1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Como Cuidar de Suculenta Orelha de Shrek: Tudo Sobre o Assunto

Como Cuidar de Suculenta Orelha de Shrek: Tudo Sobre o Assunto

A suculenta orelha de shrek é um tipo de planta que certamente irá trazer alegria para a decoração da sua casa, home office ou espaço comercial. Formada por folhas carnudas tubulares com formato de trombetas, sua marca registrada está associada às famosas orelhas do Shrek, o famoso ogro dos filmes infantis.

Por isso, se você deseja apostar em suculentas diferenciadas, recomendo cultivar essas “belezinhas” no seu ambiente. Aprenda como plantar suculenta orelha de shrek e se encante pela beleza de suas folhas e flores. Confira!

A suculenta orelha de shrek é também conhecida como “Gollum Jade” e “Finger Jade”. Fonte: Green and Vibrant
1. A suculenta orelha de shrek é também conhecida como “Gollum Jade” e “Finger Jade”. Fonte: Green and Vibrant

Como cuidar da suculenta orelha de shrek?

A suculenta orelha de shrek também conhecida como “Gollum Jade,” “Finger Jade” é uma planta que pertence à família Crassulaceae. Originária da África do Sul, a característica mais marcante da suculenta orelha de shrek são suas folhas tubulares com tom verde brilhante, acrescidas de uma mancha avermelhada na parte superior, por isso sua associação às orelhas do famoso personagem Shrek.

Vale ainda mencionar que para algumas pessoas, as folhas tubulares da orelha de shrek suculenta se assemelham aos corais subaquáticos, principalmente quando as manchas em tons de vermelho crescem, seja pela exposição constante ao sol ou pelo aumento do gás carbônico.

Quanto ao crescimento pode-se afirmar que a suculenta orelha de shrek cresce lentamente podendo chegar aos 60 cm de largura e 80 cm de altura.

  • Iluminação: a suculenta orelha de shrek aprecia muita luz natural, por isso é importante que o seu cultivo seja feito em sol pleno ou sob sombra parcial. Quanto mais luz natural a orelha de shrek suculenta recebe, mais manchas vermelhas são formadas em suas folhas;
  • Solo: a suculenta orelha de shrek gosta de solos arenosos, com boa drenagem e PH neutro. Vasos e terrários de suculentas são alguns dos recipientes normalmente usados para o seu cultivo, porém a suculenta orelha de shrek também se adapta ao solo de jardins;
  • Rega: a rega da suculenta orelha de shrek deve ser realizada de forma espaçada, de modo a deixar secar o solo entre uma irrigação e outra;
  • Poda: o vaso com suculenta orelha de shrek não requer grandes podas. De tempos em tempos é necessário fazer a eliminação de ramos e folhas secas.
Algumas pessoas afirmam que a suculenta orelha de shrek se parece com corais subaquáticos. Fonte: Blog Horticulist
2. Algumas pessoas afirmam que a suculenta orelha de shrek se parece com corais subaquáticos. Fonte: Blog Horticulist

Porque a suculenta orelha de shrek murcha?

Folhas murchas na suculenta orelha de shrek podem indicar falta de água. Para reverter a situação procure regar os vasos para suculentas, evitando que o solo fique encharcado.

A suculenta orelha de shrek cresce lentamente podendo chegar aos 80 centímetros de altura. Fonte: Casa e Festa
3. A suculenta orelha de shrek cresce lentamente podendo chegar aos 80 centímetros de altura. Fonte: Casa e Festa

Como é a suculenta orelha de shrek da flor?

Afinal, como é a flor da orelha de shrek? A floração da suculenta orelha de shrek surge no final do outono e se estende até o começo do inverno. As flores são pequenas, brancas ou rosadas, com formato de estrela e estames cor de rosa.

Suculenta orelha de shrek da flor: as flores tem formato de estrela, são pequenas e brancas. Fonte: Mercado Livre
4. Suculenta orelha de shrek da flor: as flores tem formato de estrela, são pequenas e brancas. Fonte: Mercado Livre

A floração da suculenta orelha de shrek da flor só ocorre quando a planta está exposta à luz solar direta. Na área externa da casa, essas suculentas podem ser cultivadas em vasos, floreiras de madeira, jardineiras ou jardim com pedras. Com o passar do tempo elas podem formar uma arvoreta ou um lindo bonsai.

Suculenta orelha de shrek da flor. Fonte: Planta Sonya
5. Suculenta orelha de shrek da flor. Fonte: Planta Sonya

Como fazer muda de suculenta orelha de shrek? 

Para propagar a orelha de shrek suculenta basta cortar suas folhas saudáveis e fincar no solo em um berçário. No entanto, esse processo acaba sendo um pouco demorado por se tratar de uma planta de crescimento lento.

A orelha de shrek suculenta se propaga por meio de estacas. Fonte: Terrários & Suculentas
6. A orelha de shrek suculenta se propaga por meio de estacas. Fonte: Terrários & Suculentas

Por isso, não perca mais tempo e aprenda como fazer muda de suculenta orelha de shrek em casa. Multiplique os vasos, cachepot de vidro, terrários e mini jardim, seja para decorar o ambiente, presentear ou ganhar um renda extra com estas plantas.

Vaso com suculenta orelha de shrek. Fonte: Criativa Plantas
7. Vaso com suculenta orelha de shrek. Fonte: Criativa Plantas

Onde colocar o vaso com suculenta orelha de shrek na decoração?

Na decoração a suculenta orelha de shrek pode ser usada em diferentes ambientes, desde que esteja em um local fresco, arejado e que receba uma certa dose de iluminação natural. Na sala de estar, ela pode ser colocada sobre o painel para TV, mesa de centro ou até mesmo sobre o aparador.

Suculenta orelha de shrek: a floração só acontece quando a planta está exposta à luz solar direta. Fonte: Como fazer em Casa
8. Suculenta orelha de shrek: a floração só acontece quando a planta está exposta à luz solar direta. Fonte: Como fazer em Casa

Na sala de jantar a suculenta orelha de shrek pode trazer um toque fresco e verde para a decoração do centro da mesa de jantar. Por isso, a escolha do vaso de suculentas também é muito importante, já que o mesmo deve se conectar com os demais elementos do espaço.

Quanto a poda a suculenta orelha de shrek apenas a eliminação de folhas e ramos secos. Fonte: Society 19
9. Quanto a poda a suculenta orelha de shrek apenas a eliminação de folhas e ramos secos. Fonte: Society 19

No quarto a suculenta orelha de shrek pode ser colocada sobre o criado-mudo, cômoda ou até mesmo sobre a penteadeira do ambiente, trazendo um toque divertido e descontraído para o décor.

Vaso com suculenta orelha de shrek. Fonte: Florgeous
10. Vaso com suculenta orelha de shrek. Fonte: Florgeous

E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculenta orelha de shrek? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas” e descubra como formar lindos arranjos em vasos, formando bordaduras ou forrando o solo do seu quintal.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Plantas Perfeitas Para Ter no Escritório

Flor Preta: Conheça os Tipos, Significado e +40 Ideias Lindas

Confira as tendências para decorar a casa com flores. Fonte: Casinha Arrumada

Outubro Rosa: 3 Tendências Para Decorar a Casa com Flores

Conheça diversas espécies de plantas fáceis de cuidar

+42 Espécies de Plantas Fáceis de Cuidar Para Ter em Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz