1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Varandas gourmet valorizam qualquer apartamento

Varandas gourmet valorizam qualquer apartamento

Em residências, ou sacadas dos apartamentos, as varandas gourmet estão sendo mais valorizadas atualmente por seus proprietários, pois passam a ser o único contato dos moradores com o ambiente externo, com a natureza.

Nas varandas conversamos com nossos amigos e familiares, sentados ou em pé, descansamos numa bela poltrona ou rede, e também apreciamos a vista.

Muitos empreendimentos já estão usando o conceito gourmet em salões, áreas de lazer e até mesmo varandas. Alguns proprietários buscam em reformas mudar o uso de espaços para seguir neste caminho. É possível criar churrasqueiras, espaços de entretenimento, às vezes um home theater, apostando em móveis diferenciados, revestimentos cerâmicos em cores especiais, azulejos inspirados nos antigos motivos portugueses ou árabes, pastilhas, ladrilhos hidráulicos, enfim, uma infinidade de opções.

Veja como usar as varandas gourmet no seu projeto

E como usar tudo isso com bom senso e equilíbrio? Seguem aqui algumas de nossas sugestões:

  • Em apartamentos podemos colocar vidros de fechamento na varanda, deve-se apenas verificar com o condomínio se isso é permitido pela convenção do prédio.  Se for, é importante que um profissional arquiteto, recolha uma RRT (registro de responsabilidade técnica), se responsabilizando pela colocação, e que a empresa colocadora garanta que o peso destes vidros não compromete a estrutura da varanda.
  • Pode existir uma integração com a sala de estar e jantar, desde que isso seja feito com critério e bom senso. Em alguns casos, para aumentar o espaço externo, elimina-se as portas de acesso à varanda e coloca-se  vidros de fechamento.
  • Para o paisagismo, atente sempre para o uso de vasos ou plantas que recebam boa iluminação durante o dia. Para os adeptos da boa culinária, cultivar uma horta é uma opção, pois pode-se retirar os temperos direto da fonte.
  • Quando a varanda tem um bom espaço, gabinetes e armários na parte superior da bancada de apoio de preparo das refeições são ótimos para armazenar objetos e mantimentos de cozinha.
  • Azulejos que imitem pedras naturais, ou ladrilhos hidráulicos podem compor o ambiente com elegância e aconchego. Os pisos cerâmicos ou de porcelanatos são bem-vindos e de fácil manutenção e lavagem. Existem alguns imitando madeira, até mesmo em padrões tipo deck, escuros ou claros, conforme o desejo do proprietário.
  • Usar mobiliário diferenciado, em estilo rústico ou natural, bancos ou puffs, painéis, grandes mesas de madeira, para estarem em harmonia com o ambiente externo da casa ou apartamento.
  • Procure não utilizar objetos em tons escuros, ou mesmo paredes pintadas com cores escuras, isso acaba fazendo com que o ambiente pareça menor.
  • Organize bem o layout de circulação dos móveis, preenchendo os espaços vazios com critério e harmonia. Nunca use tapetes na passagem, pois sujam com facilidade e podem acabar causando acidentes. Procure não usar móveis muito pesados, pois a mobilidade de mudar os móveis de lugar em diversas ocasiões deve ser levada em conta.

Gerson Fernandes Brancalião, é colaborador da Revista Viva Decora, faz parte do Studio Arquig e membro do Grupo de consultores M2Bs

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

suculentas nos vasinhos

Suculentas: Como Cuidar e Montar o Seu Jardim + 51 Modelos Incríveis

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz