1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Como Planejar uma Decoração com Tubulação Elétrica Aparente?

Como Planejar uma Decoração com Tubulação Elétrica Aparente?

Se você gosta de acompanhar as tendências de arquitetura, já deve ter observado que, na última década, alguns elementos mais irregulares e crus surgiram nos ambientes. A tubulação elétrica aparente é um destes componentes que tem conquistado cada vez mais adeptos.

tubulação elétrica aparente para decoração de casa moderna com piso de cimento queimado Foto SC Studio
1. Tubulação preta ajuda a integrar sala e cozinha, além do piso que imita cimento queimado – Foto: SC Studio

Tubulação elétrica aparente tem origem nos lofts industriais

Foi nos anos 50 que o estilo industrial começou a acontecer nos Estados Unidos. Quando os antigos prédios de fábricas desativadas passaram a virar moradia, os elementos mais brutos passaram a fazer parte da decoração. 

A Nova York da década de 1950 pouco a pouco se tornou cenário para os irreverentes lofts, que até hoje aparecem no cinema e como inspiração para a arquitetura.

Como não haviam sido planejados com foco no aspecto residencial, os grandes galpões tinham esse ar de ambiente mal finalizado.

decoração industrial para sala cinza com tubulação elétrica aparente e piso de madeira Foto Revista VD
2. Madeira, tijolos aparentes e muito cinza: tubulação combina com todo o clima industrial do ambiente – Foto: Revista VD

E, de fato, na época, os novos moradores dos apartamentos industriais não faziam grandes alterações nos prédios justamente para evitar custos com acabamentos. 

Eles basicamente alugavam o espaço, por um preço bem abaixo do mercado, e se mudavam para o local com a estrutura do jeito que estava.

Em que tipo de ambiente usar tubulação aparente?

Se inicialmente o estilo não era proposital e se limitava a antigas fábricas, hoje os arquitetos e decoradores planejam projetos de casas e apartamentos que explorem o uso dessa temática industrial.

Não há regras sobre onde você pode aplicar esse estilo, mas existem alguns elementos que quase sempre acompanham o eletroduto aparente:

Piso e paredes de cimento queimado

Este tipo de acabamento tornou-se um dos favoritos dos donos de lares modernos e cheios de estilo. Além disso, o tom de cinza é uma base fácil de combinar na hora de definir a decoração. Ele vai bem tanto com itens mais básicos, como um sofá preto ou cinza, ou com elementos mais vivos, armários amarelos.

decoração estilo industrial para casa cinza e amarela Foto Pietro Terlizzi
3. Ambiente integrado de sala de estar e jantar, tubulação aparente para iluminação – Foto: Pietro Terlizzi

Pé direito alto

As edificações originalmente industriais possuem pé direito alto, o que proporciona uma sensação de amplitude aos espaços. É também por isso que muitos locais viraram apartamentos, aproveitando a altura total para criar mezaninos e, assim, fazer a divisão de cômodos.

Luminária pêndulo

Neste tipo de decoração você verá diferentes tipos de luzes, e as luminárias pendentes costumam ser frequentes. O estilo abrange desde lâmpadas amarradas com cordas e fios, até grandes pendentes que imitam as luzes penduradas em galpões.

decoração industrial para sala com luminária pendente e guitarras na parede Foto Projética Design e Arquitetura
4. Sala de estar com eletroduto aparente, lâmpadas em pendentes e parede de tijolinho – Foto: Projética Design e Arquitetura

Tijolo aparente

Já imaginou que incrível poder economizar na hora de rebocar as paredes? Para quem busca inspiração no industrial, o tijolo aparente é uma das soluções mais usadas, visto que oferece um ar de inacabado perfeito para quem deseja compor um ambiente único.

decoração estilo industrial para sala com parede de tijolinho à vista Foto Revista VD
5. Tubulação preta é o elemento principal da decoração deste ambiente integrado – Foto: Revista VD

Tubulação hidráulica aparente

Não tão comum, mas super a ver com o estilo, a tubulação de água aparente pode ser uma solução bacana para banheiros e cozinhas. Mas, claro, deve combinar com o projeto, para que não pareça mal feita.

Quais as vantagens de apostar nessa tendência?

A tubulação aparente tem sido uma das mais procuradas em projetos de decoração de ambientes, mas será que é fácil de ser feita? E em relação aos custos, será que vale a pena?

Bem como em toda reforma, a sua nova instalação elétrica precisará ser feita por um especialista. O ideal é desenhar toda a estrutura dos eletrodutos já no projeto que fizer com um arquiteto, e depois é hora de chamar um eletricista qualificado para ajudar na execução da ideia.

parede de cimento queimado para sala de estar cinza decorada com tubulação cromada Foto Carol Combina
6. Tubulação cromada, sala de estar com decoração simples e autêntica, com parede e teto com cimento queimado – Foto: Carol Combina

Dentre as principais vantagens de apostar neste tipo de fiação, essas são as principais:

  • Flexibilidade: a tubulação aparente oferece inúmeras alternativas de trajetos elétricos, permitindo que o seu projeto seja adequado às condições prévias da sua casa ou apartamento. A distribuição da fiação é feita de forma prática, e os desenhos dos eletrodutos ajudam a compor o estilo do ambiente.
  • Praticidade: uma vez que você já tem a estrutura feita, sempre que precisar colocar novos pontos de tomada ou de luz, fica muito mais fácil de executar. É possível também separar fiações para proporcionar uma manutenção mais acessível, usando conjuntos de canos diferentes para cabos de TV, internet e luz, por exemplo.
  • Reforma fácil: ao mesmo tempo que você gasta um pouco mais para comprar materiais bonitos e de qualidade, você economiza em mão de obra. Isso porque uma obra de tubulação elétrica interna exigiria mais custos, construção de forro e muito quebra-quebra de paredes.
tubulação aparente para decoração de banheiro branco com gabinete de madeira suspenso Foto INÁ Arquitetura
7. Tubulação em cobre aparente é única e irreverente – Foto: INÁ Arquitetura

Os custos do projeto dependerão muito da extensão da tubulação, por quantos cômodos ela irá percorrer e também o tipo de material que você escolher. Há quem use eletrodutos flexíveis em PVC, mais baratos, e aplique uma tinta depois. Já se você optar por eletrodutos de aço galvanizado, vai desembolsar uma quantia um pouco maior.

Além de tudo isso, se você quer mudar a cara da sua sala ou renovar o projeto da cozinha, a implementação de uma tubulação elétrica aparente vai proporcionar resultados incríveis de forma rápida e prática!

Essas dicas sobre tubulação aparente foram criadas pela equipe do aplicativo Triider.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Sala e Cozinha Americana: Conheça as Vantagens +63 Projetos Inspiradores

Use e abuse das almofadas na hora de compor a decoração da área externa. Foto: habitissimo.com

Sombra e Água Fresca! Dicas para Decorar as Áreas Externas da Casa e Aproveitar Melhor os Dias de Calor

Mesa Eiffel: +43 Modelos Lindos para Sua Decoração Contemporânea

Almofada de Cabeceira: +45 Ideias Criativas para Seu Quarto Dos Sonhos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz