1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. 16 Espécies de Suculentas de Sol Para Você Cultivar em Casa

16 Espécies de Suculentas de Sol Para Você Cultivar em Casa

As suculentas de sol são plantas muito resistentes e que tem grande capacidade de absorver e armazenar água em suas folhas, caules e raízes. Essas plantas também exigem poucos cuidados de cultivo, tornando-se ideais para aqueles que desejam iniciar seus primeiros passos na jardinagem.

Na natureza existem diversas espécies de suculentas que gostam de sol, não é à toa que muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual delas cultivar em casa. Pensando nisso, preparamos uma lista especial com 16 espécies de suculentas de sol que certamente irão deixar sua decoração muita mais linda e acolhedora. Afinal, quais suculentas gostam de sol? Confira agora!

As suculentas de sol são plantas muito resistentes
1. As suculentas de sol são plantas muito resistentes. Fonte: Amo Plantar

Confira 16 espécies de suculentas de sol e cultive-as em casa

As suculentas são excelentes plantas para equilibrarem as emoções e trazerem beleza e qualidade de vida aos ambientes. Por isso, em se tratar de suculentas de sol é importante ficar atento sobre quais são as espécies que necessitam dessa grande luminosidade para se desenvolverem bem.

Mas, afinal, quais suculentas gostam de sol? Confira abaixo uma lista com 16 espécies de suculentas de sol e cultive-as em casa. Prepare as floreiras e os vasos para suculentas e mãos a obra!

1. Suculenta Senécio Azul

Nativa da África do Sul, a planta senécio azul faz parte da lista de suculentas de sol. Suas folhas são de cor azul acinzentado e muito carnosas. Já suas flores, que surgem no verão, são pequenas e brancas. Essas suculentas de sol são muito usadas na decoração de jardins, formando bordaduras, forrações, maciços. Essa espécie também se desenvolve muito bem em floreiras e vasos decorativos, desde que recebem grande luminosidade durante o dia.

Suculentas de sol: as folhas do senécio azul são de cor azul acinzentado e muito carnosas
2. Suculentas de sol: as folhas do senécio azul são de cor azul acinzentado e muito carnosas. Fonte: Homes To Love AU

2. Suculenta Sedum

A suculenta sedum também faz parte da lista de espécies de suculentas de sol. A planta é formada minúsculas e delicadas folhas gorduchas. Vale comentar que a coloração de suas folhas varia de acordo com os níveis de luminosidade aos quais a planta é submetida. Por exemplo, quando a planta é cultivada em sol pleno, em áreas externas, ela assume uma coloração amarelada. Agora, quando a planta é cultivada em ambientes mais sombreados, a suculenta ganha um aspecto mais esverdeado.

Suculentas de sol: a suculenta sedum é formada minúsculas e delicadas folhas gorduchas
3. Suculentas de sol: a suculenta sedum é formada minúsculas e delicadas folhas gorduchas. Fonte: Terral

3. Suculenta Sempervivum Tectorum

Nativa da Europa, a suculenta sempervivum tectorum, também faz parte da lista de espécies de suculentas de sol. A planta apresenta ciclo perene e pode atingir até 20 centímetros de altura. As folhas dessas suculentas de sol são verdes, com pontas avermelhadas e crescem em formato de roseta. Se desenvolvem bem quando cultivadas em solo fértil e arenoso.

Suculentas de sol: essas plantas crescem em formato de roseta
4. Suculentas de sol: essas plantas crescem em formato de roseta. Fonte: Greenhouse Suculentas

4. Suculenta Sedum Morganianum

A suculenta sedum morganianum, popularmente conhecida como suculenta rabo de burro, também faz parte da lista de suculentas de sol. Nativa do México e Honduras, a planta pertence ao grupo das suculentas pendentes de sol, podendo atingir até 1,5 metros de altura. Suas folhas apresentam cor verde-azulada, são carnudas, pontiagudas e delicadas, já que caem ao menor toque.

A planta rabo de burro pertence ao grupo das suculentas pendentes de sol
5. A planta rabo de burro pertence ao grupo das suculentas pendentes de sol. Fonte: Club Suculentas

5. Cacto margarida

Nativa da África do Sul, a planta cacto margarida (Lampranthus) também faz parte da lista de espécies de suculentas de sol. Essa espécie apresenta crescimento rasteiro e suas folhagens são muito semelhantes a planta onze-horas. Essas suculentas de sol se desenvolvem muito bem quando cultivadas em solos ricos em matéria orgânica e que tenha uma boa capacidade de drenagem. As flores aparecem sempre na primavera e no verão, sempre na cor rosa.

Suculentas de sol: o cacto margarida apresenta crescimento rasteiro
6. Suculentas de sol: o cacto margarida apresenta crescimento rasteiro. Fonte: World of Succulents

6. Kalanchoe

A planta Kalanchoe, também conhecida como Erva-da-Costa, Coerana e Flor da Fortuna, também pertence ao grupo de suculentas de sol. De origem africana, essas suculentas que gostam de sol são muito resistentes ao calor e suas folhas suportam a escassez de água. Na natureza, a Kalanchoe pode ser encontrada nas cores rosa, lilás, branca, amarela, vermelha e laranja.

Suculentas de sol: a Kalanchoe deve ser adubada anualmente para estimular a sua floração
7. Suculentas de sol: a Kalanchoe deve ser adubada anualmente para estimular a sua floração. Fonte: Garden Goods Direct

7.  Suculenta Graptoveria

Para quem não sabe a Graptoveria é o gênero de suculentas híbridas entre Graptopetalum x Echeveria. Essas suculentas de sol se propagam por folhas caídas como as Graptopetalum, e formam rosetas como as Echeveria (suculenta rosa de pedra). Perfeitas para compor um lindo jardim de suculentas.

Suculentas de sol: a Graptoveria são perfeitas para compor um lindo jardim de suculentas
8. Suculentas de sol pleno: a Graptoveria são perfeitas para compor um lindo jardim de suculentas. Fonte: Flickr

8. Suculenta Haworthia Fasciata

A Haworthia Fasciata popularmente conhecida como suculenta zebra também pertence ao grupo de suculentas de sol. Essa planta verde de listras brancas apresenta uma beleza exótica muito apreciada em jardins com pedras. Nativa da África do Sul, essas suculentas de sol são muito resistentes a altas temperaturas e podem crescer até 20 centímetros.

Suculentas de sol: a Haworthia Fasciata é popularmente conhecida como suculenta zebra
9. Suculentas de sol: a Haworthia Fasciata é popularmente conhecida como suculenta zebra. Fonte: Elo7

9. Suculenta Portulacaria afra

A Portulacaria Afra, também conhecida como Arbusto-do-elefante ou Grama-do-elefante, pertence ao grupo das espécies de suculentas de sol. Nativa da África do Sul, essas suculentas apresentam galhos, brotos e folhas carnudas com capacidade de armazenar água por longos períodos. A planta é muito resistente e resiliente, já que se desenvolve até mesmo em solos pobres em nutrientes.

Suculentas de sol: a Portulacaria Afra consegue armazenar água por longos períodos
10. Suculentas de sol: a Portulacaria Afra consegue armazenar água por longos períodos. Fonte: IStock

10. Suculenta Avelós

Nativo da África, a planta Avelós (Euphorbia Tirucalli) é um arbusto que pode crescer até 5 metros de altura. Formada por ramos verdes e suculentos, a Avelós é muito tolerante ao sol e ao sal, por isso normalmente é cultivada em jardins perto da praia. Essas suculentas de sol podem ser usadas no jardim como plantas isoladas ou como cerca viva.

Suculentas de sol: a Euphorbia Tiruacalli é normalmente cultivada em jardins perto da praia
11. Suculentas de sol: a planta Avelós (Euphorbia Tiruacalli) é normalmente cultivada em jardins perto da praia. Fonte: Cristina Braga

11. Moraea Tortilis

As suculentas raras da espécie Moraea Tortilis, também conhecidas como “spiral grass” (grama espiral), são bem resistentes à seca. Originárias da África do Sul e Namíbia, essas suculentas de sol e raras se desenvolvem bem quando cultivadas em solo aerados, bem drenados e fertilizados. Suas folhas encaracoladas e em tom verde-claro apresentam uma beleza exótica.

Suculentas de sol e raras: a Moraea Tortilis também é conhecida como “spiral grass" (grama espiral)
12. Suculentas gostam de sol e raras: a Moraea Tortilis também é conhecida como “spiral grass” (grama espiral). Fonte: Minha Suculenta Colorida

12. Monilaria Obconica

Endêmicas da região árida da Namíbia, região da Namaqualand e da África do Sul, as suculentas de sol pleno da espécie Monilaria Obconica apresentam estrutura folicular exótica que se assemelha com orelhas de coelho. Contudo, com o passar do tempo essas suculentas de sol pleno crescem e perdem essa aparência fofa e adorável.

Suculentas de sol: as folhas da Monilaria Obconica se assemelham com orelhas de coelho
13. Suculentas de sol: as folhas da Monilaria Obconica se assemelham com orelhas de coelho. Fonte: Shopee

13. Adromischus Maculatus

As suculentas de sol da espécie Adromischus Maculatus são também conhecidas como “gotas de chocolate”. Nativas da África do Sul, essas suculentas de sol são consideradas raras e apresentam folhas ovais, achatadas e pontilhadas em tom marrom. Essa espécie pode atingir até 20 cm de altura.

Suculenta de sol: a planta Adromischus Maculatus é também conhecida como "gotas de chocolate"
14. Suculenta de sol: a planta Adromischus Maculatus é também conhecida como “gotas de chocolate”. Fonte: GardenBeast

14. Aloe Vera ou Babosa

A Aloe Vera também conhecida como babosa também faz parte do grupo de suculentas de sol. Essa planta  pode ser cultivada em vasos, jardineiras, terraços, varandas e jardins. Quando atinge sua fase adulta, a planta chega a produzir de 15 a 30 folhas por ano. Suas folhas são firmes, carnosas e além de agregar beleza na decoração da ambiente também oferecem inúmeros benefícios para a saúde (tem ação cicatrizante;, ajuda na hidratação da pele e cabelos, etc).

Suculentas de sol: a Aloe Vera é também conhecida como babosa
15. Suculentas de sol: a Aloe Vera é também conhecida como babosa. Fonte: Bloomscape

15. Suculenta Aeoniums

Nativa das Ilhas Canárias e Norte da África, as suculentas de sol da espécie Aeoniums são formadas por folhas em forma de colher, podendo atingir uma altura de 1 m ou menos de 15 cm, dependendo da variedade. Dependendo da espécie, as flores podem ser brancas, amarelas ou rosadas, tem formato de estrela e nascem no final da primavera.

Suculentas de sol: a planta Aeoniums são nativas das Ilhas Canárias e Norte da África
16. Suculentas gostam de sol: a planta Aeoniums são nativas das Ilhas Canárias e Norte da África. Fonte: Gardeners World

16. Agave

Nativa do México, a planta Agave pertence ao grupo de suculentas de sol. Essas plantas são bem resistentes, apresentam folhas suculentas, espessas, sem espinhos e se adaptam bem em terrenos secos. A Agave multiplica-se facilmente por meio de novos brotos gerados a partir do caule principal.

Suculentas gostam de sol: a Agave multiplica-se facilmente por meio de brotos gerados no caule principal
17. Suculentas gostam de sol: a Agave multiplica-se facilmente por meio de brotos gerados no caule principal. Fonte: NeuDesigns

E aí, o que você achou dessa matéria sobre suculentas de sol? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “32 Espécies de Suculentas de Sombra Para Cultivar em Casa”,  descubra quais espécies de suculentas se adaptam melhor a ambientes mais escuros.

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Cacto bola grande. Fonte: Vecteezy

Cacto Bola: 7 Tipos, Dicas de Cultivo e Formas de Usar na Decoração

Árvore da Felicidade: Dicas de Como Cuidar da Planta que Atrai Sorte

As folhas da comigo ninguém pode são tóxicas. Fonte: Portal Vida Livre

Comigo-Ninguém-Pode: Significado, 7 Tipos, Cuidados e Como Cultivar

Pote de vidro para terrário fechado e tampa de cortiça. Fonte: Decor Fácil

Terrário Fechado: Plantas Ideais, Vidros Que Combinam e Tutorial Fácil

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz