O tijolo de gesso é um revestimento decorativo fabricado a partir do processo de moldagem do gesso bruto, que é cuidadosamente esculpido em moldes com ranhuras, para que tenha um acabamento rústico. Sala de estar, sala de jantar, quarto, corredores e home office são alguns dos ambientes que podem ser decorados com o tijolo de gesso.
Quer conhecer mais de perto esse revestimento que tem se tornado uma tendência nos últimos anos? Então, vem com a gente! Neste post, vamos compartilhar quais as vantagens de usar tijolo de gesso na decoração, bem como, dicas de como usá-lo e aplicá-lo no projeto. Confira!
Afinal, o que é tijolo de gesso?
O tijolo de gesso é um tipo de revestimento decorativo muito usado na decoração de ambientes internos. O tijolo de gesso é fabricado por meio de um processo de moldagem a partir do gesso bruto, que é cuidadosamente esculpido em moldes com ranhuras, para que tenha um acabamento rústico.
Veja também: Tijolo Vazado: Veja Por Que Usar + 14 Inspirações de Cair o Queixo
Quais as vantagens de usar parede de tijolo de gesso?
A parede de tijolo de gesso além de agregar valor estético ao projeto, toda a instalação dos tijolinhos pode ser feita de forma prática e rápida, ou seja, não é necessário de um profissional especialista para fazer e instalar o tijolo de gesso na parede. Como a matéria-prima e os materiais necessários para construir a parede de tijolo de gesso são bem acessíveis, o projeto apresenta um ótimo custo-benefício. A geração de resíduos é mínima também, logo a obra terá pouco entulho.
Além disso, a construção de uma parede de tijolo de gesso branco se torna uma ótima alternativa para imóveis pequenos, pois a cor clara traz a sensação de amplitude do cômodo, deixando-o muito maior do que é realmente. Agora se a ideia é criar um ambiente divertido e colorido, saiba que o tijolo de gesso também é possível pintá-lo. Para isso, basta usar corantes líquidos à base de água da cor que desejar.
Veja também: Tijolo Ecológico: Veja Como Usar Sem Erros + 10 Projetos Maravilhosos
Onde usar parede de tijolo de gesso?
Se o seu cliente está cansado daquela parede lisa no projeto, mas ao mesmo tempo não pretende desprender de muito dinheiro para reformar, uma dica interessante é propor a construção de uma parede de tijolo de gesso. A principal recomendação é que ele não seja instalado em ambientes úmidos do imóvel como banheiro, lavandeira e cozinha, do contrário, o tijolo de gesso pode agregar valor estético para sala de estar, sala de jantar, quarto, corredores e até home office.
No ambiente, a parede de tijolo de gesso branco pode facilmente complementar uma decoração moderna, minimalista, romântica e até mesmo retrô.
Na sala de estar a parede de tijolo de gesso pode substituir a estrutura do painel da TV e imprimir ainda mais estilo e personalidade no décor. Na imagem acima, prateleiras de madeira fixadas por cordas de aço preenchem os espaços da parede e serve de apoio para objetos decorativos.
Na sala de jantar o tijolo de gesso pode decorar a parede onde o buffet ou o carrinho bar fica posicionado. Espelhos decorativos, vasos de plantas e a estrutura de pegboard podem trazer ainda mais charme para a parede.
Nos dormitórios o tijolo de gesso pode trazer uma nova perspectiva para o décor, principalmente quando fixado na parede da cabeceira da cama. O projeto compartilhado abaixo é perfeito para aqueles que se identificam com o projeto de quarto com led e cama multifuncional. Observe que a fita de led percorre todo o acabamento da cabeceira da cama de casal, imprimindo um toque romântico e intimista ao ambiente.
Qual a melhor forma de tijolo de gesso?
No mercado a forma de tijolo de gesso pode ser encontrada em materiais de ABS ou silicone. Já o formato da forma deve estar alinhado com as suas necessidade e expectativas. O modelo mais comum é a forma de tijolo de gesso unitário, ou seja, a produção do tijolo de gesso é feita uma a uma, como mostra a imagem abaixo.
Agora se a ideia é revestir a parede com placas de gesso, a dica é usar uma forma que permita a produção de vários tijolos unidos ao mesmo tempo, como mostra a imagem abaixo. No mercado, as placas de gesso 3D normalmente costumam ser vendidas com 30 a 40cm de largura e altura.
Veja também: 6 tipos de tijolos que todo arquiteto precisa conhecer
Aprenda como fazer tijolo de gesso em casa
Se você já se rendeu a beleza e a praticidade do tijolo de gesso, chegou o momento de compreender quais são os materiais e acessórios necessários para a produção e fixação do tijolo de gesso no ambiente.
Aprenda como fazer tijolo de gesso: lista de materiais
- 1 Placa molde de silicone com design de tijolo para trabalhar o gesso;
- Espátula de plástico;
- Recipiente de plástico para fazer a mistura do gesso com a água;
- Esponja úmida;
- Colher;
- Gesso em pó;
- Água.
Aprenda como fazer tijolo de gesso: passo a passo
- Em um recipiente, misture bem o gesso em pó com a água (avalie as medidas indicadas na embalagem do produto) até virar uma massa homogênea. Nesta etapa, procure “polvilhar” o gesso aos poucos para evitar que se forma pelotas;
- Depois despeje a mistura na forma de silicone preenchendo todo o desenho;
- Utilize a espátula de plástico para tirar o excesso e a esponja úmida para limpar a superfície do molde;
- Aguarde o tempo correto de secagem (com base nas informações da embalagem);
- Por fim, utilize a argamassa ou o gesso cola para fixar os tijolinhos na sua parede.
Não há comentários em "Tijolo de Gesso: Vantagens, Onde Usar, Como Fazer +21 Projetos"