Como Fazer o Alinhamento de Expectativas? Um Guia Prático

O alinhamento de expectativas é um dos principais fatores para garantir a satisfação do cliente durante as etapas do seu serviço. 

Pense que o seu trabalho como profissional vai muito além de idealizar ou executar uma ideia. Para o seu cliente você é o responsável por realizar um sonho, e é por isso que o alinhamento de expectativas é fundamental para o sucesso do projeto! 

Mas, como fazer isso de forma eficaz e sem comprometer o sucesso da obra? É o que você confere neste artigo. Boa leitura!

A Importância do Alinhamento de Expectativas

Se você não entende de pessoas, então não entende sobre fazer negócios. Para que você tenha sucesso na sua profissão você precisa ser capaz de se comunicar de forma clara e transparente com o cliente.

Corresponder às expectativas do cliente muitas vezes é uma tarefa difícil. E isso acontece, na grande maioria das vezes, por conta da espera e ansiedade! Pense comigo: a partir do momento que o projeto é aprovado pelo cliente, só resta a ele esperar e acompanhar a entrega da obra!

Essa ansiedade pode vir acompanhada de insatisfação por conta de atrasos ou estouro no orçamento, pela falta de informações do andamento da obra, e pior, com o próprio resultado da obra.

Esse é o pior dos cenários, pois se o resultado final não corresponde às expectativas criadas inicialmente, muito provavelmente a responsabilidade por essa insatisfação cairá sobre o profissional – o que pode ser ruim para a sua reputação no mercado!

Para te ajudar a evitar essa situação, separamos aqui os pontos principais que você deve considerar para garantir o alinhamento de expectativas entre você e o cliente:

1) Entenda as necessidades do cliente

O seu papel é solucionar o problema do seu cliente, por isso o primeiro passo para garantir o alinhamento de expectativas deve ser entender exatamente o que o seu cliente precisa!

Não tem segredo! A única forma de desenvolver um projeto que combine estética e funcionalidade, é dedicando tempo para entender as dores e necessidades do seu cliente, os seus gostos e preferências, sua rotina, e claro, o orçamento disponível para investir no projeto.

Para tanto, será necessário um briefing completo!

Para garantir o alinhamento de expectativas você profissional deve entender exatamente o que o seu cliente precisa

1. Para garantir o alinhamento de expectativas você profissional deve entender exatamente o que o seu cliente precisa. Fonte: Pixabay

2) Seja transparente 

A essa altura você deve saber que um dos maiores erros que um arquiteto pode cometer é fazer promessas as quais não será capaz de cumprir!

Às vezes o cliente imagina algo que simplesmente não pode ser realizado com o orçamento disponível para a execução do projeto. Cabe a você profissional colocar os “pés do cliente no chão”, indicando tudo aquilo que pode ser realizado ou não.

O mesmo acontece com prazos irreais! Na hora de elaborar o seu Cronograma de obras é importante contar com uma margem de segurança nos prazos estimados. Lembre-se: mais vale entregar uma obra adiantada, do que perder o controle dos prazos.

Deixe bem claro para o seu cliente qual é o nível de complexidade do projeto a ser executado, e também os resultados que o cliente pode esperar ao final de todo esse processo. Esse alinhamento de expectativas é fundamental para garantir o sucesso da relação entre as partes!

Na hora de elaborar o seu cronograma de obras é importante contar com uma margem de segurança nos prazos estimados

2. Na hora de elaborar o seu cronograma de obras é importante contar com uma margem de segurança nos prazos estimados. Fonte: Pixabay

3) Compartilhe o processo da obra

Construir e reformar são decisões financeiras importantes, por isso é normal que o seu cliente esteja ansioso!

A dica aqui é trazer o seu cliente para dentro do processo de obra, compartilhando com ele as etapas previstas e os prazos estipulados para cada uma delas.

Uma forma eficiente e prática de fazer isso é por meio do uso de softwares de gestão especializados. Além de ajudarem no controle das atividades previstas no canteiro de obras, são uma ótima forma de auferir transparência e segurança para o processo de obra.

Compartilhe com o seu cliente as etapas previstas e os prazos estipulados para etapa da obra

3. Compartilhe com o seu cliente as etapas previstas e os prazos estipulados para etapa da obra. Fonte: Pixabay

4) O combinado não sai caro!

Tão importante como alinhar as expectativas com o cliente, é ter tudo aquilo que foi combinado registrado em um contrato de trabalho.

Além de ser uma forma de garantir segurança para ambas as partes, o contrato é a melhor forma de alinhar e formalizar os compromissos e responsabilidades entre você e o seu cliente.

É por isso que o contrato é ferramenta obrigatória! 

Lembre-se que o que leva a insatisfação é a frustração de expectativas não correspondidas! Quando você compartilha as informações e trás o cliente para dentro do processo de obra, fica mais fácil garantir a satisfação e o alinhamento de expectativas!