Viva Decora Home Shop

Tapete ou Carpete: Saiba Qual o Melhor Para Sua Casa

Categorias: Decoração de casa

Não há certo ou errado, mas o mais adequado para cada necessidade, gosto ou estilo. Conheça as vantagens de usar tapete ou carpete e veja como fazer do seu piso o grande foco do ambiente.

Pode não parecer logo de cara, mas o piso pode ser o ponto de partida para o design de um ambiente. Ele se destaca em cor, textura e até na sensação de acolhimento de um espaço. Por isso, é comum surgirem dúvidas na hora de escolher entre tapete ou carpete, ou até saber quais são as combinações ideais para ter um toque macio sob os pés em casa sem deixar o estilo de lado.

Tapetes ou carpetes também podem ser usados como parte estrutural do ambiente, criando um tipo de base para apoiar seus móveis com firmeza. Para te ajudar a fazer a escolha ideal para o seu espaço, estilo e necessidades, leia o artigo a seguir com dicas e inspirações para deixar sua casa confortável e sempre bem decorada – começando por baixo.

1. Tapetes ou carpetes: confira dicas e inspirações para deixar sua casa confortável e sempre bem decorada. Fonte: Tok&Stok

Veja também:

Tapetes ou carpetes: Qual o melhor?

Como praticamente tudo na decoração, não há regras definitivas para escolher entre as opções. O uso do ambiente, o estilo adotado para ele e até o clima predominante na região podem ser fatores de decisão entre tapetes ou carpetes. É importante ter em mente as suas escolhas para os espaços, a frequência que você recebe visitas e até mesmo se faz reformas periodicamente.

Nesse caso, comece pensando nos objetivos de cada ambiente e se determinada escolha para o piso vai atender você adequadamente, considerando conforto, praticidade na limpeza e a decoração. Para conhecer mais sobre as características e vantagens de cada um, listamos os benefícios do carpete e do tapete para você fazer a melhor escolha.

2. Tapetes ou carpetes: não há regras definitivas para escolher entre as opções. Fonte: Tok&Stok

Vantagens do carpete

3. Tapetes ou carpetes: o carpete é um elemento que cria imediatamente uma atmosfera acolhedora e confortável. Fonte: Tok&Stok

Como escolher o carpete ideal para sua casa

Material: Existem diferentes materiais de carpete para residências, e este é um dos critérios para você fazer a escolha ideal. Os carpetes de lã, por exemplo, são ideais para ambientes com design sofisticado, como na decoração contemporânea ou em art déco. Por outro lado, não é recomendado para ambientes onde há consumo de comida, já que esse material se desgasta com o uso de produtos químicos de limpeza.

O carpete de nylon é bastante indicado por ter uma manutenção mais simples que os demais e não acumularem sujeira facilmente. Da mesma forma, o carpete de poliéster é bem semelhante ao de nylon, mas suas fibras acumulam poeira com mais facilidade.

4. Tapetes ou carpetes: existem diferentes materiais de carpete para residências. Fonte: Tok&Stok

Cores: Este é um ponto bastante importante na hora de escolher o carpete. Opte por tons que vão compor harmoniosamente com a decoração do ambiente e vão favorecê-lo visualmente. Enquanto cores mais claras e neutras combinam com praticamente todos os estilos, os tons mais vibrantes são indicados para espaços modernos – mas que devem ser colocados com cuidado para não dar um efeito carregado.

5. Tapetes ou carpetes: opte por tons que vão compor harmoniosamente com a decoração do ambiente. Fonte: Tok&Stok

Por outro lado, as cores escuras como o cinza, azul petróleo e até o preto são recomendadas para escritórios ou salas de TV, por deixar o clima mais aconchegante e com menos reflexo. A sujeira também fica menos aparente, mas esses tons dão a sensação de que o espaço é menor.

6. Tapetes ou carpetes: cores mais claras e neutras combinam com praticamente todos os estilos. Fonte: Tok&Stok

Vantagens do tapete

7. Tapetes ou carpetes: se você tem animais domésticos ou filhos pequenos em casa, o tapete pode ser a melhor escolha. Fonte: Tok&Stok
8. Tapetes ou carpetes: para os alérgicos a poeira, ácaro e pelos de animais, o tapete é a melhor opção, principalmente se forem de pelos curtos. Fonte: Tok&Stok

5 fatores para considerar ao escolher um tapete

  1. Tamanho: Mesmo escolhendo um tapete, peça que não vai cobrir todo o piso, é importante se certificar de que ele tem o tamanho certo para seu espaço. Ele pode ser grande o suficiente para delimitar ambientes integrados – como sala de estar e de jantar – ou pequeno para criar um aspecto charmoso e confortável um um canto do ambiente.
  2. Cor: Um tapete pode ser o ponto de destaque em uma sala monocromática e neutra. Com pelo menos duas cores de destaque, seu espaço vai ganhar profundidade no visual e ainda mais personalidade.
  3. Conforto: Pelo material do tapete, você pode sentir o seu nível de conforto. Um bom toque macio ao pisar no chão pela manhã ou na saída do banho pode fazer toda a diferença.
  4. Cuidados: Saiba como deve ser feita a manutenção e limpeza do tapete que você pretende comprar. Alguns materiais precisam ser higienizados a seco, outros, não podem secar sob o sol. Não deixe de ler sempre as instruções do fabricante e conhecer o tecido utilizado.

  5. Estilo: Não menos importante, esse aspecto da escolha do seu tapete também é capaz de transformar seu ambiente. Ainda que a cor seja mais predominante que o estilo, a textura e o formato também comunicam no espaço. Enquanto um tapete quadrado atende aos perfis mais tradicionais, os redondos podem ser mais modernos ou delicados.
9. Tapetes ou carpetes: o tapete pode ser o ponto de destaque de um ambiente. Fonte: Tok&Stok

Um bom tapete ou carpete são capazes de transformar seus ambientes em espaços mais acolhedores, confortáveis e personalizados, além de deixá-los mais elegantes. Agora que você conhece mais sobre as vantagens do tapete e do carpete, é hora de considerar qual se encaixa melhor na sua decoração e deixar toda a casa ainda mais autêntica para você e quem você mais ama.

Este conteúdo foi produzido pela Tok&Stok, que reúne dicas e inspirações de decoração no blog #TokEmCasa.

Voltar ao topo -.-