1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Falar sobre decoração é mais do que apenas móveis e reformas, é falar sobre tornar a casa um lar que tenha a nossa cara. E, assim como nós estamos em constante mudança, os estilos e tendências de decoração também estão. Por isso, existem profissionais especializados em acompanhar o que há de mais novo no mercado de decoração, o que mais agradou o público nos últimos anos e o que menos agradou.

No post de hoje, em parceria com o Portal Ei Imóvel, buscamos fazer um compilado com algumas das tendências observadas pelos mais diversos especialistas para o verão de 2019. Para chegar nesses resultados, são traduzidos, principalmente, padrões de comportamento do consumidor que são associados ao que este buscará no próximo ano. Confira!

1. Móveis volumosos

Os móveis volumosos são uma tendência para 2019 Foto de Pexels

1. Os móveis volumosos são uma tendência para 2019. Foto de Pexels

Não são só os pensamentos quadrados que estão ficando fora de moda, mas os móveis também. Se você quer trazer um ar mais divertido à estação das férias, busque designs diferenciados, mas fuja das formas geométricas rígidas. Os móveis volumosos são uma ótima pedida para quem quer criar um espaço descontraído, ideal para casas de praia e famílias com crianças. E, além de acolhedores, são muito confortáveis!

As cores podem ser as mais variadas, adaptando ao estilo da sua casa e sua personalidade. Podem ser mais básicas, em tons de creme e variações de preto ou acinzentado, ou podem ser mais extravagantes, em cores chamativas como amarelo, verde, azul entre outras.

2. Verde e Azul Escuro

O verde e o azul escuros são cores que estão em alta para 2019 Foto de Pexels

2. O verde e o azul são cores da natureza que podem ser utilizadas dentro da sua casa de praia. Foto de Pexels

É incrível como as cores nos remetem a elementos cotidianos. Quando estamos de férias, por exemplo, em uma casa em Cabo Frio, cidade litorânea paradisíaca do Estado do Rio de Janeiro, rodeados pelo verde da natureza, associamos essa cor à saúde e vitalidade. Já quando estamos na cidade grande, dentro de um escritório ou empresa com paredes azuis, vemos essa cor ligada ao profissionalismo e à seriedade. E de fato, o azul traz tranquilidade e facilita o exercício intelectual.

A união dessas duas cores traz um resultado muito legal: une a essência natural do homem à evolução da tecnologia. Além disso, são ótimas escolhas para quem mora em regiões mais quentes. Casas em cidades litorâneas, com temperatura quente e constante o ano todo, podem usar e abusar de paredes em azul e verde, pois ambas causam sensação de refrescância para quem está no ambiente. Fica a dica para quem está em busca de casas em locais que possuem esse tipo de clima!

O uso dessas cores pode assumir diversas modalidades, basta usar a criatividade para criar combinações diferentes. Você pode tanto pintar uma parede ou um cômodo da casa em azul escuro com móveis e elementos em verde, como, por exemplo, plantas, quanto o inverso, com o revestimento verde e os móveis em tons de azul.

3. Estilo Boho

O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia Foto de Shopify

3. O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia. Foto de Shopify

É no contexto dos tempos frenéticos que vivemos, com longas jornadas de trabalho e agendas preenchidas até os últimos minutos do dia, que o movimento slow tem agregado diversos adeptos. Sua ideologia é básica: convida o ser humano a desacelerar sua vida cotidiana, aproveitando cada segundo do dia como um momento precioso.

Suas origens são da década de 80, a partir da vertente slow food, contrária aos restaurantes de fast food e que preza pelo bom aproveitamento da hora da refeição. Hoje, o movimento se estende em todas as esferas do cotidiano, influenciando até mesmo a decoração.

Quando tratamos de movimento slow na decoração, a associação com o estilo boho é quase automática. Esse estilo traz muito da vida nômade e da mente livre, valorizando o uso de materiais naturais e do trabalho do artesão. Para ter uma casa boho, invista em cores fortes e detalhes que encantam. Móveis e acessórios com texturas, desenhos e formatos bem trabalhados, que parecem ter vindo direto de um bazar dos anos 70, compõem ótimos elementos para quem busca esse tipo de atmosfera.

4. Madeira

A madeira pode ser usada de diversas formas na decoração Foto de Shopify

4. A madeira pode ser usada de diversas formas na decoração. Foto de Shopify

O uso de materiais naturais não se limita ao estilo boho. Após um período onde os pisos e revestimentos cerâmicos tomaram conta das casas, a madeira volta como a opção da vez. Além de ser encontrada em diversas variedades, podendo ser polida, rústica, madeira de demolição, com vincos marcados ou não, ela é uma ótima alternativa para regiões frias, como Teresópolis e Petrópolis, pois serve como isolante térmico.

Entretanto, o uso da madeira volta à moda no verão de 2019 não apenas como parte do revestimento da casa de madeira, mas também como um elemento de decoração. Os móveis de madeira têm ganhado cada vez mais o seu espaço e o uso “in natura” também tem chamado atenção dos decoradores, seja como prateleira ou mesa.

5. Terracota e referências indígenas

A cor terracota pode representar a valorização de materiais simples Foto de Pexels

5. A cor terracota pode ser uma ótima aposta para a sua casa de praia. Foto de Pexels

Através da tecnologia, estamos conectados com qualquer pessoa do mundo. Por isso, formamos a maior comunidade global que já se viu na história. Ao mesmo tempo, vemos que nem todos têm abraçado essa causa e casos de ufanismo e xenofobia têm se tornado comuns. A fim de contrariar esse tipo de pensamento, mais e mais pessoas se unem em iniciativas que visam despertar em nós um sentimento de pertencimento a um mundo sem fronteiras.

O resgate da natureza em nós mesmos, ultrapassando fronteiras e nos identificando como comunidade remete aos princípios de diversas tribos indígenas. Isso trouxe a referência indígena frente ao cenário pop, evidenciando alguns elementos bastante interessantes.

No âmbito das decorações, isso se dá através do uso da cor terracota, que é conhecida como cor da terra é muitas vezes assimilada a cultura indígena. Seu tom laranja acastanhado é resultado do cozimento da argila ao fogo. As estampas tribais também são parte importante da influência dessa cultura na decoração.

6. Elementos vazados

Os elementos vazados chamam atenção e dão charme Foto de Unsplash

6. Os elementos vazados chamam atenção e dão charme. Foto de Unsplash

Detalhes, detalhes e mais detalhes! Realmente, o foco do verão 2019 são essas pequenas (ou grandes!) particularidades que nos saltam os olhos. O que antes só poderia ser atingido após grandes horas de trabalho minucioso, hoje pode ser feito em poucos segundos se aliado às novas tecnologias.

O uso de elementos vazados, sejam eles em móveis, divisórias ou até mesmo em escadas e janelas, pode ser resultado da tecnologia para criação de detalhes. Graças aos cortes a laser, é possível obter os mais diversos padrões de desenho sob chapas de metal, madeira ou qualquer que seja o material.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

roteadores Espaço Home Atmosfera - Estela Cislaghi - Casacor 2018

Roteadores: Como Alinhar Tecnologia e Design para Melhorar a sua Conexão Wi-Fi

Fechadura Digital para residencias

Fechadura Digital: Mais Praticidade No Seu Dia a Dia

Academia em casa para ginastica

Academia em Casa: +62 Ideias de Como Montar o Seu Espaço Fitness

Arquitetura Moderna

Conheça o Estilo Moderno da Arquitetura em Belo Horizonte

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz