jantar, você chegou ao lugar certo. Neste post, nós trazemos dez salas de estar e jantar decoradas para você se inspirar e fazer suas mudanças.

Ideia de apartamento com sala de estar e jantar decoradas com lambri na meia parede Foto Tok&Stok
1. Elementos com texturas como tapetes e mantas dão aconchego para a sala – Foto: Tok&Stok

Ideias para decorar a sala de estar e jantar

No momento de decorar sua sala de estar e jantar, as opções são infinitas – e isso pode ser animador e assustador ao mesmo tempo. Por isso, vale fazer algumas reflexões bastante simples antes de sair escolhendo a cor do tapete ou o modelo do sofá e da mesa de jantar.

Você deseja um espaço mais calmo para relaxar no dia a dia, ou prefere um ambiente claro e estimulante para receber visitas com frequência? De qualquer forma, é importante ter algumas referências em mãos para identificar o que mais combina com a sua personalidade e se o layout completo será funcional.

1. Sala de estar e jantar integradas

De um lado o bom e confortável sofá, tanto para passar horas em frente à TV, lendo um livro ou reunindo os amigos no final de semana. Do outro, uma mesa com cadeiras convida para as refeições, preparadas logo ao lado. 

A praticidade representada na integração de ambientes é uma ótima maneira de explorar todo o potencial de um apartamento de planta aberta, por exemplo. Nesse caso, a divisão dos ambientes por cores é importante para que suas funções também não se confundam visualmente. 

Não tenha medo de ousar: uma parede laranja é muito bem-vinda em uma composição vibrante e moderna, harmonizada com móveis mais sóbrios. Por outro lado, a cozinha abraça tons de azul e branco que reforçam a funcionalidade daquele espaço. Entre eles, a madeira, que unifica o ambiente e garante o aspecto aconchegante para todo o ambiente.

Lambri de madeira para sala de estar e jantar integradas de apartamento Foto Tok&Stok
2. A integração de ambientes facilita a organização e percepção das funções – Foto: Tok&Stok

2. Soluções para salas pequenas

Se você mora em um apartamento compacto, é bom pensar em soluções para aproveitar o máximo possível dos seus espaços. Em uma sala de estar pequena, ter peças funcionais que se adaptam às suas necessidades é um ótimo ponto de partida para uma decoração bem feita.

O detalhe do tapete sob o sofá que vai até o painel de TV dá a sensação de alongar o espaço. Pequenas mesas laterais complementam o ambiente com funcionalidade, sem poluir o visual. Para decorar, quadros paralelos incrementam o espaço e exploram a verticalização do olhar – mais uma estratégia que dá efeito de altura em salas pequenas.

E um grande ponto desta sala é a iluminação. Se possível, deixe a luz natural entrar no espaço para maximizar o espaço, destacando todos os detalhes.

Decoração clean para sala de estar e jantar de apartamento pequeno Foto Tok&Stok
3. A combinação de elementos deixa salas pequenas mais aconchegantes e funcionais – Foto: Tok&Stok

3. Sala com tendência Vintage

Peças amadeiradas, couro, elementos na cor preta e tons mais fechados são algumas das características de um visual vintage. A palavra inglesa, que significa “safra de vinho”, representa o melhor de sua época. Na aplicação desse layout na sala, a essência dos anos 50 e 60 é visto na leveza dos pés palito, sofás horizontais e limpos, bases torneadas e acabamentos contrastantes das superfícies em madeira.

Essa tendência se mistura bem com ícones contemporâneos, permitindo diferentes composições sempre que necessário. Eles podem estar tanto em vasos e quadros decorativos, como em luminárias ou mesas laterais.

Parede verde para salas de estar e jantar decoradas Foto Tok&Stok
4. A mesa de centro cria um novo ponto focal para a sala vintage, que distribui elementos sóbrios e aconchegantes – Foto: Tok&Stok

4. Sala de jantar clean e minimalista

Um design moderno pode estar na simplicidade de uma decoração minimalista e clean. Use menos elementos, cores e texturas para criar um espaço ousado, mas sutil. O contraste de cores nos detalhes, como espelhos, cadeiras e poltronas. 

Espaços assim são também funcionais e objetivos, ideais para pessoas com perfis práticos e modernos. Ao mesmo tempo, cria-se uma atmosfera delicada e atenciosa nos detalhes, que são vistos na escolha dos pisos, luminárias pendentes e linhas dos móveis que harmonizam.

Salas de estar e jantar decoradas com estilo minimalista Foto TokEStok
5. Em uma sala de estar ou jantar minimalistas, você pode levar interesse com os móveis e acessórios – Foto: Tok&Stok

5. Ambiente aconchegante e funcional

Em mais uma área reduzida, o uso de móveis multiuso é uma solução salva-vidas. Nesse cenário, escolha móveis mais neutros, que não vão brigar um com o outro visualmente. Peças multifuncionais deixam o espaço versátil e ajudam a manter o ambiente sempre organizado, além de otimizar cada centímetro da sua sala.

Para uma sensação de conforto e aconchego, peças texturizadas e arredondadas são ideais. Por isso, a mesa redonda é perfeita para espaços compactos, facilitando a circulação. Para complementar, luminárias com esse formato deixam um charme especial enquanto cumprem seu papel.

Apartamento pequeno com salas de estar e jantar decoradas integradas Foto Tok&Stok
6. Os tons neutros predominantes deixam a sala coesa e harmônica, ideal para salas pequenas – Foto: Tok&Stok

6. Clima contemporâneo à mesa

Esta inspiração de sala de jantar vai para os modernos de plantão. O contraste das cores predominantes – rosa e azul – não assusta, mas conversa delicadamente com tons complementares como o dourado. Ao mesmo tempo, a madeira presente nas cadeiras traz o toque acolhedor e convidativo ao espaço, um aspecto importante para qualquer sala.

O estilo contemporâneo é bastante flexível e recebe bem mudanças e inserções de elementos. Ao mesmo tempo, ele é elegante e linear, sendo coerente com os itens que o compõem. Neste caso, o colorido dá lugar para uma selecionada padronização de cores e materiais que tornam o espaço único.

Decoração moderna para sala de jantar azul com cadeiras rosas e cinza Foto Tok&Stok
7. O contraste suave do rosa com o azul é arrematado pelos detalhes em rosé-gold, criando uma atmosfera sóbria e delicada ao mesmo tempo – Foto: Tok&Stok

7. Sala de estar e jantar em planta aberta

Se sua casa ou apartamento são projetos em planta aberta, você tem a oportunidade de espalhar – com sabedoria – os móveis pelo espaço, usando bem o centro do ambiente. Um sofá modular é uma excelente opção para este cenário, já que suas células podem ser inseridas e modificadas sempre que necessário.

Para acompanhar o modelo, mesas laterais e de centro servem como apoio necessário para itens de uso constante, peças de decoração e pequenas luminárias. Mas vale um ponto de atenção: com um espaço sem delimitações, fica mais fácil perder a mão e exagerar na quantidade de peças.

Sendo assim, mesmo o espaço sendo amplo, pense nas atividades que você deve praticar na sala, desde assistir TV até trabalhar. Assim, você leva para o ambiente apenas os itens que realmente vai precisar e não deixa o visual carregado de informações (e objetos).

Salas de estar e jantar decoradas com sofa modular rosa Foto TokEStok
8. Ter um sofá modular possibilita diferentes montagens, guiadas pelo tamanho do espaço e estilo de decoração – Foto: Tok&Stok

8. Tons neutros que encantam

A sensação de aconchego pode ser uma criação por elementos. Desde tecidos com texturas, móveis aproximados, até plantas e quadros delicados são alguns deles. Além disso, cores neutras como o bege e o cinza claro deixam o ambiente flexível visualmente para qualquer mudança.

Flores da estação na mesa lateral ou almofadas sobre o sofá dão um toque de cor certeiro ao espaço, deixando o visual mais interessante. Para quem gosta do clima familiar e clássico sem perder funcionalidade, este é o melhor caminho.

Decoração de salas de estar e jantar integradas com cozinha em cores neutras Foto TokEStok
9. Um ambiente todo neutro abre possibilidades de mudanças a partir dos detalhes, seja nos acessórios, nas almofadas ou nos itens decorativos – Foto: Tok&Stok

9. Home office na sala de estar

Trabalhar em casa é uma grande facilidade que muitas profissões possibilitam, mas é importante ter um espaço dedicado para não misturar os dois universos no dia a dia. A sala de estar é um ótimo ambiente para instalar seu home office, e se organizar bem é uma necessidade.

Em um layout de planta aberta, um elemento bastante funcional trabalha para os dois lados: a estante vazada. Enquanto organiza objetos importantes – tanto para a sala de estar como para a área de trabalho -, o móvel não quebra o campo de visão e mantém o clima acolhedor para ambas as atividades.

Vasos de plantas ajudam nesse cenário, já que elas inspiram relaxamento da mente, são umidificadores naturais e ainda potencializam a criatividade. Para concluir a composição afetiva, as peças em madeira dão um toque de rusticidade e quebram a frieza do ambiente – principalmente se ele tiver materiais frios como ferro, vidro, cerâmica e outros.

Cores claras para sala de estar e jantar decoradas com moveis em madeira Foto TokEStok
10. A madeira e as plantas no ambiente criam um cenário de tranquilidade e bem-estar – Foto: Tok&Stok

10. Elegância e charme para uma sala 2 em 1

De um lado estar, do outro, jantar. A sala que acolhe uma boa conversa entre amigos também recebe uma mesa posta para encantar a família. E tudo isso pode acontecer como se todos os dias fossem uma ocasião especial, com uma decoração mais requintada e detalhista.

Enquanto o sofá atrai olhares por sua parceria com a parede, a poltrona completa o espaço com maestria. As almofadas reforçam a temática das cores, mostrando a importância da paleta escolhida para todo o ambiente, que passa a sensação de calma e segurança segundo a psicologia das cores.

Honrando a tendência Dark Deco, as peças em preto marcam presença junto a clareza do tapete e aparecem também na sala de jantar, compondo todo o espaço de forma harmoniosa e coerente.

Meia parede azul e branca com boiserie para sala de estar e jantar decoradas Foto TokEStok
11. Aposte no contraste de cores para criar um ambiente moderno e acolhedor – Foto: Tok&Stok

Agora que você já tem dez salas de estar e jantar para se inspirar, reúna as peças que você vai precisar para montar uma decoração especial e personalizada – ou seja, com a sua cara. Depois disso, é só marcar aquela noite de filmes ou de degustação de queijos para aproveitar o máximo dos seus novos-já-conhecidos ambientes.

Este conteúdo foi produzido pela Tok&Stok, que reúne dicas e inspirações de decoração no blog #TokEmCasa.

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Mesa de Centro: Saiba Como Escolher Para Salas Modernas

Cristaleira de Vidro: +62 Modelos Modernos e Dicas de Como Arrumar 

O colar decorativo de mesa pode ser feito com diferentes materiais. Fonte: Escultura Malba

Colar de Mesa: +60 Modelos e Dicas de Como Usar e Fazer

Invista em quadros para sala grande

Quadros Grandes Para Sala: +80 Modelos e Dicas Para Acertar na Peça

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz