1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Vasos de cerâmica na decoração, criando ambientes sofisticados

Vasos de cerâmica na decoração, criando ambientes sofisticados

O uso de peças de cerâmica na decoração é uma prática comum e muito interessante, pois estes elementos são tanto utilitários quanto decorativos, e capazes de trazer um requinte todo especial ao ambiente. A cerâmica pode ser produzida a partir de tipos diferentes de argila, um elemento que é bem plástico, dando origem a objetos muito diversificados conforme a técnica usada e os acabamentos aplicados.

Desde os primórdios as culturas desenvolvem cerâmicas específicas, e podemos hoje ter contato com muitos estilos diferentes provenientes do trabalho tanto de pequenos artesãos quanto de grandes estabelecimentos. A queima em altas temperaturas atribui rigidez e resistência próprias à cerâmica, além de outros benefícios como o fato de poder ser lavada ou conter água, no caso das esmaltadas.

Isso a torna um recipiente perfeito para conter alimentos ou mesmo arranjos florais. Na decoração você pode usar tanto uma peça de cerâmica avulsa, como as tradicionais pinhas, ou mesmo combiná-las entre si ou com outros materiais, o que, em geral, fica muito sofisticado.

 

vasos de cerâmica

Foto por Silveira Cerâmica Artística

 

Pode, ainda, aproveitar as que têm função de recipiente, como taças ou vasos, para usar e abusar de flores, tanto permanentes quanto naturais, e com isso trazer ainda mais frescor e vitalidade ao ambiente.

vasos de cerâmica

 Foto por Silveira Cerâmica Artística

ceramica7

 Foto por Silveira Cerâmica Artística

Inovando com vasos de cerâmica

Seja para sua casa, seja para eventos que organizar, a cerâmica é o material ideal para esta finalidade. Ouse utilizando alguns modelos de taças mais rebuscados na montagem destes arranjos, fica ainda  mais bonito.

 

vasos de cerâmica

Foto por Silveira Cerâmica Artística

Use cachepôs de cerâmica para criar pequenos jardins, como esses criados com arranjos florais da Daniela Féres, da Via Flores e hortas também, especialmente se você mora em apartamentos ou tem um espaço reduzido de quintal ou varanda. Fica delicado, além de prático para o uso cotidiano, no caso do plantio de temperos e ervas. O cultivo é simples e até mesmo terapêutico.

 

vasos de cerâmica

Foto por  Silveira Cerâmica Artística

Outra vantagem do uso da cerâmica é que, como comentado, são muitos os acabamentos possíveis, que vão do mais liso e com brilho ao mais rústico ou craquelado. Busque a peça que mais combine com a sua decoração, sabendo que vale também misturar estilos, desde que a combinação fique harmônica.

vasos de cerâmica

Foto por Silveira Cerâmica Artística

Só mesmo um material tão completo e versátil para propiciar tantos usos diferentes e variadas combinações. Adquira peças de cerâmica que tenham qualidade e design diferenciado, e você terá feito uma boa aquisição para compor o acervo de sua decoração. Vasos de cerâmica nunca saem de cena, eles podem sempre ser re-significados.

vasos de cerâmica

 Foto por  Silveira Cerâmica Artística

Texto escrito por Marina Arruda, da Silveira Cerâmica Artística

 

 

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração rústica com filtro dos sonhos  Foto Coisas da Maria

Filtro dos Sonhos: O Que É, Como Fazer +60 Modelos

Árvore de natal artesanal com estrutura de madeira e enfeites de natal Foto de Pinterest

80 Modelos de Árvore de Natal Artesanal +Passo a Passos

Tapete de crochê redondo na sala

Tapete de Crochê Redondo: +70 Modelos para Você Decorar

modelo vintage de caixa de MDF decorada  Foto Episcopal Assembly

Caixa de MDF Decorada: Saiba como Pintar, Veja Técnicas +68 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz