Descubra o que é arquitetura promocional e por que ela está crescendo no Brasil

O mercado de arquitetura e design de interiores é muito amplo, mas, muitas vezes, os profissionais não estão atentos a todas as opções da área.

A arquitetura promocional é um ramo de atuação que tem se destacado nos últimos anos. Com o aumento de eventos e feiras realizados no Brasil, projetos de stands e grandes estruturas tem se tornando uma necessidade para diversas empresas.

Mesmo diante desse crescimento, a presença de profissionais qualificados ainda é escassa. Essa pode ser uma ótima oportunidade de conseguir bons clientes e se destacar no mercado.

Nesse artigo, vamos explicar o que é a arquitetura promocional, suas características e como entrar na área. Acompanhe!

O que é arquitetura promocional?

 

Arquitetura promocional é a área voltada para a criação de stands, cenografias, showrooms e espaços dedicados a exposição de empresas em ambientes de negócios.

Dentro da arquitetura cenográfica, ela diz respeito aos projetos voltados aos eventos e feiras.

Trata-se de um trabalho realizado pelos arquitetos e designers de interiores com o objetivo de atrair a atenção do público, oferecer uma experiência diferenciada com a marca e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa.

arquitetura-promocional-3

Arquitetura promocional: stand riachuelo

arquitetura-promocional-3

Arquitetura Promocional: stand materiais de construção

arquitetura-promocional-4

Arquitetura promocional: stand Personalize

Essa é uma área de atuação que tem muito potencial devido o aumento de eventos no Brasil.

De acordo com a ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções), somos o país que mais recebe eventos na América Latina. São Paulo é a cidade com o maior número de participantes, seguida de Rio de Janeiro e Brasília.

Além de eventos e feiras, a arquitetura promocional também está presente na criação de projetos de Retail Design.

O que é Retail Design?

 

Retail Design, em tradução livre, significa design de varejo. Esse trabalho consiste em criar ambientes para lojas e pontos de venda que possam atrair os clientes e oferecer uma experiência diferenciada com a marca.

arquitetura-promocional-retail-design-3

Arquitetura Promocional: Retail Design

arquitetura-promocional-Retail-Design-2

Arquitetura Promocional: Retail Design Stone Fresh

arquitetura-promocional-Retail-Design-5

Arquitetura Promocional: Retail Design – Calçados

Com o aumento das vendas em lojas virtuais, os varejistas estão buscando formas de continuar levando as pessoas até as lojas.

Criar espaços de vendas mais bonitos, funcionais e com a cara do seu público-alvo tem sido uma alternativa bastante procurada por eles.

Além disso, eles buscam destacar-se da concorrência, que investe cada vez mais na melhoria de seus espaços de venda físicos.

Diante desse contexto, o Retail Design é uma área que está em crescimento no Brasil.

O profissional que deseja investir nesse tipo de arquitetura promocional precisa ter conhecimento em design estratégico, design de serviços, marketing e neurociência. Essa é uma área que atua diretamente com equipes de visual merchandising e branding.

Como se especializar em arquitetura de eventos?

 

A área de arquitetura de eventos está crescendo, mas ainda existe uma escassez de profissionais especializados.

Essa situação é reflexo de alguns fatores, como o desconhecimento da área e a pouca oferta de especialização.

Se você quer se especializar nesse tipo de projeto, uma boa opção é começar fazendo cursos. Veja alguns exemplos que selecionamos:

Quem trabalha com arquitetura promocional deve ter uma visão técnica, artística e também comercial. É necessário identificar qual é a melhor forma de passar a mensagem da empresa de acordo com os materiais e espaços disponíveis.

Fazer um estudo das cores, produtos ou serviços da marcas é o primeiro passo para desenvolver esse tipo de projeto. O profissional também precisa estar preparado para lidar com prazos curtos e muita correria, afinal, de acordo com a cidade, existem muitos eventos durante o ano.

Quem quer atuar nessa área também precisa estar atento às informações técnicas relacionadas aos eventos, como legislação e custos. Cada espaço tem um regulamento que define os tipos de stands permitidos, as dimensões do espaços, entre outras informações.

Além disso, não podemos esquecer que dominar programas de arquitetura é um dos requisitos para se destacar na área.

Precisando rodar programas na frente dos clientes sem travar? Conheça os melhores notebooks para arquitetos.

Arquitetura promocional de stands: tipos de stands

 

Como já mostramos no artigo, a área de eventos cresce cada vez mais e, com isso, a demanda por projetos de stands está aumentando no mercado.

Mas como funciona a criação desse espaço? Existem 4 tipos de stands: o básico, o padrão, o misto e o construído. Veja quais são as características de cada um:

Básico

 

arquitetura-promocional-stand-basico

Arquitetura Promocional: Stand Básico

Geralmente é oferecido para expositores que procuram um baixo custo no stand pelo espaço que está organizando o evento. Sua estrutura é de placas e painéis e a identificação da empresa é feita em uma testeira.

Padrão

 

arquitetura-promocional-stand-padrao

Arquitetura Promocional: Stand padrão

Esse tipo de stand tem a mesma estrutura do modelo padrão, mas a diferença é que o expositor pode agregar outros tipos de materiais e elementos, como vidros, madeiras, prateleira, totens, bancadas, vitrines, entre outros.

Essa ainda é uma opção econômica, o que vai definir as vantagens de optar por esse modelo são os objetivos do expositor, que deve levar em conta a sua estratégia de venda.

Misto

 

arquitetura-promocional-stand-misto

Arquitetura Promocional: Stand Misto

O stand misto é uma junção dos dois modelos anteriores. Ele oferece algumas alternativas de montagens, além de uma aparência mais sofisticada e atraente.

O profissional responsável pelo projeto tem a oportunidade de trabalhar mais os materiais e conceitos, criando ambientes diferenciados. É possível explorar melhor a logotipo, frases, imagens, objetos, entre outros elementos.

Construído

 

arquitetura-promocional-stand-construido

Arquitetura Promocional: Stand Construído

O stand construído costuma ter um design mais avançado e moderno. Ele possibilita que o projetista explore ainda mais os materiais e o espaço disponível.

Assim como nos modelos padrão e misto, também é possível incluir prateleiras, vitrines, bancadas e balcões. Mas a diferença está no nível de acabamento e riqueza de detalhes que o stand construído permite.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.