Feira Paralela Design 2018: o melhor do design e do artesanato contemporâneo

O ano de 2018 começou agitado e a 33ª edição da feira Paralela Design faz parte do tradicional calendário oficial de eventos do segmento de arquitetura, decoração e design.

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro das 10h às 20h a curadora Marisa Ota e suas sócias Daniela Refinetti e Beatriz C. Mauro reúnem no Pavilhão Ciccillo Matarazzo no Parque do Ibirapuera em São Paulo, o melhor do design autoral, da alta decoração e do artesanato contemporâneo e que acontece há mais de 15 anos.

Com entrada gratuita e exclusiva para lojistas e profissionais do setor, a visita começa antes mesmo de entrar na feira já que o Pavilhão Bienal, como é mais conhecido, é um edifício de grande importância arquitetônica e urbanística para a cidade de São Paulo. Além disso, foi tombado pelo patrimônio histórico, e projetado pelo consagrado Arquiteto Oscar Niemeyer, conhecido e reconhecido internacionalmente por feitos ligados à arquitetura e design, alguns dos pilares da feira.

A Paralela Design oferece ainda facilidade no que diz respeito à hospedagem durante a realização do evento com descontos diferenciados e parcerias com melhor custo-benefício, conforto e facilidades para que os visitantes que não residem em São Paulo possam desfrutar da melhor maneira possível da experiência Paralela.

Para quem busca empreender e investir em 2018, é importante saber que o evento é focado em gerar negócios entre empresas (B2B) como lojistas, rede hoteleira e restaurantes e se tornou referência em pesquisa para especificadores e profissionais da área que apostam na Paralela Design como a ótima oportunidade de novos negócios e investimentos, já que a feira atua como uma vitrine não só para empresas, mas também para pequenos estúdios, marcas, compradores e criadores que colaboram para o desenvolvimento cultural, social e econômico brasileiro.

Programação da Paralela Design 2018

 

Se a sua visita for em busca de conteúdo, a 33ª Paralela Design oferecerá talks que acontecerão especificamente nos dias 20 e 21 de fevereiro, ambos às 18h. Para participar, é necessário se credenciar no site oficial do evento. O espaço onde serão realizados os talks estará aberto para o público 15 minutos antes do início dos talks. Basta chegar e se acomodar!

No primeiro dia, para falar sobre “artesanato brasileiro em escala comercial”, os convidados são o arquiteto Paulo Alves, que há mais de 20 anos é referência em marcenaria artesanal, e a jornalista Simone Quintas, curadora da Semana Criativa de Tiradentes, movimento que busca promover um intercâmbio entre design e artesanato, resgatando tradições, valorização do design raiz e estimulação do empreendedorismo.

No dia seguinte, a blogueira e palestrante Lucila Zahran Turqueto, do portal Casa da Valentina e o administrador e também fundador e CEO da Viva Decora Diego Simon, falam com maestria sobre a “influência do digital no design”.

Expositores

 

Os apaixonados por novidades poderão ver de perto os lançamentos em mobiliário, acessórios, iluminação, tecidos, objetos de design e decorativos, arte contemporânea. Dos mais de 60 expositores confirmados para esta edição da Paralela Design entre eles, Carol Gay, Paulo Alves, Cosi Home, Cristais Cá d’Or, Glass11, Yankatu, Qubo, e muitos outros nomes que fomentam a cena.

 

Confira os expositores que estarão presentes na Paralela Design:

feira-paralela-design-2018-expositores-1

feira-paralela-design-2018-expositores-2

feira-paralela-design-2018-expositores-3

feira-paralela-design-2018-expositores-4

Outros destaques

 

Se você ama ler, não pode deixar de visitar o espaço preparado pela 33ª Paralela Design para receber os principais títulos de arquitetura, arte, design, ensaios, cinema e literatura da Editora Olhares, considerada a editora brasileira mais ativa na publicação de livros sobre design de produtos e a Ubu Editora, editora brasileira independente com foco em textos e criações artísticas relevantes para o debate contemporâneo.

Quando a fome bater, é possível encontrar pela feira Food Trucks com variedades de comidinhas deliciosas e não pode deixar de visitar o famoso Café da Bienal, um espaço de encontro com wifi e cardápio centrado em sanduíches, salgados, sucos e saladas como opção para quem prefere o estilo de alimentação orgânica. O espaço também é conhecido por abrigar uma coleção completa dos cartazes das 32 edições da Bienal de São Paulo e informações sobre cada uma das edições.

Se você, assim como nós, não gosta de perder nenhum detalhe, aqui vão algumas dicas: Faça seu credenciamento antecipado pelo site da feira, use roupas confortáveis, chegue cedo ao local, beba bastante água, retire na entrada o mapa da feira e anote os estandes de sua preferência e bom passeio!

Fique atento às intervenções que podem acontecer em alguns dos estantes na feira a qualquer momento e aproveite para conversar, tirar dúvidas – e tietar! – com os designers presentes e divirta-se!

Aproveite para conhecer os arredores

 

Depois de visitar toda a 33ª Paralela Design, se ainda sobrar fôlego, é possível visitar dois lugares muito importantes que também fazem parte do Parque do Ibirapuera: O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e a Oca do Ibirapuera.

O acervo poderoso do MAM conta com mais de 5.000 obras expostas em duas salas: a maior normalmente traz exposições temporárias com peças vindas também de outras coleções e a sala menor, apresenta mostras com recortes do acervo institucional. O museu é referência em arte e educação e programações específicas para toda a família. Do lado de fora do prédio, existe também o Jardim das Esculturas, que abriga 30 trabalhos de Amelia Toledo, Amilcar de Castro e Denise Millan.

Já o edifício da Oca é um espaço expositivo com mais de 10mil m² dentro do Parque Ibirapuera. Também criado por Oscar Niemeyer, sempre foi enfatizado como o elemento de maior importância arquitetônica e plástica para o parque. O espaço já abrigou muitas exposições e apresentou diversas obras de artistas famosos, como por exemplo, exposição de Picasso. O prédio já abrigou o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore e desde 2017 faz parte dos edifícios históricos do Museu da Cidade.

Após visitar a 33ª Paralela Design, procure um local arejado e fresco para descansar. O Parque do Ibirapuera possui lugares incríveis para quem gosta de passeios ao ar livre: os lagos do Ibirapuera, o monumento Pedro Alvares Cabral, Obelisco, a Marquise do Ibirapuera e o Planetário são algumas das opções disponíveis para tornar seu passeio ainda mais agradável. Informe-se sobre a programação e aproveite!

Como chegar: O acesso à 33ª Paralela Design é feito pela Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo. Se preferir ir de metrô, a feira está a 3 km da estação de metrô Ana Rosa e/ou Vila Mariana.