1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Suculenta Orelha de Elefante: Dicas e Cuidados Essenciais Para Seguir

Suculenta Orelha de Elefante: Dicas e Cuidados Essenciais Para Seguir

A suculenta orelha de elefante é a planta que não pode faltar no seu jardim. Nativa da África do Sul, essa planta rústica e de fácil cultivo é ideal para ornamentação da área externa, já que no inverno quando cultivada em sol pleno, as margens de suas folhas ficam completamente vermelhas e se mantém assim até a primavera.

Não à toa que elas têm sido muito usadas na composição do paisagismo de diferentes casas, escritórios e espaços comerciais. Por isso, se você está em busca de uma planta diferenciada para o seu jardim a dica é apostar na suculenta orelha de elefante. Conheça de perto suas características, formas de cultivo e propagação.

A suculenta orelha de elefante é uma planta nativa da África. Fonte: Country Living Magazine
1. A suculenta orelha de elefante é uma planta nativa da África. Fonte: Country Living Magazine

Planta orelha de elefante suculenta: Características e Curiosidades

A suculenta orelha de elefante cujo nome científico é Kalanchoe tetraphylla pertence à família Crassulaceae. Nativa da África do Sul, a suculenta orelha de elefante se destaca pela textura, formato e cor exuberante de suas folhas largas, arredondadas e suculentas.

Dependendo da temperatura ambiente e do nível de insolação as folhas da suculenta orelha de elefante podem apresentar tons de verde claro, azulado ou amarelo creme com bordas avermelhadas.

A planta orelha de elefante suculenta sempre está colorida quando bem cuidada. Fonte: Aline Soares
2. A planta orelha de elefante suculenta sempre está colorida quando bem cuidada. Fonte: Aline Soares

Perfeita para compor um lindo jardim com pedras, a suculenta orelha de elefante é tolerante à seca e a salinidade do litoral e deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra. Vale ainda comentar que as margens das folhas em tons avermelhados se intensificam quando a planta está sob sol pleno, principalmente durante o frio do inverno.

Planta orelha de elefante suculenta: suas folhas achatados que deram origem ao seu nome. Fonte: Jardim Exótico
3. Planta orelha de elefante suculenta: suas folhas achatados que deram origem ao seu nome. Fonte: Jardim Exótico

Que tamanho fica a orelha de elefante?

A suculenta orelha de elefante pode chegar até dois metros de altura com folhas carnudas de aproximadamente um metro, portanto certifique-se que o seu jardim tenha esse espaço para que a planta possa se desenvolver de forma saudável.

A suculenta orelha de elefante é uma planta que se destaca pelo formato, textura e cor de suas folhas. Fonte: Hablemos de Flores
4. A suculenta orelha de elefante é uma planta que se destaca pelo formato, textura e cor de suas folhas. Fonte: Hablemos de Flores

Como é a flor da suculenta orelha de elefante?

A suculenta orelha de elefante flor é uma planta monocárpica, ou seja, floresce uma vez na vida e depois morre. A planta suculenta orelha de elefante chega à maturidade entre três e quatro anos – neste período surge uma haste com a suculenta orelha de elefante flor. Vale comentar, que essas suculentas quando cultivadas em viveiros podem atingir a floração com cerca de um ano de vida.

Suculenta orelha de elefante flor. Fonte: Flores e Folhagens
5. Suculenta orelha de elefante flor. Fonte: Flores e Folhagens

Como cuidar de suculenta orelha de elefante?

Assim como outros tipos de suculentas, a planta orelha de elefante também é simples de se cuidar. No entanto, é preciso estar atento a algumas dicas importantes para que a suculenta orelha de elefante possa crescer de forma saudável.

Substrato arenoso e leve

O ideal é que você utilize um solo mais arenoso, leve e não argiloso. E caso a sua suculenta orelha de elefante esteja em um vaso, escolha um que possui orifícios de drenagem para que a água não acumule no recipiente.

Fique atento às regas

As regas precisam ser espaçadas e devem ocorrer apenas quando o solo estiver bem seco. Isso porque, a planta é muito sensível ao encharcamento.

Cultive-a no local certo

Apesar da orelha de elefante resistir a temperaturas de até -5°C e sobreviverem em locais de meia sombra, seu crescimento nesses ambientes acaba sendo mais demorado e a planta acaba não se desenvolvendo bem. Por isso, recomenda-se cultivar em locais de sol pleno, de forma que a margem das suas folhas também possam ficar mais avermelhadas.

Aprenda como cuidar de suculenta orelha de elefante. Fonte: Détente Jardin
6. Aprenda como cuidar de suculenta orelha de elefante. Fonte: Détente Jardin

Cuidado com as pragas

Pulgões e cochonilhas gostam de se alimentar da suculenta orelha de elefante. Por isso, na presença deles procure utilizar um inseticida natural para removê-los.

Faça a manutenção

É fundamental realizar de tempos em tempos a manutenção na suculenta orelha de elefante. Se a planta estiver no vaso procure trocá-la de recipiente pelo menos uma vez a cada ano. Agora se a planta estiver plantada no jardim sempre que for necessário retirar folhas mortas ou mal cuidadas.

A suculenta orelha de elefante é uma planta que pode atingir até 60 cm de altura. Fonte: The Succulent Eclectic
7. A suculenta orelha de elefante é uma planta que pode atingir até 60 cm de altura. Fonte: The Succulent Eclectic

Como fazer muda de suculenta orelha de elefante?

Afinal, como fazer muda de suculenta orelha de elefante? A suculenta orelha de elefante pode se multiplicar por estacas de folhas, por filhotes e por sementes.

A suculenta orelha de elefante pode ser propagada por meio de folhas destacadas da planta mãe. Essas folhas quando colocadas na terra formam raízes em suas extremidades e podem gerar novas mudas com o passar do tempo.

Outra forma de como fazer muda de suculenta orelha de elefante é por meio da separação de brotos laterais, que são formados a partir da base da planta mãe. Esses pequenos brotos retirados da planta mãe são replantados em outros vasos dando origem a novas plantas.

A suculenta orelha de elefante pode se multiplicar por estacas de folhas, por filhotes e por sementes. Fonte: Mercado Livre
8. A suculenta orelha de elefante pode se multiplicar por estacas de folhas, por filhotes e por sementes. Fonte: Mercado Livre

A multiplicação da suculenta orelha de elefante também pode acontecer por semente, porém é um processo mais demorado e incerto, já que algumas sementes podem não germinar.

A suculenta orelha de elefante é uma planta com folhas grandes, planas, arredondadas e carnudas. Fonte: Flores e Folhagens
9. A suculenta orelha de elefante é uma planta com folhas grandes, planas, arredondadas e carnudas. Fonte: Flores e Folhagens

E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculenta orelha de elefante? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Terrário de Suculentas: +72 Modelos e Dicas de Como Montar em Casa” e descubra como montar e cultivar um lindo terrário de suculentas e cactos dentro de casa.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

A pitaya e uma fruta que melhora a digestão, reduz o colesterol e fortalece o sistema imunológico. Fonte Diário do Nordeste

Como Plantar Pitaya: Benefícios e 4 Formas de Cultivar a Fruta em Casa

O asplênio tem a capacidade de melhorar a qualidade do ar da sua casa. Fonte: Hipó Cheio de Vida

Asplênio: Tipos, Benefícios, Como Cuidar e Usar na Decoração

32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa

Begônia Rex: Como Cuidar, +42 Vasos Fascinantes Para Decorar Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz