1. Home
  2. Revista
  3. Sala de Estar
  4. Uso de tapetes em decoração: dicas, exemplos e sugestões

Uso de tapetes em decoração: dicas, exemplos e sugestões

marilia veiga

Marília Veiga é colaboradora da Revista Viva Decora.  Profissional de Design de Interiores com 30 anos de experiência em decoração de ambientes. 

 

 

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o uso do tapete em casa. O tapete é uma peça fundamental em qualquer decoração, é uma peça que traz  aconchego aos espaços.  Aconchego é o que faz  você se sentir acolhido, ter aquela vontade de não sair do ambiente.

Confira algumas dicas para utilizar tapetes:

 

tapete pode ser utilizado em vários espaços, sendo colocado, na maioria das vezes, no living. Com um piso frio( mármore ou porcelanato), madeira ou mesmo sobre o  cimento queimado, o tapete cai super bem. Pode ser usado também no  Home Theater e na Sala de Jantar, dependendo da proposta da decoração e do espaço.

 

sala de estar poltrona tapetes

Projeto por MaríliaVeiga

Veja também:

+Tapetes em Croche: Passo a Passo Fácil
+Tapetes de Barbante: 75 modelos para Inspirar

Antigamente as pessoas optavam por carpetes na área intima da casa. Hoje, esse costume não é mais usado, portanto os tapetes no quarto também são bem vindos. Aí, você pode pensar na questão da alergia. Hoje em dia, há uma infinidade de modelos feitos com tecidos e materiais que são antialérgicos. No terraço, os tapetes também podem ser utilizados, de preferência em terraços que tenham fechamento de vidro. Outro lugar onde esse item de decoração pode ser usado é no corredor ou hall. Um detalhe importante: se o material do chão for muito liso, é imprescindível utilizar um antiderrapante por baixo do tapete.

varanda tapetes

Projeto por MaríliaVeiga

Quanto ao estilo, vai depender do projeto. Se o estilo for contemporâneo, é preferível usar algo mais atual. No caso de praia ou campo, pode-se usar algo mais rústico que remeta a esses lugares. Quanto ao tamanho é importante verificar a metragem e a planta do imóvel, antes de comprar. O tapete é como uma roupa, não pode ficar nem grande nem pequeno, deve ser adequado ao layout dos móveis, portanto é importante saber a configuração e o tamanho de cada móvel no ambiente  antes de comprar o tapete.



tapetes sala de estar

 Projeto  por Marília  Veiga

O tapete pode ser encomendado ou comprado pronto. Algumas lojas fazem demonstração no espaço, ou seja, eles levam algumas opções de tapete e o cliente ou o arquiteto escolhem o que ficou melhor.

Quanto às cores, vai depender muito do projeto. O mais comum é utilizar tapetes com cores mais neutras, pelo fato do tapete ser um elemento grande, mas é possível usar algum grafismo. O importante, neste caso, é  pensar no conjunto. Saber as cores que serão usadas no ambiente é fundamental.

tapetes

Projeto por Marília Veiga

Um tapete com um pouco mais de informação pode ficar interessante, se você utilizar uma mesa de centro em acrílico, por exemplo, pois a mesa “não vai brigar” com o restante . Se os móveis chamam mais a atenção, o ideal é utilizar um tapete mais neutro, com bom senso para não ficar muita informação. Aposte no colorido nos objetos que vão compor o ambiente com o tapete.  Para facilitar separei alguns exemplos de projetos nossos com diversos ambientes e modelos.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Rack retrô arredondado Projeto de Contato 6

50 Modelos de Rack Retrô para Decorar a Sua Sala

Puff baú para decoração da sala

53 Modelos de Puff Baú para Decorar e Organizar a sua Casa

mesa de centro sala de estar suntuosa branca iara kilaris 131957

Mesa de Centro: Decore o Seu Ambiente com Funcionalidade e Elegância

Poltrona branca com mesa lateral dupla redonda Projeto de Marilia Veiga

Mesa Lateral: Beleza e Funcionalidade para a Decoração +31 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz