4 Motivos Para Utilizar Um Software de Gestão Nas Suas Obras

Fazer a gestão de uma obra é sempre um grande desafio. As variáveis a serem consideradas são muitas, e por isso cada vez mais as empresas adotam ferramentas tecnológicas como os softwares de gestão de obras no seu dia-a-dia.

Ter as suas planilhas organizadas, o planejamento das atividades da obra, o controle de custos, e os documentos importantes da obra em um só lugar de fácil acesso é o sonho de qualquer gestor…e a tecnologia pode te ajudar com tudo isso!

Além de serem uma ótima forma de automatizar processos internos e otimizar o tempo dos seus colaboradores, o uso de um software pode ser o grande diferencial tanto nas etapas de planejamento, quanto na execução e desenvolvimento de uma rotina sustentável de obra. 

Do lado da empresa, utilizar um software para realizar a gestão financeira empresarial ajuda no controle dos custos administrativos da empresa, no controle de receitas e consolidação de resultado, na rentabilidade, controle de contas a pagar e receber, e muito mais!

A seguir você confere os 4 principais motivos para utilizar a tecnologia na gestão dos seus projetos e obras!

Software de gestão: imagem de projeto 3D de ambiente.

1. Software de gestão: imagem de projeto 3D de ambiente.

A importância da tecnologia

Se você é um profissional da construção civil, então já sabe que as tecnologias estão invadindo o dia-a-dia do setor! Desde o uso de softwares capazes de criar projetos em 3D ultrarrealistas, até o uso de tecnologias BIM, o uso de tecnologias permeiam cada vez mais a rotina dos profissionais. 

As tecnologias tornaram mais fácil coletar e processar as informações de uma obra – desde a sua etapa de planejamento, até o controle de execução e o pós obra. E como consequência, as atividades relacionadas à gestão da obra alcançaram outro patamar. 

Não existe mais espaço para “achismos” e intuição. Para entregar uma obra dentro dos prazos e limites estipulados pelo cliente, é preciso contar com métricas de desempenho capazes de auxiliar na gestão de riscos e falhas. Afinal, não se gerencia o que não se mede! 

Mas como fazer o controle assertivo dessas variáveis? Por meio do uso de um software de gestão de obras! A seguir você confere os principais benefícios de usar a tecnologia como sua aliada!

1. Mais economia e lucratividade

Quando o assunto são obras e reformas, a economia tem a ver com a capacidade de fazer uma boa execução do planejamento da obra, fugindo dos desvios de rota e imprevistos. Afinal, tempo é dinheiro! 

Imagine a seguinte situação: você chega na obra e vê que a instalação do revestimento do banheiro não seguiu a paginação definida. Isso quer dizer que, para garantir a qualidade e resultados prometidos para o cliente, a sua equipe de obra deverá retirar os revestimentos e fazer a sua instalação novamente. 

Esse tipo de erro pode parecer inofensivo, mas tem impacto sobre o projeto como um todo. Isso porque será necessário empregar mais tempo do que o planejado nessa tarefa, o que significa mais custos com mão de obra, desperdícios e custos extras para o projeto. E como você sabe, alguém deverá arcar com esses custos!

A verdade é que a economia e a lucratividade do projeto estão diretamente relacionadas a uma gestão bem feita. E quando utilizamos um software de gestão de obras, fica mais fácil centralizar e compartilhar as informações com todos os colaboradores de obra, o que tende a reduzir as chances de erros e retrabalhos no canteiro.

Afinal, sem o acompanhamento e controle da execução das atividades no canteiro de obras, é praticamente impossível garantir que o projeto será entregue de acordo com aquilo que foi planejado.

Software de gestão: arquitetos trabalhando juntos sobre mesa no escritório.

2. Software de gestão: arquitetos trabalhando juntos sobre mesa no escritório.

2. Mais agilidade

Um dos grandes benefícios de contar com um software de gestão de obras é a economia de tempo. O uso da tecnologia confere mais agilidade às atividades que integram o dia-a-dia dos profissionais da construção civil.

Um bom exemplo é a possibilidade de criar um banco de dados com os insumos que você costuma utilizar nos projetos, tabelas de composição, e até fornecedores. Isso permite que você elimine o uso de ferramentas paralelas, como as planilhas de excel, e concentre todas as informações da obra e da empresa em um só local. 

Sendo assim, o uso de softwares de gestão de obras é uma ótima forma de evitar ruídos de informação e integrar as áreas da empresa, pois permite o compartilhamento e atualização de informações em tempo real. Tudo isso garante processos internos mais precisos e confiáveis!

3. Tomada de decisão

Com todas as informações da obra e da empresa reunidas em um só lugar, fica mais fácil tomar decisões mais assertivas quando for necessário, tanto no âmbito da obra quanto da empresa.

Por meio de relatórios completos de obra é possível compartilhar com o cliente a evolução da obra semana a semana, o que ajuda a manter uma relação de transparência e confiança entre o profissional e o cliente.

Isso porque esses relatórios mostram a evolução da obra, e indicam os desvios entre o orçamento e o custo real da obra, assim como os desvios de prazo. Esse controle permite a identificação de possíveis desvios de rota com antecedência, o que contribui para diminuição de riscos.

No que diz respeito ao controle da empresa, o uso de painéis gráficos permite que seja feita a análise financeira da empresa na sua situação atual e também uma visão além do curto prazo.

Ter acesso a essas informações é fundamental para identificar dados importantes, como o custo por cada obra, quais projetos trazem maior lucro pra empresa, controle de contas a pagar e receber, e muito mais!

Software de gestão: materiais e plantas utilizados no desenvolvimento de projeto sobre mesa do escritório.

3. Software de gestão: materiais e plantas utilizados no desenvolvimento de projeto sobre mesa do escritório.

4. Alto Retorno Sobre o Investimento

Por fim, mas certamente não menos importante, um dos maiores benefícios em investir no uso de softwares de gestão de obras na sua empresa é o alto retorno sobre o investimento.

Essas ferramentas são responsáveis não só por facilitar a realização de tarefas do dia-a-dia, mas também para que seja possível analisar de forma aprofundada os resultados do seu negócio. Por que isso é importante?

Porque com base em dados e informações sobre a forma como você executa o seu serviço, é possível identificar pontos de melhorias e novas oportunidades. Isso contribui diretamente para um planejamento estratégico das ações da empresa.

Tudo isso ajuda a conquistar mais clientes, e claro, melhora os resultados do seu negócio. Afinal, utilizando a tecnologia dos softwares de gestão de obra você será capaz de gerir e entregar obras cada vez melhores.

Ainda não possui nenhuma solução tecnológica para te ajudar com as atividades do dia a dia da obra? Então conheça o VEJA OBRA, o software de gestão de projetos completo!

Este artigo foi escrito pela equipe do VEJA OBRA.