1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Aprenda a Harmonizar Diferentes Texturas na Decoração

Aprenda a Harmonizar Diferentes Texturas na Decoração

Todo espaço tem pelo menos uma ou duas texturas diferentes. A maneira mais fácil de identifica-las é através do toque, mas também é possível realça-las usando algumas dicas de decoração que trazem mais harmonia ao ambiente.

Mas antes, tente identificar as diferenças em termos de superfície usando suas mãos e olhando ao seu redor. Observe que os tecidos da cortina ou da roupa de cama possuem texturas completamente diferentes dos seus móveis de madeira, por exemplo.

Sob a ótica da decoração, a combinação de texturas colabora para que os espaços adquiram um caráter sensorial. Ou seja, além do apelo visual do design, os ambientes são sentidos.

Por fim, é importante realçar que a ferramenta do mix de texturas é uma das mais acessíveis, com ela o seu espaço pode ser transformado por completo sem que você gaste com reformas estruturais.

Revestimentos: você não precisa de uma tela em branco

Contrariando o que se pode imaginar, seu espaço não precisa ter uma base lisa para que as texturas sejam inseridas. Os revestimentos de parede e de piso são grandes aliados do designer preocupado com a texturização do ambiente. 

O mercado oferece diferentes opções de revestimentos para as paredes, em diferentes materiais e texturas: plástico, porcelanato, cerâmica, cimento e madeira, além dos famosos papéis de parede.

Entre esses materiais aparecem tanto texturas reais quanto os revestimentos que causam a impressão de textura, como no caso do papel de parede, que é uma opção mais acessível e que evita reformas.

O mercado oferece diferentes opções de revestimentos e texturas na decoração
1. O mercado oferece diferentes opções de revestimentos e texturas na decoração. Fonte: Unsplash

Já os painéis de madeira e os nichos embutidos são opções que não comprometem a base do espaço e podem ser facilmente reposicionados, caso haja necessidade.

É importante, além disso, considerar o ambiente que receberá esse revestimento, o que funciona para as áreas externas pode não funcionar para os espaços internos.

No caso do piso, a regra de combinar o revestimento com o ambiente é ainda mais importante: nas lavanderias ou nos jardins, você pode abusar das texturas; nas áreas internas é aconselhável que se mantenha uma base mais lisa.

De qualquer maneira, ainda é possível causar impressão de textura mesmo em materiais lisos, dependendo do padrão do piso escolhido.

Tapetes: o coringa das estampas e da textura

Acredita-se que a tapeçaria seja uma das mais antigas artes do mundo, mesmo que em seus primórdios não tenha sido usada para a decoração, e sim como uma proteção para o frio.

Hoje, além de deixar qualquer ambiente mais aconchegante, o tapete serve para melhorar não só a acústica, mas a sensação térmica de sua casa, além de ser uma peça coringa para quem busca inserir textura em seu projeto de decoração.

O tapete é o coringa das estampas e das texturas na decoração
2. O tapete é o coringa das estampas e das texturas na decoração. Fonte: Unsplash

Consequentemente, sua versatilidade, já que o tapete pode ser produzido em dezenas de materiais diferentes, colabora para que se defina todo o estilo do espaço. Você também pode escolhê-lo no final do projeto, para “amarrar” os outros elementos.

São muitos os materiais, com diferentes texturas: se você prioriza o conforto, escolha lã ou algodão; para decorações com tema de natureza, pesquise pelos modelos de fibra natural, juta ou sisal; já o tapete feito em chenille é mais sofisticado.

Há ainda os modelos em couro, microfibra, nylon e polipropileno, todos com texturas diversas. Além disso, você pode unir diferentes modelos e materiais para criar uma estampa totalmente sua.

Tecidos e estampas: customize os seus objetos e móveis

Grandes aliados da decoração com mix de texturas são os tecidos e as estampas, responsáveis por decorar ou adaptar alguns móveis e objetos que você já possui, mas que podem precisar de uma reforma, como poltronas, luminárias e almofadas.

Tecidos aparecem em diferentes momentos da decoração: em grande escala, como no caso das cortinas, que podem ser usadas de maneira discreta ou como ponto focal da sala ou do quarto, ou em menor escala, como a manta posicionada no braço do sofá, por exemplo.

Os tecidos e as estampas são grandes aliados das texturas na decoração
3. Os tecidos e as estampas são grandes aliados das texturas na decoração. Fonte: Pinterest

São produzidos em algodão, renda, linho, veludo, entre muitas outras opções. Entre eles, o algodão e seus derivados costumam se destacar principalmente por carregar as estampas.

Com relação às almofadas do sofá, por exemplo, escolha um tecido estampado que enfatize uma cor, essa mesma cor pode reaparecer nas demais almofadas, mas em diferentes tecidos e texturas.

Plantas: o verde e as texturas naturais

Para muitos, um ambiente sem plantas é um ambiente sem vida. É possível cultivar o verde em qualquer espaço, incluindo espaços internos, como o interior de sua casa.

O conceito do urban jungle, ou floresta urbana, aparece cada vez mais nas casas e nos apartamentos das grandes cidades, redefinindo o simples ato de escolher um arranjo de flores para decorar.

Ao contrário dos revestimentos e das texturas na decoração as plantas não são lineares, são vivas, crescem e adaptam-se ao seu meio
4. Ao contrário dos revestimentos e das texturas na decoração as plantas não são lineares, são vivas, crescem e adaptam-se ao seu meio. Fonte: Pinterest

No design de interiores, as plantas têm o papel de empregar um caráter tridimensional aos ambientes, ou seja, ao contrário dos revestimentos de parede e de piso, as plantas não são lineares, são vivas, crescem e adaptam-se ao seu meio.

No entanto, não se esqueça: ao escolher suas plantinhas, é preciso considerar limitações como incidência de luz solar, umidade e mudanças de temperatura. 

Você pode conferir mais conteúdos como este, além de uma variedade de imóveis para compra e locação, acessando o Portal Ei Imóvel.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Móveis para Lavanderia: Dicas para Escolher +59 Modelos

Cadeira para Área Externa: Como Escolher +50 Modelos Lindos e Resistentes

Banco de Jardim: +65 Modelos Lindos e Confortáveis para Seu Espaço

Cadeira com Braço: Como Escolher +60 Modelos Confortáveis

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz