Viva Decora Home Shop

5 Tendências de Arquitetura para Apartamentos

Categorias: Tendências

O ano já começou, as tendências já foram lançadas, mas ainda é valido falar sobre elas. As principais tendências para o ano de 2018 trazem muita inovação. Por se tratar de um projeto que engloba mudanças sociais, econômicas e culturais, a arquitetura muda muito de um ano para o outro.

Em resumo, as tendências de arquitetura para este ano são sutis, criativas e minimalistas. Tudo isso resulta em projetos arquitetônicos repletos de praticidade e muito mais sustentáveis, preservando o meio ambiente.

Decoração de apartamento com sacada ampla e piso porcelanato

O contemporâneo está com tudo!

Mesmo já consolidado como tendência no mundo todo, o estilo contemporâneo continua bastante presente em 2018. Os apartamentos continuam sendo desenvolvidos com linhas retas e formas geométricas, características marcantes do estilo. Telhados embutidos, ornamentados e com proteção platibanda também estarão presentes nos empreendimentos.

As matérias-primas mais comuns nesse estilo são: madeira, pedra, vidros e espelho. São materiais simples mas que causam um efeito visual muito encantador, além de ser tratar de materiais muito resistentes e duráveis. Cores sóbrias também são muito utilizadas e caem bem para refletir um tom contemporâneo e de muito bom gosto.

O estilo contemporâneo com linhas retas e simples é tendência

Revestimento em pedras

Além das matérias-primas citadas acima, um revestimento que ganha bastante destaque no estilo contemporâneo é o em pedra. As pedras naturais ganham bastante valor e são aplicadas em releituras e novas técnicas para revestir e ao mesmo tempo decorar a composição. O mosaico, por exemplo, tem sido muito utilizado, são várias pedras que encaixam-se umas sobre as outras preenchendo toda a superfície.

Já no piso, o mármore e o granito ganham destaque. Tratam-se de pisos práticos, fáceis de limpar e de realizar manutenção, possuindo o melhor custo x benefício. Além disso, são revestimentos que ficam lindos na ambientação!

Revestimento em pedra são tendência na decoração contemporânea

Construções pré-moldadas

Uma tendência bastante comum nos últimos tempos é a construção de apartamentos com espaços menores e otimizados. Em decorrência disso, os empreendimentos estão sendo construídos pré-moldados. Ou seja, uma alternativa bastante eficaz em construtivos com espaços menores. Dessa forma, os projetos ganham praticidade e melhor divisão de acordo com as necessidades atuais.

Além disso, os projetos pré-construídos facilitam com a preocupação com o meio ambiente. Isso porque o seu método de construção não utiliza tijolos ou cimentos, muito comuns nas construções antigas. Sendo assim, a estruturação é feita com materiais 100% recicláveis e evitam desperdícios de recursos de energia.

Projeto de construção pré-moldado

Sustentabilidade

Já que engatamos o assunto sobre meio ambiente, vale destacar que a arquitetura nos novos apartamentos envolvem a sustentabilidade. Os recursos naturais sendo mais visados e o aumento da produção de lixo sendo descartados. Com isso, os novos projetos visam minimizar os impactos econômicos e ambientais, mas tudo isso sem deixar o conforto e sofisticação de lado.

Como neste sistema pré-moldado onde tudo já vem semi pronto e com materiais recicláveis. Todos esses detalhes interferem minimamente no terreno, dando destaque à inclusão e aproveitamento de elementos naturais.

Fachada de madeira de projeto pré-moldado

Iluminação e ventilação natural

Uma última tendência bem utilizada é a iluminação e ventilação natural. Ou seja, com isso é possível melhorar a qualidade do ambiente interno do apartamento. Tudo isso a partir do uso de matérias-primas e técnicas apropriadas à cada clima das regiões

Neste caso, a madeira vazada e o vidro são excelentes soluções para ambas tendências. Além de obter um efeito super interessante e repleto de bom gosto, é possível adquirir ótima ventilação e entrada de luz natural.

Decoração para apartamento em tons claros com grandes janelas de vidro para iluminação natural

Encontre o apartamento dos sonhos!

Na Frias Neto você encontra inúmeras opções de apartamento à venda. Acesse e encontre agora mesmo seu novo lar!

Voltar ao topo -.-