Viva Decora Home Shop

Como Planejar uma Decoração com Tubulação Elétrica Aparente?

Categorias: Decoração de casa

Se você gosta de acompanhar as tendências de arquitetura, já deve ter observado que, na última década, alguns elementos mais irregulares e crus surgiram nos ambientes. A tubulação elétrica aparente é um destes componentes que tem conquistado cada vez mais adeptos.

1. Tubulação preta ajuda a integrar sala e cozinha, além do piso que imita cimento queimado – Foto: SC Studio

Veja também:

Tubulação elétrica aparente tem origem nos lofts industriais

Foi nos anos 50 que o estilo industrial começou a acontecer nos Estados Unidos. Quando os antigos prédios de fábricas desativadas passaram a virar moradia, os elementos mais brutos passaram a fazer parte da decoração. 

A Nova York da década de 1950 pouco a pouco se tornou cenário para os irreverentes lofts, que até hoje aparecem no cinema e como inspiração para a arquitetura.

Como não haviam sido planejados com foco no aspecto residencial, os grandes galpões tinham esse ar de ambiente mal finalizado.

2. Madeira, tijolos aparentes e muito cinza: tubulação combina com todo o clima industrial do ambiente – Foto: Revista VD

E, de fato, na época, os novos moradores dos apartamentos industriais não faziam grandes alterações nos prédios justamente para evitar custos com acabamentos. 

Eles basicamente alugavam o espaço, por um preço bem abaixo do mercado, e se mudavam para o local com a estrutura do jeito que estava.

Em que tipo de ambiente usar tubulação aparente?

Se inicialmente o estilo não era proposital e se limitava a antigas fábricas, hoje os arquitetos e decoradores planejam projetos de casas e apartamentos que explorem o uso dessa temática industrial.

Não há regras sobre onde você pode aplicar esse estilo, mas existem alguns elementos que quase sempre acompanham o eletroduto aparente:

Piso e paredes de cimento queimado

Este tipo de acabamento tornou-se um dos favoritos dos donos de lares modernos e cheios de estilo. Além disso, o tom de cinza é uma base fácil de combinar na hora de definir a decoração. Ele vai bem tanto com itens mais básicos, como um sofá preto ou cinza, ou com elementos mais vivos, armários amarelos.

3. Ambiente integrado de sala de estar e jantar, tubulação aparente para iluminação – Foto: Pietro Terlizzi

Pé direito alto

As edificações originalmente industriais possuem pé direito alto, o que proporciona uma sensação de amplitude aos espaços. É também por isso que muitos locais viraram apartamentos, aproveitando a altura total para criar mezaninos e, assim, fazer a divisão de cômodos.

Luminária pêndulo

Neste tipo de decoração você verá diferentes tipos de luzes, e as luminárias pendentes costumam ser frequentes. O estilo abrange desde lâmpadas amarradas com cordas e fios, até grandes pendentes que imitam as luzes penduradas em galpões.

4. Sala de estar com eletroduto aparente, lâmpadas em pendentes e parede de tijolinho – Foto: Projética Design e Arquitetura

Tijolo aparente

Já imaginou que incrível poder economizar na hora de rebocar as paredes? Para quem busca inspiração no industrial, o tijolo aparente é uma das soluções mais usadas, visto que oferece um ar de inacabado perfeito para quem deseja compor um ambiente único.

5. Tubulação preta é o elemento principal da decoração deste ambiente integrado – Foto: Revista VD

Tubulação hidráulica aparente

Não tão comum, mas super a ver com o estilo, a tubulação de água aparente pode ser uma solução bacana para banheiros e cozinhas. Mas, claro, deve combinar com o projeto, para que não pareça mal feita.

Quais as vantagens de apostar nessa tendência?

A tubulação aparente tem sido uma das mais procuradas em projetos de decoração de ambientes, mas será que é fácil de ser feita? E em relação aos custos, será que vale a pena?

Bem como em toda reforma, a sua nova instalação elétrica precisará ser feita por um especialista. O ideal é desenhar toda a estrutura dos eletrodutos já no projeto que fizer com um arquiteto, e depois é hora de chamar um eletricista qualificado para ajudar na execução da ideia.

6. Tubulação cromada, sala de estar com decoração simples e autêntica, com parede e teto com cimento queimado – Foto: Carol Combina

Dentre as principais vantagens de apostar neste tipo de fiação, essas são as principais:

7. Tubulação em cobre aparente é única e irreverente – Foto: INÁ Arquitetura

Os custos do projeto dependerão muito da extensão da tubulação, por quantos cômodos ela irá percorrer e também o tipo de material que você escolher. Há quem use eletrodutos flexíveis em PVC, mais baratos, e aplique uma tinta depois. Já se você optar por eletrodutos de aço galvanizado, vai desembolsar uma quantia um pouco maior.

Além de tudo isso, se você quer mudar a cara da sua sala ou renovar o projeto da cozinha, a implementação de uma tubulação elétrica aparente vai proporcionar resultados incríveis de forma rápida e prática!

Essas dicas sobre tubulação aparente foram criadas pela equipe do aplicativo Triider.

Voltar ao topo -.-