Cronograma de Obra de Interiores: Etapas que Não Podem Faltar

Não importa o tamanho ou a complexidade da sua obra. O fato é que dedicar tempo à etapa de planejamento é fundamental para garantir a satisfação do cliente ao final de todo o processo. E para isso, o cronograma da obra de interiores é fundamental.

Vivemos hoje em tempos de imediatismo: temos acesso à informação e a produtos e serviços na palma das nossas mãos o tempo todo. Nesse sentido, a ansiedade da espera para a conclusão de uma obra pode causar estresse e frustração – especialmente quando as expectativas não são correspondidas. 

É por isso que o controle de prazos é uma das variáveis mais importantes para garantir o bom relacionamento entre o profissional e o cliente. Para te ajudar nessa difícil tarefa, separamos hoje as melhores dicas para você montar um cronograma da obra de interiores infalível.

O controle de prazos é uma das variáveis mais importantes para garantir o bom relacionamento entre o profissional e o cliente. Fonte: Pinterest

1. O controle de prazos é uma das variáveis mais importantes para garantir o bom relacionamento entre o profissional e o cliente. Fonte: Pinterest

A importância do planejamento 

O planejamento da obra é uma das etapas mais importantes de todo o processo construtivo, e por isso merece a sua atenção. Esta etapa do processo vai servir de base para a execução do projeto, e por isso deve ser pensada com bastante cautela!

Sendo assim, a etapa de planejamento envolve não só a organização dos prazos e das atividades em um cronograma da obra de interiores, mas também a elaboração do orçamento da obra

Dedicar tempo à etapa de planejamento é o que irá ajudar a evitar problemas como a falta de recursos financeiros, ausência de material no canteiro de obras e erros de projeto. Além disso, é por meio da etapa de planejamento que você e a sua equipe de obras serão capazes de antever possíveis imprevistos, desenhando soluções e correções de rota cabíveis. 

Todo esse planejamento permite que você seja capaz de contornar qualquer possível imprevisto de modo a manter o cronograma da obra de interiores, evitando qualquer atraso.

Cronograma da obra de interiores

Agora que você já entendeu por que precisa dedicar tempo à etapa de planejamento da obra, é hora de falarmos sobre o cronograma da obra.

Essa ferramenta é fundamental para o sucesso da obra! Afinal, é por meio do cronograma da obra de interiores que você será capaz de organizar as tarefas da obra em uma sequência lógica de execução, identificando os prazos, os materiais, ferramentas e profissionais responsáveis por cada uma das etapas da obra.

A grande sacada para garantir o sucesso do cronograma é contar com prazos realistas. Para isso, é importante contar com o auxílio de mão de obra especializada.

Outra dica importante é sempre incluir uma margem de erro nas suas estimativas.

Lembre-se: é melhor para o seu relacionamento com o cliente que você entregue a obra com antecedência, do que com atraso.

A grande sacada para garantir o sucesso do cronograma é contar com prazos realistas. Fonte: Pinterest

2. A grande sacada para garantir o sucesso do cronograma é contar com prazos realistas. Fonte: Pinterest

As etapas que não podem faltar no cronograma

É claro que cada projeto tem um nível de complexidade diferente e, como consequência, o tempo para elaboração e execução da obra também pode variar bastante.

No entanto, quando o assunto é reforma de interiores, existem algumas etapas que não podem faltar no seu cronograma da obra de interiores. Você confere quais são elas a seguir! 

Proteção 

Antes de colocar a mão na massa, é importante proteger os itens que serão mantidos do imóvel durante o processo de obra para garantir a sua integridade. Para tanto, é importante contar com papelão, lona, plástico bolha e fita adesiva!

Ainda que esses materiais sejam fáceis de serem encontrados em qualquer loja de material de construção, é importante incluir essa etapa no cronograma da obra de interiores. 

Demolição

Aqui me refiro a todo aquele “quebra-quebra”. A etapa de demolição é a etapa de maior sujeira e bagunça no canteiro de obras.

É neste momento que serão feitas as retiradas de piso e revestimentos antigos, os recortes para mudança de pontos de elétrica e hidráulica, demolição de paredes, entre outras atividades. 

Uma boa dica é identificar previamente as ferramentas que serão utilizadas na etapa de demolição, assim você evita imprevistos e ainda garante a segurança dos seus colaboradores de obra. Afinal, a maioria dos acidentes que ocorrem no canteiro de obras são provenientes de improvisos no uso de ferramentas e materiais. 

Para evitar qualquer atraso, certifique-se de que todo o material e a mão de obra necessários estarão disponíveis na data prevista para o início da etapa de demolição.

Identifique previamente as ferramentas que serão utilizadas na etapa de demolição. Fonte: Pinterest

3. Identifique previamente as ferramentas que serão utilizadas na etapa de demolição. Fonte: Pinterest

Instalações elétricas e hidráulicas

É comum em reformas a necessidade de refazer ou relocar pontos de elétrica e hidráulica. Às vezes, essas mudanças exigem demolição, e por isso acontecem na etapa anterior.

No entanto, é importante incluir no seu cronograma da obra de interiores a passagem de fiação para a iluminação e também a instalação da infraestrutura para ar condicionado. 

Gesso

Agora que a sua infraestrutura está pronta, é hora de colocar o gesso (caso seja essa a especificação do projeto). Essa etapa deve ocorrer antes dos acabamentos, assim você evita possíveis danos aos materiais de acabamento da obra – como pisos e revestimentos. 

Todo este cuidado é fundamental, pois os materiais de acabamento representam parte significativa do orçamento da obra. Neste sentido, qualquer acidente pode custar caro para o cliente!

Pintura da primeira demão

A pintura é uma das melhores formas de mudar um ambiente gastando pouco!

Depois da etapa de gesso é hora da primeira demão de pintura. Aqui devem ser incluídas paredes e também portas novas. Não se esqueça de incluir no seu cronograma da obra de interiores tempo para a secagem. 

Acabamentos

Agora chegou a hora de instalação dos revestimentos. Novamente, é importante ressaltar a importância necessária no cuidado do manuseio e aplicação desses materiais, evitando desperdícios. 

Uma boa dica aqui é comprar uma pequena quantidade extra dos revestimentos utilizados para o caso de manutenções futuras. Às vezes as peças utilizadas podem ser edição limitada, o que impossibilita a compra do mesmo revestimento no futuro. 

Outro ponto importante a ser considerado, é a organização das datas de entrega dos materiais no canteiro de obras. Como são materiais delicados, é importante planejar o cronograma da obra de interiores de forma que os materiais não cheguem no canteiro muito tempo antes da data na qual serão utilizados. 

Aproveite também para instalar as luminárias, tomadas e interruptores!

Procure comprar uma pequena quantidade extra dos revestimentos utilizados para o caso de manutenções futuras. Fonte: Pinterest

4. Procure comprar uma pequena quantidade extra dos revestimentos utilizados para o caso de manutenções futuras. Fonte: Pinterest

Marcenaria

Não tem como fugir da sujeira! Por isso, antes da instalação da marcenaria e espelhos, é interessante realizar uma faxina no ambiente. Isso transmite não só o cuidado e preocupação com o cliente, mas também garante que os serviços sejam entregues com a qualidade esperada pelo cliente. 

A esta altura o seu cliente já deve estar extremamente ansioso para ver o resultado final da obra. Por isso, a próxima etapa é a instalação da marcenaria e de outros itens planejados.

Como a instalação desses itens pode resultar em danos na pintura, o ideal é que você inclua no seu cronograma da obra de interiores tempo para a última demão de pintura logo após a instalação dessas peças. 

Limpeza final e entrega dos móveis e eletrodomésticos

Tudo isso feito, é hora de preparar o ambiente para receber os móveis e eletrodomésticos. Por isso, é fundamental realizar mais uma etapa de limpeza. Isso é o que irá garantir que todos os móveis e eletrodomésticos sejam instalados, sem risco de danificar qualquer produto. 

Montagem e Produção 

Agora é a hora de encantar o seu cliente com o resultado final! É nesta etapa do cronograma da obra de interiores que você deve colocar todos os itens nos seus respectivos lugares, conforme especificado no projeto. 

Isso inclui não só os móveis, mas também objetos de decoração como vasos, quadros, flores, livros e demais objetos que trazem aquele toque único e especial para o ambiente! 

Nem todas as reformas irão utilizar todas essas etapas no cronograma da obra de interiores. No entanto, vale lembrar que alguns cuidados são necessários independentemente do nível de complexidade do projeto.

Isso inclui não só a definição de prazos realistas, mas também o planejamento das etapas de obra em uma sequência lógica e, claro, a organização da logística e entrega de materiais no canteiro de obras. Tudo isso ajuda a evitar imprevistos e custos extras na hora de reformar! 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras.