5 Pós Graduações Para Seguir em Arquitetura e Urbanismo Depois de Formado

Continuar se especializando mesmo depois de ter o diploma de graduação é essencial para se manter bem no mercado

O mercado de Arquitetura e Urbanismo continua bem aquecido no Brasil. Em 2019, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram contratados 1.833 profissionais da área com diploma de ensino superior, divididos em Arquiteto de Patrimônio, Arquiteto Urbanista, Arquiteto de Edificações, Arquiteto de Interiores e Arquiteto Paisagista.

Entretanto, é um mercado bem disputado com muitos profissionais de qualidade atuando nele. Segundo o Censo da Educação Superior de 2018 (data do levantamento mais recente) realizado pelo Inep, ele é o 14º colocado no número de matriculados com 161 mil estudantes (atrás de cursos como Direito, Pedagogia e Medicina, a frente de Engenharia Mecânica, Veterinária e Odontologia).

5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado

1. 5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado – Fonte: Viva Decora

O que fazer? Continuar estudando e se especializando no mercado. Por isso, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de vagas e bolsas de estudo no ensino superior, listamos aqui 5 pós graduações para quem é da área fazer após formado. Assim, seu currículo será visto de maneira bem mais satisfatória no mercado. Confira!

Restauração de Arquitetura

Com muitos anos de civilização passados, temos diversas construções arquitetônicas com imenso valor cultural, histórico e estético. Com o passar do tempo, mais monumentos trarão um valor cada vez mais impossível de mensurar e, por isso, trabalhar com restauração arquitetônica se torna mais importante.

Dentro da pós de Restauração de Arquitetura, o aluno se familiarizar com a pesquisa histórica de obras restauradas e como realizar a reinserção dela ao meio urbano, ou com a troca do uso, trazendo um acréscimo cultura, ou da importância econômica que um processo desse traz para a sociedade ao entorno. 

5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado

2. 5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado – Fonte: Viva Decora

Arquitetura Comercial

Não são só espaços residenciais que precisam de trabalho arquitetônico. A aparência e usabilidade de prédios comerciais também é de extrema importância, sendo esse enfoque um dos mais procurados dentro do mercado de trabalho.

Dentro do curso, o profissional aprenderá como lidar com ambientes comerciais, contemplar as principais questões envolvidas em projetos arquitetônicos desse tipo utilizando ferramentas fundamentais para a remodelação desses espaços. 

Paisagismo e Iluminação

Através do curso, o profissional será capaz de realizar projetos arquitetônicos com foco no paisagismo, utilizando a iluminação como principal forma de repensar os ambientes em que trabalhará. Isso vale tanto para espaços residenciais, quanto comerciais, corporativos e de serviço.

Também podem trabalhar no poder público, planejando projetos de iluminação para aumentar a segurança do espaço que todos utilizam. 

5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado

3. 5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado – Fonte: Viva Decora

Gestão de Projetos em Arquitetura

Pensando em quem quer assumir uma posição de liderança, o curso de Gestão de Projetos em Arquitetura pode ser uma boa pedida. O estudante irá se preparar para conseguir desenvolver e gerenciar projetos completos de edificações, visando a integração das etapas que o compõe.

Também aprenderá como liderar outros profissionais, alocando cada um de acordo com sua principal habilidade para a obtenção do resultado final desejado ao fim do projeto. 

Arquitetura Hospitalar

Um dos ramos  em que o arquiteto formado pode atuar é o hospitalar, com o planejamento arquitetônico de hospitais, clínicas e postos de saúde. É um ramo bem complexo, com a exigência de diversos conhecimentos específicos e multidisciplinares.

É necessário entender as aplicações de tecnologias que possibilitem que os alunos conhecer, acessar, compreender e desenvolver habilidades específicas da área. Aqui, a usabilidade é bem importante já que vai lidar com pacientes e é bem importante que o prédio seja bem acessível para um número elevado de pessoas.

5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado

4. 5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado – Fonte: Viva Decora

Como realizar pós graduação em Arquitetura e Urbanismo?

Existem programas do governo para a realização de pós graduação, como o Capes, CNPQ e a Fapesp, mas eles são focados no stricto sensu, ou seja, voltados para a pesquisa e o ensino, como mestrado e doutorado. Além deles, existe o Fies que também pode financiar a pós, assim como faz com cursos da graduação.

Também existem programas privados de financiamento e concessão de bolsas de estudo para a pós graduação, com redução nas mensalidades que pode chegar até 75%.

E você? Qual especialização você imagina fazer? Existe alguma outra que seria o seu foco? Conta para a gente nos comentários. 

5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado

5. 5 pós graduações para seguir em Arquitetura e Urbanismo depois de formado – Fonte: Viva Decora